Logo -
sombra

Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete comemora 40 anos

05 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 05 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

No conhecido como "baita chão", no pampa gaúcho, Alegrete comemorou os 40 anos de existência e atuação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município. Uma bonita festa reuniu centenas de criadores e admiradores da Raça Crioula para confraternizar e comemorar a passagem do momento. Além disso, foram realizadas provas de Doma de 21 dias, prova de um ano de Freio, Morfologia com todas as categorias e Paleteada. O evento foi realizado em abril deste ano. 

 

>>> Confira aqui o resultado da Morfologia de Alegrete

 

>>> Confira aqui o resultado da Paleteada de Alegrete

 

>>> Confira aqui o resultado da Doma de Ouro de Alegrete

 

Segundo o presidente do NCCCA, Vinícius Guedes Freitas, "foi uma festa bastante bonita, abrangendo muita gente que estavam afastados do Núcleo, também é 40 anos da Prova de 21 dias no município". O presidente lembra que essa prova começou no CTG Farroupilha, nos seus três primeiros anos, em parceria com o Núcleo e depois a prova passou a ser feita somente com Cavalos Crioulos, sendo uma das primeiras provas no Brasil da modalidade. 

 

Guedes ainda lembra que em 2022 é a primeira festa do ano, "entrego a presidência, mas vamos seguir fazendo as provas. Em outubro uma grande exposição de Morfologia, junto com a exposição da cidade. Em novembro uma exposição só de animais incentivo". Ainda estão previstos paleteada e mais uma prova de 21 dias, morfologia e algumas outras provas ao longo do ano.

 

Cada região do Brasil apresenta a sua peculiaridade e o Cavalo Crioulo, devido a sua funcionalidade e por ser um cavalo atleta, também se adapta bem a diversas provas e lidas. Freitas lembra de algumas peculiaridades da região. "Tinhamos marcha anual, depois várias, mas sempre teve e a "Penca de Cavalos Crioulos", uma prova com cavalos de até 3 anos, potros que poderiam correr a carreira de 300 metros", lembra o Presidente. 

 

CONFIRA FOTOS DO MOMENTO: