Logo -
sombra

Primeiro Passaporte em São José garante mais oito animais na Morfologia Expointer

12 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 13 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Pela primeira vez no município de São José, localizado no litoral catarinense, mais uma Morfologia Passaporte do ciclo 2022 realizou-se nesta quinta-feira (12), indicando oito novos animais que garantem a sua vaga na grande final morfológica da raça Crioula. Os mais de 60 exemplares marcados participando da competição no CTG Os Praianos, na cidade litorânea de São José, atestam a demanda expressiva que existia por uma seletiva deste porte na região - demanda que o “jovem” Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho dedicou-se a suprir. Sob a supervisão técnica de Romeu Koch, a Morfologia Passaporte foi concluída com sucesso, mas a comunidade crioulista segue reunida no CTG para mais três dias de evento: até domingo, ainda serão realizadas Credenciadoras ao Freio de Ouro, ao Freio do Proprietário e ao Freio Jovem.

Responsável pelo julgamento da Passaporte, o técnico e jurado Cláudio Neto de Azevedo aplaudiu a quantidade e qualidade dos animais apresentados na exposição: “O Núcleo está de parabéns porque tivemos bastantes animais marcados presentes, e o nível dos animais apresentados foi excelente, chamou a atenção”, diz. Cláudio deu destaque para as fêmeas: “São animais de ponta que vão representar muito bem o estado de Santa Catarina na final da Expointer. Foi uma decisão difícil, tivemos muitas potrancas em condições de entrar na pista de Esteio. A gente lamenta que muitas tenham ficado de fora”, conta o jurado.

Não por acaso, quem recebeu o título de Melhor Exemplar da Raça na exposição foi, justamente, uma fêmea: a Grande Campeã e Campeã Égua Menor Linda de Fato D’Los Brittes. De acordo com a avaliação do jurado Cláudio Neto de Azevedo, a égua colorada filha de Guachigo No Te Achiques e Paola do Cerro Frio “está num momento ímpar, é muito equilibrada, esbanja feminilidade e qualidade de aprumos, e tem passagens muito suaves nas suas linhas”. Vinda como uma forte aposta da Cabanha D’Los Brittes (Barra do Ribeiro/RS), Linda de Fato já tem marcados na sua campanha morfológica 5 grandes campeonatos em outras exposições das quais participou, e vai agora ter sua segunda oportunidade de se apresentar na pista de Esteio.

Ponteando a fila dos Machos, eleito como Grande Campeão da Exposição, ficou mais um exemplar de pelagem gateada: Entonado da OCA. O jurado Cláudio Neto de Azevedo ressaltou sua masculinidade e estrutura óssea, e o descreveu como um animal “bonito e de paleta muito potente”. Exposto por Sandro Luis Spezia e criado pela Cabanha OCA (Mafra/SC), o cavalo é filho de Gato da Vila Velha com Tertúlia da OCA. Na exposição, Entonado da OCA foi apresentado pelo domador Abrão de Borba, que fez, neste evento, a sua estreia em uma Morfologia Passaporte — começando com o pé direito!

Um passo importante para a região

Com apenas três anos de existência, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho está, neste Ciclo, investindo em seu primeiro evento de grande porte. Para o dirigente do Núcleo Guilhermo Borguezan, a realização de uma Morfologia Passaporte no litoral catarinense é um passo relevante para o fomento da criação de Cavalos Crioulos na região: “É muito importante para que os criadores da volta possam melhorar o seu olhar, afinal puderam ver aqui animais de altíssimo nível vindos de muitos lugares”, diz, referindo-se aos competidores que vindos do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, do interior de Santa Catarina e até mesmo do Tocantins. Com o sucesso na realização deste evento, o Núcleo não pretende parar por aqui, como diz o seu Presidente, Ednei Ribeiro: “No mesmo embalo que a gente tem vindo, a gente pretende manter outras provas ao longo do ano. Já temos uma programação até o fim do Ciclo”, conta. Ficamos no aguardo dos próximos capítulos… 

Confira os resultados:

 

FÊMEAS

 

