ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

São Gabriel acrescenta novos exemplares selecionados para a Morfologia Expointer

05 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 05 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

A Morfologia Passaporte de São Gabriel/RS, organizada pelo Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos (NGCCC), após 15 anos voltou a integrar a agenda da raça Crioula entre os dias 3 e 5 de junho, retornando com qualidade e quantidade de uma exposição que garantiu número para ser classificada com o nível B. O evento, realizado no Parque de Exposições Assis Brasil de São Gabriel, contou com 80 animais admitidos na mostra oficial em busca dos oito passaportes entregues direto à Morfologia Expointer.

 

O jurado da Exposição, André Luz Narciso da Rosa, destacou a qualidade de potrancas em pista, apontando como Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça a potranca menor, GAP Negrita. "Uma égua muito feminina, excelente comprimento e muita qualidade de seus aprumos anteriores", destacou sobre a fêmea premiada na ponta do grande campeonato. Negrita é sangue de Charque Almirante na mãe Estampa Negra de São Pedro, cria e propriedade da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana/RS.

 

Na categoria dos Machos, o título de Grande Campeão ficou também entre os exemplares mais jovens. Escarapela entregue ao potranco menor Quartzo da Taimã, um filho de Sedutor Tupambaé e Heureca da Taimã, ressaltando a qualidade morfológica do vencedor: "Um cavalo que encanta pelas suas linhas, fez grandes apresentações montado, andaduras consistentes, de muito bom gabarito", disse o jurado, ao comentar o desempenho do cavalo criado e exposto pela Cabanha Taimã, de Santa Rosa/RS. 

 

 

O presidente do Núcleo Gabrielense, Renato Gonçalves, traduz bem a sensação de retornar ao calendário com uma mostra tão expressiva para a entidade e para o município. “É uma grande satisfação para o nosso núcleo receber esse Passaporte. Queremos agradecer a ABCCC por ter nos concedido essa missão (...) a também queria dizer que a nossa cidade fica feliz de receber todos os amigos”, comenta o presidente, lembrando que São Gabriel tem uma localização privilegiada, próxima ao centro do Estado, o que proporcionou a possibilidade de receber participantes de várias regiões. Trabalho e parceria que também foram destacados pelo vice-presidente de Exposições e Provas Funcionais da ABCCC, Eduardo Móglia Suñe: “Vendo um belíssimo trabalho do Núcleo, do Renato (presidente) e da sua diretoria. Um Passaporte de muita quantidade e qualidade, daqui com certeza sairão animais muito competitivos na Expointer”, comentou durante sua presença na exposição. 

 

Além do julgamento oficial da Exposição Passaporte, a programação do NGCCC também contou com uma exposição incentivo e uma concentração de machos, somando um número superior a 100 animais presentes no parque. A supervisão técnica do evento esteve a cargo de Jaime Fagundes Bica de Freitas. 

 

Confira o resultado:

 

FÊMEAS