Logo -
sombra

Morfologia Passaporte da raça Crioula será atração em Cuiabá, no Mato Grosso

01 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 01 DE JUNHO DE 2022 | Redator: AgroEffective | ABCCC

A capital de Mato Grosso recebe no primeiro final de semana de junho uma Exposição  Passaporte que habilita animais para a Morfologia Expointer 2022. A seleção no Centro-Oeste do país ocorre durante tradicional evento de diversas raças de equinos de Cuiabá, a 9ª Semana do Cavalo. Além da avaliação morfológica, uma prova de Ranch Sorting será realizada na programação da raça. 

 

A estimativa do Núcleo Mato-grossense de Criadores de Cavalos Crioulos, responsável pela organização da agenda, é de que entrem em pista 40 cavalos, entre machos e fêmeas. Também serão avaliados animais na categoria incentivo. O presidente do núcleo, Alexandro Panosso, diz ter recebido confirmação da presença de criadores dos estados vizinhos de Mato Grosso do Sul e de Goiás. “Mas o foco de nossa competição deve ficar mesmo com os de Mato Grosso”, garante.

 

Quem vai avaliar as principais características morfológicas no local é o jurado Telmo de Oliveira Peixoto. Natural da cidade de Júlio de Castilhos (RS), é um dos proprietários da Cabanha Tarumã e faz parte do time de jurados da ABCCC desde 2011, também marcou presença entre os jurados da final do Freio de Ouro do ano passado.

 

Confira a programação:

3 de junho de 2022 (sexta-feira) 

14h - Concentração de Machos

15h - Admissão animais

 

4 de junho de 2022 (sábado)

8h - Início Julgamento Categoria Incentivo

9h - Início Julgamento Morfologia Passaporte

14h - Continuação Julgamento Morfologia Passaporte (Grandes Campeonatos)

 

5 de junho de 2022 (domingo)

8h - Ranch Sorting