Logo -
sombra

Classificatória ao Freio de Ouro inicia sua programação na capital do Uruguai

05 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 05 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Um total de 28 conjuntos participa de mais uma seletiva internacional do Freio de Ouro 2022 que vai apresentar finalistas da modalidade. Direto do parque Rural del Prado, em Montevidéu, no Uruguai, 17 fêmeas e 11 machos passaram na manhã desta quinta-feira (5) pela etapa morfológica da Classificatória ao Freio de Ouro, gerando as primeiras ordenações da disputa organizada pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos. De lá, sairão até oito classificados à grande final do Freio, que ocorre na Expointer 2022.

 

Na categoria Fêmeas, quem lidera a fila parcial é Pacifica Posadeña, exemplar de criação e propriedade da Cabanha La Pacifica, que obteve a nota morfológica de 7,367. A égua é filha de Colibri Matrero (bicampeão do Freio de Ouro) e de Pacifica Aparcera, apresentada em pista pelo ginete Gabriel Marty. Já entre os Machos concorrentes, com a média morfológica de 7,700, Tio Laurindo do Cerro Frio foi quem se destacou nesta largada. Criado e exposto pela Cabanha Cerro Frio, o cavalo zaino é filho de Capanegra Sereno II e Gilca Vencedor, conduzido nesta seletiva pelo ginete Tomaz Gonçalves.

 

Três jurados brasileiros atuam na seletiva: Francisco Kessler Fleck, Gustavo Silveira Rodrigues e Leonardo Rodrigues Teixeira. Já a supervisão técnica é de Frederico Vieira Araújo, técnico credenciado e atual superintendente de Registro Genealógico da ABCCC. De acordo com Araújo, uma série de padrões e procedimentos realizados nas semifinais brasileiras também foram aplicados no evento pela organização. “A pista na admissão veterinária (vet check) foi montada na pista de provas, mantendo o mesmo padrão que nós temos utilizado, de piso muito próximo da pista em que os animais irão competir. Também fizeram, como existe em Esteio, uma área veterinária em separado, com monitoramento através de câmeras, controle de medicamentos, bem organizados”, relata o supervisor, que também destaca o bom início de julgamento na capital uruguaia: “O evento começou muito bem, muito organizado, todos os inscritos admitidos, os animais bem apresentados, clima muito bom aqui de sol, pista boa (...) público normalizado, participando já, vindo acompanhar”, conta. 

 

Além da semifinal do Freio de Ouro, a programação conta com a disputa da Copa VW e Morfologia ExpoOtoño. Todas as atividades estão sendo transmitidas ao vivo pelo Youtube da SCCCU. 

 

>> Clique aqui para assistir as provas ao vivo no canal da Associação do Uruguai

 

>> Clique aqui para ver o catálogo com a lista de animais inscritos na feira



Acompanhe os horários do restante da programação da Classificatória:

 

6 de maio de 2022 (sexta-feira)

9h30 - Andaduras, Figura, VSP, Esbarrada

 

7 de maio de 2022 (sábado)

8h - Mangueira I

14h - Campo I

 

8 de maio de 2022 (domingo)

8h - Mangueira II

10h - Bayard/Sarmento e Campo II

Premiação

 

Leia também:

Seletiva internacional ao Freio de Ouro reúne a raça Crioula em Montevidéu