ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Local berço da história da Associação, município de Bagé passaporteia oito exemplares à Expointer

14 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

“Aqui começou e ainda vive a nossa história”. A primeira frase da homenagem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), entregue pelo executivo da Comissão de Provas Funcionais, Eduardo Neto Azevedo ao Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé/RS, sintetiza a importância do município que abrigou a primeira sede na história dos 90 anos de Entidade. Reunidos na Associação Rural de Bagé, entre os dias 12 e 14 de maio, 101 animais foram admitidos para o Passaporte Morfologia 2022. A admissão foi feita pelo técnico Thiago Persici. Além disso, no Campeonato Incentivo, 22 animais foram avaliados.

 

O título de Melhor Exemplar do Passaporte ficou com Basca de La Reina, que também consagrou-se Grande Campeã entre as fêmeas. A Gateada Bragada é criada e exposta por Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana/RS. A égua adulta é filha de Basco Onássis e Basca Princesa. Entre os Machos, Dakota de Quaraci-TE levou o título de Grande Campeão. O colorado foi exposto e é criação de Rosalie Tavares Negrini Jones, Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul/RS, e é filho de Equador de Santa Edwiges e Balisa III do Itapororó.

 

O julgamento ficou por conta de Ciro Manoel Canto de Freitas. Ele ressalta a grande qualidade e o nível excepcional, com destaque para a mostra de éguas de campo “que eu acho importantíssimo nos criatórios, que é a base de tudo, a fábrica de campeões está ali e geralmente essas éguas não vem e a Exposição de Bagé  é um exemplo de muitos anos, mas como esse não sei se já tinha tido”. O jurado ressalta a qualidade das fêmeas e dos demais animais a galpão, “já que são animais completos e muito bem preparados”. 

 

O Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, Fausto Bettanzo da Costa, lembra do número elevado de inscritos na Exposição Passaporte e do comprometimento do quadro social, que garantiu esse esforço de valorizar o evento. Além disso, o presidente lembra de outro evento forte da região, o próximo Tempranito, que irá distribuir R$140 mil em prêmios e recorda que o grande campeão do Passaporte foi o campeão do último Tempranito.

 

O Passaporte Morfologia de Bagé contou com cobertura ao vivo através do YouTube, promovida pelo Núcleo organizador, mais uma oportunidade de levar a mais pessoas à Raça Crioula.

 

>>> Reveja aqui a Transmissão Ao Vivo do Passaporte de Bagé/RS

 

Veja o resultado:

 

FÊMEAS

 

Melhor Exemplar do Passaporte, Grande Campeã  (Passaporteada)

BOX 66 BASCA DE LA REINA, RP 1050, B512852, NMGC 5, 06/11/2016, F

Gateada Bragada, por BASCO ONÁSSIS (B243062) e BASCA PRINCESA (B263233)

Criador:MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana- RS