Logo -
sombra

Eventos da raça Crioula movimentam 7 municípios no final de semana

28 DE MARçO DE 2022 - ATUALIZADA EM 28 DE MARçO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Com sete eventos acontecendo simultaneamente, o último final de semana foi movimentado para a raça Crioula. Entre os dias 26 e 27, foram palco das provas do Cavalo Crioulo, além de Viamão, Bagé, Rio Pardo e Gramado, no Rio Grande do Sul, também os municípios de Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, Candói, no Paraná, e Caçador, em Santa Catarina. Entre Doma de Ouro, Freio do Proprietário, Freio Jovem, Crioulaço, Laço Criador, Exposição Morfológica e Credenciadoras ao Freio de Ouro, centenas de amantes dessas modalidades puderam fazer o que mais gostam: participar e assistir às competições da raça. Confira a seguir os resultados das provas realizadas no último final de semana do mês de março de 2022. 

Viamão/RS

O Núcleo Viamão de Criadores de Cavalos Crioulos foi responsável pela II Credenciadora realizada no Município. Realizada no Parque de Eventos do Sindicato Rural, na oportunidade ainda foram realizadas provas do Freio do Proprietário e de Paleteada, reunindo crioulistas de todo o Estado. Ágata Feita a Mão, entre as fêmeas e Passo Firme do Portal Gaúcho, entre os machos, ficaram nos lugares mais altos do pódio em suas categorias. Antonieto da Rosa e Fabricio Brunelli Barbosa, respectivamente, conduziram os exemplares vencedores. 

>>> Confira os resultados da Credenciadora Mista de Viamão

>>> Confira os resultados do Freio do Proprietário de Viamão

>>> Confira os resultados da Paleteada de Viamão

Santa Rita do Passa Quatro/SP

Uma terra conhecida por suas cuestas basálticas, que por isso ganhou do governo de São Paulo o título de estância climática, Santa Rita do Passa Quatro/SP recebeu excelente número de competidores em um belo evento realizado pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos. Foi na Estância Tamareira que foram realizadas uma Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, classificatórias ao Freio do Proprietário e Doma de Ouro, além de uma Concentração de Machos. Com a supervisão técnica de Frederico Vieira Araújo, foram Carlos Marques Gonçalves Neto, Mário Móglia Suñe e Pedro Farias que tiveram a responsabilidade do julgamento. Com conjuntos passando a média final de 19 pontos, o afixo Cabanha da Santa Fé foi o destaque da Credenciadora Mista. O primeiro lugar entre as Fêmeas ficou com Oitava Volta da Cabanha Santa Fé, com 19,462 pontos. Já entre os Machos, Nativo da Cabanha Santa Fé atingiu a média de 19,418 pontos, também ficando em primeiro lugar. Ambos os animais foram conduzidos pelo ginete Eduardo Weber de Quadros.  

>>> Confira os resultados da Credenciadora Mista de Santa Rita do Passa Quatro

>>> Confira os resultados do Freio do Proprietário de Santa Rita do Passa Quatro

>>> Confira os resultados da Doma de Ouro de Santa Rita do Passa Quatro

Bagé/RS

Primeira casa da ABCCC, o município de Bagé, no Rio Grande do Sul, também credenciou os seus concorrentes ao Freio de Ouro neste final de semana. Sob avaliação dos jurados Bernardo Falson, José Francisco Pereira de Moura e Santiago Schiavo, o conjunto da Credenciadora Aberta a ficar no topo do ranking da categoria Fêmeas foi o de Fábio Teixeira com Jurerê da Ribeirão Bonito e, na categoria Machos, Pedro Móglia com Urco de Santa Thereza. Credenciados ao Bocal de Ouro, os conjuntos com melhor classificação na Credenciadora de Inéditos foram, na categoria Fêmeas, Felipe Silveira (ginete que já foi Freio de Ouro em 2001 e 2003) com Muchacha da Graúna e, na categoria Machos, Raul Lima com Dito e Feito Cala Bassa. O evento do NCCC de Bagé, supervisionado pelo técnico Claudio Neto de Azevedo, teve ainda classificatórias ao Freio do Proprietário e ao Freio Jovem.

