Logo -
sombra

Primeira Morfologia Passaporte de Goiás leva mais oito animais à final da Expointer

28 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 30 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Sob o sol e o céu azul do cerrado, reluziram os pelos dos 44 Cavalos Crioulos que foram admitidos pelo técnico Heitor Cheuiche Coelho na 1ª Exposição Morfológica Passaporte realizada em Goiânia/GO, sob a organização do Núcleo Goiano de Criadores de Cavalos Crioulos. Após dois dias de demonstração das suas qualidades raciais na pista do Parque de Exposições da capital goiana, os exemplares, majoritariamente oriundos da região de expansão da Raça, foram finalmente posicionados na mais importante fila deste evento: a dos passaporteados à Morfologia Expointer. Os oito animais melhor avaliados pelo jurado Thiago Andreolla Persici garantiram seu espaço na grande final morfológica do Cavalo Crioulo.

De maneira geral, o jurado considera que houve paridade de qualidade entre fêmeas e machos nesta Exposição, tornando apertada a decisão do Melhor Exemplar da Raça, quando os Grandes Campeões de cada categoria se enfrentam. Destacaram-se na competição os animais mais jovens, fenômeno que vem ocorrendo com frequência nas competições do ciclo e que é uma demonstração da evolução da raça. 

Em uma fila composta por animais do Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná, a Campeã Égua Menor Melosa do Rosal foi quem ponteou a ordenação da categoria Fêmeas. De pelagem colorada, Melosa foi preferida pelo jurado por mostrar-se “um animal de uma composição impecável e uma égua que, na sua composição, denota equilíbrio, feminilidade e bastante pureza racial”. Para ele, Melosa do Rosal vinha com uma apresentação muito boa desde a sua primeira exibição em pista, executando as três andaduras. Acresentando mais às suas características, Thiago Persici colocou-a como “uma colorada douradilha sem excessos, sem faltas, com boa distribuição, uma linha superior sem nenhum acúmulo e bem demarcada, boa musculosidade e um pescoço extremamente limpo”, qualidades que acabaram coroando-a também como Melhor Exemplar da Raça. Filha de Basco Vale Quatro com Ponta Fina Minasuerte, a égua é o RP 105 da Fazenda Rosal do Cruzeiro, de Palmas/PR.

Na categoria Machos, indicado pelo jurado como um cavalo racialmente muito correto, o Grande Campeão foi o Potranco Menor Índio Mouro do Fundo da Serra. As considerações do jurado sobre o exemplar foram de que ele é “um potrilho de tronco consistente, de muito boa costela, linha superior correta com boa e alta musculatura, um bom nível de aprumos e cabeça extremamente expressiva”. O andar e a preparação do animal foram pontos positivos da sua performance em pista, segundo Thiago Persici: “Caminhou muito bem, e todas as vezes que ele parou no centro da pista, foi com imponência. Por essa qualidade, vivacidade e correção da apresentação, ele foi agraciado com o Grande Campeonato”, declarou o jurado. Índio Mouro, filho de JLS Hermoso e Estancieira do Fundo da Serra, é o RP 46 da Cabanha Fundo da Serra, de São Joaquim/SC. 

Tudo para ser um sucesso

Promovendo seu primeiro evento oficial pouco antes de o mundo “parar” por conta da pandemia de coronavírus, foi somente agora, no ciclo de 2022, que o Núcleo Goiano de Criadores de Cavalos Crioulos teve a chance de realizar a sua aguardada Morfologia Passaporte. Presidente do NGOCCC, que foi inaugurado há apenas 5 anos, Victor Barbosa Penner tem altas expectativas em relação ao núcleo: “É um núcleo novo, mas que vem crescendo fortemente. Depois da segurada que a pandemia deu, estamos voltando com força total, com sócios novos investindo em animais de qualidade. Acho que o Núcleo de Goiás tem tudo para ser um núcleo de sucesso na Raça”, conta. 

