ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Primeiro Passaporte em São José garante mais oito animais na Morfologia Expointer

12 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 13 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Pela primeira vez no município de São José, localizado no litoral catarinense, mais uma Morfologia Passaporte do ciclo 2022 realizou-se nesta quinta-feira (12), indicando oito novos animais que garantem a sua vaga na grande final morfológica da raça Crioula. Os mais de 60 exemplares marcados participando da competição no CTG Os Praianos, na cidade litorânea de São José, atestam a demanda expressiva que existia por uma seletiva deste porte na região - demanda que o “jovem” Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho dedicou-se a suprir. Sob a supervisão técnica de Romeu Koch, a Morfologia Passaporte foi concluída com sucesso, mas a comunidade crioulista segue reunida no CTG para mais três dias de evento: até domingo, ainda serão realizadas Credenciadoras ao Freio de Ouro, ao Freio do Proprietário e ao Freio Jovem.

Responsável pelo julgamento da Passaporte, o técnico e jurado Cláudio Neto de Azevedo aplaudiu a quantidade e qualidade dos animais apresentados na exposição: “O Núcleo está de parabéns porque tivemos bastantes animais marcados presentes, e o nível dos animais apresentados foi excelente, chamou a atenção”, diz. Cláudio deu destaque para as fêmeas: “São animais de ponta que vão representar muito bem o estado de Santa Catarina na final da Expointer. Foi uma decisão difícil, tivemos muitas potrancas em condições de entrar na pista de Esteio. A gente lamenta que muitas tenham ficado de fora”, conta o jurado.

Não por acaso, quem recebeu o título de Melhor Exemplar da Raça na exposição foi, justamente, uma fêmea: a Grande Campeã e Campeã Égua Menor Linda de Fato D’Los Brittes. De acordo com a avaliação do jurado Cláudio Neto de Azevedo, a égua colorada filha de Guachigo No Te Achiques e Paola do Cerro Frio “está num momento ímpar, é muito equilibrada, esbanja feminilidade e qualidade de aprumos, e tem passagens muito suaves nas suas linhas”. Vinda como uma forte aposta da Cabanha D’Los Brittes (Barra do Ribeiro/RS), Linda de Fato já tem marcados na sua campanha morfológica 5 grandes campeonatos em outras exposições das quais participou, e vai agora ter sua segunda oportunidade de se apresentar na pista de Esteio.

Ponteando a fila dos Machos, eleito como Grande Campeão da Exposição, ficou mais um exemplar de pelagem gateada: Entonado da OCA. O jurado Cláudio Neto de Azevedo ressaltou sua masculinidade e estrutura óssea, e o descreveu como um animal “bonito e de paleta muito potente”. Exposto por Sandro Luis Spezia e criado pela Cabanha OCA (Mafra/SC), o cavalo é filho de Gato da Vila Velha com Tertúlia da OCA. Na exposição, Entonado da OCA foi apresentado pelo domador Abrão de Borba, que fez, neste evento, a sua estreia em uma Morfologia Passaporte — começando com o pé direito!

Um passo importante para a região

Com apenas três anos de existência, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho está, neste Ciclo, investindo em seu primeiro evento de grande porte. Para o dirigente do Núcleo Guilhermo Borguezan, a realização de uma Morfologia Passaporte no litoral catarinense é um passo relevante para o fomento da criação de Cavalos Crioulos na região: “É muito importante para que os criadores da volta possam melhorar o seu olhar, afinal puderam ver aqui animais de altíssimo nível vindos de muitos lugares”, diz, referindo-se aos competidores que vindos do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, do interior de Santa Catarina e até mesmo do Tocantins. Com o sucesso na realização deste evento, o Núcleo não pretende parar por aqui, como diz o seu Presidente, Ednei Ribeiro: “No mesmo embalo que a gente tem vindo, a gente pretende manter outras provas ao longo do ano. Já temos uma programação até o fim do Ciclo”, conta. Ficamos no aguardo dos próximos capítulos… 

Confira os resultados:

 

FÊMEAS

 

Melhor Exemplar, Grande Campeã e Campeã Égua Menor

LINDA DE FATO D'LOS BRITTES 

R.P. 407, B558718, NMGC 7, NASC 23/11/2018, FEMEA, COLORADA, POR GUACHIGO NO TE ACHIQUES(B424219) (PAI) E PAOLA DO CERRO FRIO(B400020) (MÃE)
CRIADOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES
EXPOSITOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES
ESTABELECIMENTO: CABANHA D LOS BRITES, BARRA DO RIBEIRO-RS 

 

Reservada Grande Campeã e Campeã Égua Adulta