Logo -
sombra

Etapas funcionais atualizam o ranking parcial da Classificatória Gaúcha Sul

20 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Em um dia de alta amplitude térmica no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, que levou ginetes e animais a enfrentarem frio e neblina durante a manhã e o "efeito cebola", vestindo e despindo casacos ao longo da tarde, os 61 animais admitidos na Classificatória ao Freio de Ouro Gaúcha Sul mostraram suas habilidades na primeira prova funcional da seletiva. As arquibancadas do Cavalo Crioulo, cada vez mais ocupadas após sua reabertura ao público em geral, receberam hoje uma plateia que vibrou pelos 32 competidores na categoria Fêmeas e 29 na categoria Machos que disputaram, nesta sexta, a etapa de Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas. 

>>> Clique aqui para conferir as parciais de ambas as categorias após a etapa de And/Fig/VSP/Esb

Entre as fêmeas, nenhuma baixa, seguindo com as 32 concorrentes da categoria e com uma ponta que se manteve após as placas levantadas hoje. Mascarada Del Candieiro mantém a posição de líder após boa apresentação de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas, alcançando agora 18,303 de média até o momento. A gateada, a segunda mais jovem entre as éguas, é uma filha de JK do Tamboré e Cambona Del Candieiro e atualmente tem como seu proprietário e expositor Guilherme Felippin, Cabanha Corticeira, de Boa Vista do Incra/RS. Produto de criação de Isoel Gotardo Andrighetti (Cabanha Del Candiero), teve todo seu trabalho de iniciação e treinamento feito ‘em família’: domada por Marcos Andrighetti e hoje competindo o seu primeiro ciclo nas provas do Freio de Ouro com o ginete Fernando Andrighetti, ambos filhos do criador. 

Falando no tema família, aqui vem esse quesito com força outra vez. A categoria Machos tem um novo líder: Poncho Viejo Charrua, que assume o topo da parcial com 19,502 após os primeiros testes de funcionalidade da semifinal. Quem acompanha atentamente a modalidade reconhece esse nome. Filho de Macanudo do Itapororó e Centelha Charrua, em momento memorável o cavalo gateado conquistou o Bocal de Ouro em 2021, além de quase subir ao pódio na decisão do mesmo ano, ficando em 5º lugar na Final do Freio de Ouro da temporada passada. Criação e propriedade de João Rouget Perez Wrege, do tradicional criatório de Jaguarão, a Cabanha Os Charruas, o exemplar vem pelo segundo ano consecutivo sob o treinamento e condução de Ricardo Gigena Wrege, ginete e também filho do criador. 

Sábado é dia tradicional de quê? Desafio com o gado. A etapa de Mangueira I ocorre a partir das 8h, enquanto à tarde a programação é na pista de Campo, com início às 14h. O trio que avalia a categoria Fêmeas é composto por André Luiz Narciso Rosa, Gustavo Arhanitsch e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves, enquanto na categoria Machos o julgamento é de Arthur Severo Zago, Leonardo Alberton Ardenghy e Luciano Corrêa Passos. Romeu Koch é o técnico responsável pela supervisão do evento.

Transmissão ao vivo

Quem não puder comparecer ao Parque de Exposições Assis Brasil para torcer das arquibancadas consegue acompanhar todas as provas do conforto de casa através da transmissão ao vivo. A transmissão das atividades terá o comando da apresentadora e jornalista Estela Facchin, com comentários de Daniel Rossato Costa, técnico credenciado à Associação. Para acompanhar, basta acessar o site da ABCCC, o YouTube do Cavalo Crioulo Oficial ou a página do Cavalo Crioulo no Facebook. No Instagram oficial do Cavalo Crioulo, você fica sabendo de todos os detalhes de bastidores e as atualizações das etapas em tempo real. Confira nossos stories!

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

www.youtube.com/cavalocrioulooficial

 

O Freio de Ouro 2022 tem o patrocínio de Supra, Vetnil, Massey Ferguson e Facta Financeira. Conta também com o apoio dos parceiros Oviedo, Mopo, Dima, Canal do Criador e das cabanhas Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora e Estância Tamareira.

 

VEJA O RESTANTE DA PROGRAMAÇÃO: 

21 de maio (sábado)

8h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos

14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos

18h30 - Show com Lisandro Amaral (Restaurante do Cavalo Crioulo) 

22 de maio  (domingo)

8h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final da Classificatória Gaúcha Sul – Categorias Fêmeas/Machos 

*No intervalo da etapa de mangueira: entrega de homenagens especiais 40 anos Freio de Ouro

*Após a entrega de prêmios: Resenha Live Especial Classificatórias (no Restaurante do Cavalo Crioulo)