O Passaporte deste final de semana foi uma boa demonstração desta prosperidade que se espera para o futuro: o evento foi capaz de integrar crioulistas de diversos estados do Brasil e contou com a participação da ABCCC em diversas frentes, tendo o apoio do expansionista lotado em Goiânia Bruno Pereira Marques antes, durante e depois do evento, assim como a presença da Diretoria, representada pelo Vice-Presidente de Núcleos e Expansão, Fellipe Boratto, ao longo de toda a programação. Empenhado em investir no seu crescimento, o NGOCCC recentemente criou uma página no Instagram para ampliar a divulgação dos seus eventos e outras programações. Siga lá: @nucleocavaloscrioulosgoias.

 

Confira o resultado:

 

FÊMEAS

 

Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã e Campeã Égua Menor

MELOSA DO ROSAL, RP 105, B549215, NMGC 7, 29/06/2018, F Colorada, por BASCO VALE QUATRO (B405482) e PONTA FINA MINASUERTE (B244600)
Criador:SADY MARCONDES LOUREIRO NETO
Expositor: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO
Estabelecimento: FAZENDA ROSAL DO CRUZEIRO, Palmas - PR

 

Reservada Grande Campeã e Campeã Potranca Menor

DAVINA DE QUARACI, RP 217, B590170, NMGC 7, 16/09/2019, F Colorada Bragada, por RZ SANGUINÁRIO DA CARAPUÇA (B239576) e JI MILONGUERA (B418025)
Criador:ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES
Expositor: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES
Estabelecimento: CABANHA QUARACI, Santa Cruz Do Sul - RS

 

Terceira Melhor Fêmea e Reservada Campeã Potranca Menor

ZINGARA DA ESTRELA REAL, RP 89, B577045, NMGC 7, 03/11/2019, F Oveira Colorada, por KT AMANHECER (B438313) e UMA FERA DA BOA VISTA (B430262)
Criador:THIAGO E MARCELO HERNANDEZ
Expositor: LUIS CARLOS KOCZKODAY
Estabelecimento: CABANHA CRIOULOS DE LOS BUENOS, São Francisco De Paula - RS

 

Quarta Melhor Fêmea e Reservada Campeã Égua Menor

GAMELEIRA FLOR DE LIZ, RP 22, B556111, NMGC 8, 28/11/2018, F Colorada Bragada Salina, por ALFERES DO ORELHANO (B443147) e LAGOA DAS FLORES DA CAROVY (B173096)
Criador:VICTOR BARBOSA PENNER
Expositor: VICTOR BARBOSA PENNER
Estabelecimento: CABANHA GAMELEIRA, Goiânia - GO

 

MACHOS

 

Grande Campeão e Campeão Potranco Menor

INDIO MOURO DO FUNDO DA SERRA, RP 46, B577350, NMGC 7, 10/11/2019, M Moura, por JLS HERMOSO (B173417) e ESTANCIEIRA DO FUNDO DA SERRA (B501275)
Criador:CRISTIANO SOUZA DA ROSA
Expositor: CRISTIANO SOUZA DA ROSA
Estabelecimento: CABANHA FUNDO DA SERRA, São Joaquim - SC

 

Reservado Grande Campeão e Reservado Campeão Potranco Menor

PERGAMINHO DO RIBEIRÃO BONITO, RP 362, B588739, NMGC 7, 02/08/2019, M Colorada Salgo, por KING DO RIBEIRÃO BONITO (B451662) e JAMAICA DO RIBEIRÃO BONITO (B425710)
Criador:ARISON JUNG
Expositor: ARISON JUNG
Estabelecimento: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, Guarapuava - PR

 

Terceiro Melhor Macho e Campeão Cavalo Adulto

BASCO UBICADO, RP 372, B382928, NMGC 4, 14/09/2011, M Gateada, por BT HARMÔNICO (B115120) e BT VIOLETA II (B261480)
Criador:MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
Expositor: JOÃO ADRIANO DA SILVA
Estabelecimento: CABANHA DOS COQUEIROS, Professor Jamil - GO

 

Quarto Melhor Macho e Terceiro Melhor Potranco Menor

CAMPEIRO 11 DA TERRA CATARINA, RP 11, B576912, NMGC 6, 26/02/2020, M Colorada Douradilha, por BASCO VENENO (B409696) e IMPERATRIZ DO RECANTO CRIOULO (B255632)
Criador:ALEXSANDER LIMAS
Expositor: ALEXSANDER LIMAS
Estabelecimento: CABANHA TERRA CATARINA, Rio Negrinho - SC