>>> Confira os resultados da Credenciadora Aberta de Bagé 

>>> Confira os resultados da Credenciadora de Inéditos de Bagé

>>> Confira os resultados do Freio do Proprietário de Bagé

>>> Confira os resultados do Freio Jovem de Bagé

Candói/PR

Em Candói, no Paraná, as provas com gado dominaram o evento organizado pelo NCCC de Guarapuava no final de semana, a III Festa Campeira. No sábado, as disputas de laço comprido colocaram a dupla de Manoel Antonio Ferreira Bueno, com Chapéu Tapeado Grito Forte, e João Vitor de Moraes Bueno, com GTA Imperatriz, no 1º lugar do pódio do Crioulaço. No Laço Criador, venceu o conjunto de Gibran Thives Araujo e GTA Jamaica, vindos da Estância Boa Vista, em Guarapuava/PR. No domingo, ocorreram as corridas de Paleteada, avaliadas pelos jurados Ewerson Breda e Gustavo Arhanitsch. A dupla de Vinicius Virmond Kruger, montando Lageado Buscada, e Gibran Thives Araujo, montando OK Justa Causa, ficou no primeiro lugar da Força A. No evento, ainda foi realizada uma competição de Paleteada Virtual, sem o uso do gado, para promover a participação dos peões e prendas mirins. 

>>> Confira os resultados da Paleteada de Candói

>>> Confira os resultados do Crioulaço de Candói

>>> Confira os resultados do Laço Criador de Candói

Caçador/SC

A 1ª Exposição Morfológica de Caçador, em Santa Catarina, levou 50 animais (38 confirmados e 12 incentivos) ao Parque das Araucárias no último sábado. Sob avaliação do jurado Rafael Fagundes Sant’Anna, o animal indicado como Melhor Exemplar da Raça no evento foi a Grande Campeã da categoria Fêmeas, a lobuna Camanga da Oca, criação da Cabanha Oca, de Mafra/SC. Na categoria Machos, o Grande Campeão foi W5 Improviso, criação da Cabanha Água Doce, de Curitiba/PR. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Paraná, o evento teve a supervisão técnica de Gustavo Arhanitsch. 

>>> Confira os resultados da Exposição Morfológica de Caçador/SC

Rio Pardo/RS

Também no sábado, ocorreu uma Exposição Morfológica no município de Rio Pardo/RS, durante a 20ª Expoagro Afubra. Organizado em conjunto pelos Núcleos de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Pântano Grande, o evento teve a participação de 42 animais, avaliados pelo jurado Ricardo Vieira Borges. O título de Melhor Exemplar da Raça ficou com a Grande Campeã Quiero Suerte 2099 Maufer, potranca colorada da Cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul/RS. Entre os Machos, recebeu o título de Grande Campeão o potranco preto Negro Viejo do Mako, criação da Cabanha do Mako, de São Lourenço do Sul/RS. O evento teve a supervisão técnica de Alexandre Pons Suñe.

>>> Confira os resultados da Exposição Morfológica de Rio Pardo

Gramado/RS

Em Gramado, 37 conjuntos participaram, no sábado e no domingo, de um evento que entregou 40 mil reais em premiação: o Redomão das Hortênsias. A competição de Doma de Ouro organizada pelo NCCC Região das Hortênsias foi avaliada pelos jurados Daniel Rossato Costa e Thiago Andreolla Persici, e teve a supervisão técnica de Felipe Caccia Maciel. O conjunto com a melhor classificação, que levou o prêmio máximo, de 15 mil reais, foi o de Júlio Cesar Gamborgi montando a potranca Ceci de Quaraci. Júlio Cesar se destacou na competição, ficando também com o segundo lugar do pódio em conjunto com Dama II Gugelmin. 

>>> Confira os resultados da Doma de Ouro de Gramado

Próximos eventos

Confira no calendário o que vem a seguir na programação do Cavalo Crioulo! No instagram @cavalocrioulooficial, você também encontra os flyers dos próximos eventos organizados por Núcleos, no destaque “NÚCLEOS”. Sempre que um Núcleo quiser ter seu evento divulgado pela ABCCC, deve enviar o flyer + informações sobre o evento para o e-mail site@abccc.com.br.