Logo -
sombra

Inclusão de Ouro une a superação dos ginetes e a docilidade do Cavalo Crioulo

05 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 09 DE FEVEREIRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

O principal palco da raça crioula, a pista no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, abriu espaço para mostrar mais uma vez a mansidão e a docilidade da raça Crioula. Montando exemplares que já enfrentam provas da raça há anos, os ginetes da terceira final oficial do Inclusão de Ouro proporcionaram um espetáculo que emocionou o público presente nas arquibancadas e também aqueles que acompanhavam a transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Cavalo Crioulo.

Divididos em duas forças (A e B), os ginetes superam as barreiras e se empoderam ao realizarem provas de Andaduras, Figura e Escaramuça Livre. Na categoria B, com 5 competidores, o primeiro lugar foi ocupado por João Carlos de Mello Praetorius, com a média de 23.475 pontos. O ginete montou Julieta das Oito Palmas nesta final. Com a perda da mobilidade devido ao disparo acidental na infância, João Carlos Carlos é produtor rural e guasqueiro e aos sete anos de idade começou a montar em cavalos, sempre com o apoio da família. Buscando no cavalo maior independência, o ginete diz não imaginar sua vida sem a presença do cavalo e a participação no Inclusão de Ouro como a realização de um sonho em estar no maior palco da raça. 

Na divisão A desta edição do Inclusão de Ouro, o pódio máximo trouxe o primeiro tricampeonato da modalidade. Montando seu fiel companheiro de pista, El Barqueiro 33 Chubut, Ítano Kelvin Pereira Figueiredo, de 30 anos, conquistou o seu terceiro Ouro consecutivo na competição com média de 38,150. Com o cavalo sempre presente em sua trajetória, desde criança o ginete participa de provas e rodeios. “Vi no Inclusão de Ouro a oportunidade de voltar a competir e estimular pessoas a buscarem soluções para os seus limites, mantendo-se ativas no seu meio”, conclui.

 

A prova

A primeira fase da Força A é composta por uma etapa de Andaduras e, na segunda fase, por uma de Escaramuça Livre de 40 segundos. Já a terceira fase é uma etapa de Figura. Em relação aos competidores da Força B, estão isentos de penalizações e realizam uma Andadura e uma Escaramuça Livre. Dentro da pista é permitida a presença de treinadores ou guias, além de ser obrigatória a presença de quatro pessoas montadas nas extremidades demarcatórias da pista e quatro a pé, intercaladas, no caso de haver alguma emergência.

 

Confira o resultado:

 

Força A

 

1º Lugar

Itano Kelvin Pereira Figueiredo montando El Barquero 33 Chubut

Média final: 38,150

 

2º Lugar

Gabriel Paiva dos Santos Alfaro montando Gaudério ASPS

Média final: 34,450

 

Força B

 

1º Lugar

João Carlos de Mello Praetorius montando Julieta das Oito Palmas

Média final: 23,475

 

2º Lugar

Jucinei Rosa de Fraga montando Lua Extremidade

Média final: 22,750

 

3º Lugar

Diego Madeira Izaguirre montando Numa Boa da tuneira

Média final: 15,825

 

4º Lugar

Larissa Elinea Iargas montando Niña do Monte Bello

Média final: 15,775

 

5º Lugar

José Henrique Machado de Lima montando Namoradeira de São Cristóvão

Média final: 13,200