Logo -
sombra

Seu Miqueco é o homenageado da Marcha Anual da Resistência 2022

16 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 07 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Todos os anos, 750km são percorridos por aqueles que colocam em prova a resistência e a capacidade de recuperação do Cavalo Crioulo, na Marcha Anual de Resistência. Também é aqui que reverenciamos grandes nomes da raça, que deixaram sua história e legado marcados para sempre. Em sua 20ª edição, que acontecerá no município de Quaraí/RS, a Marcha receberá o nome de Marcha Anual de Resistência Miguel Ângelo de Freitas Dariano, uma homenagem especial para o “Seu Miqueco” (in memorian), uma figura muito importante para a modalidade.

 

Nascido e criado em Alegrete/RS, Miguel Ângelo de Freitas Dariano sempre foi um entusiasta da raça e apaixonado pela Marcha, onde escreveu sua história através de toda a dedicação em prol da modalidade. Conhecido e adorado pelos amigos, Seu Miqueco era muito querido por toda a comunidade e foi ele que, representando os crioulistas brasileiros ao lado da delegação da Argentina e Uruguai na década de 80, escreveu e organizou o regulamento da Marcha Internacional de Resistência. Também foi no município da fronteira, em 1981, que Dariano fez parte do grupo de crioulistas responsável pela fundação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete, entidade pela qual ele passou pelo cargo de presidente e compôs outras diretorias nos anos que se seguiram. Ele deixou como legado a Estância Itapororó da Tuna, que segue de propriedade da família, sendo administrada pelos seus filhos. 

 

Sr Miguel Ângelo Dariano, em 2017, quando participou de uma mesa redonda

falando sobre a importância da Marcha na seleção da Raça Crioula



Detalhes da prova e catálogo

As atividades da Marcha começam no dia 19 de maio, com a chegada dos animais, das 9h às 18h, e o início da Concentração Prévia na Estância do Jarau, em Quaraí/RS. Já a largada está marcada para o dia 18 de junho, no Sindicato Rural de Quaraí/RS, onde os participantes seguem com os percursos diários até completar a marca de 750 quilômetros da chegada agendada para o dia 2 de julho. 

 

>>> Clique aqui e confira o catálogo completo da 20ª Marcha Anual de Resistência 

 

>>> Clique aqui e confira a Circular da 20ª Marcha Anual de Resistência 

 

A programação da 20ª Marcha Anual de Resistência e 1ª Marcha de Resistência de Quaraí/RS é uma realização conjunta da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, do Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos e da Prefeitura de Quaraí.