Melhor Exemplar, Grande Campeã e Campeã Égua Menor

LINDA DE FATO D'LOS BRITTES 

R.P. 407, B558718, NMGC 7, NASC 23/11/2018, FEMEA, COLORADA, POR GUACHIGO NO TE ACHIQUES(B424219) (PAI) E PAOLA DO CERRO FRIO(B400020) (MÃE)
CRIADOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES
EXPOSITOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES
ESTABELECIMENTO: CABANHA D LOS BRITES, BARRA DO RIBEIRO-RS 

 

Reservada Grande Campeã e Campeã Égua Adulta

BRIDA DE LAS BUENAS 

R.P. 08, B537580, NMGC 6, NASC 10/11/2016, FEMEA, GATEADA RUIVA, POR AS MALKE SEDUTORTE(B269661) (PAI) E AS MALKE AFIADA(B369099) (MÃE)
CRIADOR: PAULO HAFNER E LUIS CARLOS KOCZKODAY
EXPOSITOR: LUIS CARLOS KOCZKODAY
ESTABELECIMENTO: CABANHA CRIOULOS DE LOS BUENOS, SÃO FRANCISCO DE PAULA-RS

 

Terceira Melhor Fêmea e Campeã Potranca Maior

QUE MANCHA DO MORRO CHATO
R.P. 143, B570649, NMGC 6, NASC 17/01/2019, FEMEA, GATEADA BRAGADA, POR ÍNDIO DO BOEIRO(B231887) (PAI) E HARMONIA DO MORRO CHATO(B356825) (MÃE)
CRIADOR: MARLUS ARRUDA SILVA
EXPOSITOR: MANUELLA RIBEIRO ARRUDA SILVA
ESTABELECIMENTO: CABANHA MORRO CHATO, PAINEL-SC

 

Quarta Melhor Fêmea e Reservada Campeã Égua Adulta

SEDUTORA DO RECANTO CRIOULO
R.P. 590, B484653, NMGC 6, NASC 26/11/2015, FEMEA, ZAINA, POR MAÑANERO MANICERO(B262648) (PAI) E FLOR DE LIZ DO RECANTO CRIOULO(B210098) (MÃE)
CRIADOR: ADELMO HESS
EXPOSITOR: ADELMO HESS
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA TRÊS COXILHAS, BARRA VELHA-SC

 

MACHOS

 

Grande Campeão e Campeão Cavalo Adulto

ENTONADO DA OCA
R.P. 486, B499915, NMGC 6, NASC 15/09/2016, MACHO, GATEADA, POR GATO DA VILA VELHA(B141987) (PAI) E TERTÚLIA DA OCA(B322370) (MÃE) 
CRIADOR: OTO BREIER
EXPOSITOR: SANDRO LUIS SPEZIA

 

Reservado Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor

MAJESTOSO DO FUNDO
R.P. 13, B568773, NMGC 6, NASC 01/11/2018, MACHO, GATEADA, POR QUILERO VARADERO(B349202) (PAI) E FACEIRA DO PEREGRINO(B424421) (MÃE)
CRIADOR: EVERALDO DOS SANTOS LOPEZ
EXPOSITOR: EVERALDO DOS SANTOS LOPEZ
ESTABELECIMENTO: CABANHA DO FUNDO, URUGUAIANA-RS 

 

Terceiro Melhor Macho e Reservado Campeão Cavalo Menor

LINDO DE FATO D'LOS BRITTES
R.P. 394, B558739, NMGC 8, NASC 16/10/2018, MACHO, COLORADA BRAGADA, POR GRAN HIJO II D'LOS BRITTES-TE(B504713) (PAI) E BT ULIANA(B242361) (MÃE)
CRIADOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES
EXPOSITOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES
ESTABELECIMENTO: CABANHA D LOS BRITES, BARRA DO RIBEIRO-RS

 

Quarto Melhor Macho e Reservado Campeão Cavalo Adulto

JUSTO DO RESPLENDOR
R.P. 152, B418307, NMGC 5, NASC 21/11/2012, MACHO, COLORADA RABICANA, POR BT TACO(B228129) (PAI) E MENINA TUPAMBAÉ(B246776) (MÃE)
CRIADOR: JULIANO FONSECA MOTTER
EXPOSITOR: ADROALDO ALVES DE MACEDO
ESTABELECIMENTO: CABANHA ROTA DO TROPEIRO, CAXIAS DO SUL-RS