Logo -
sombra

Iniciam as disputas da Final do Freio do Proprietário 2021 em Esteio

24 DE NOVEMBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Um dos momentos mais esperados por aqueles que se propõem a sair das arquibancadas para entrar em pista como verdadeiros ginetes, a Final do Freio do Proprietário 2021 iniciou as atividades na tarde desta quarta-feira (24), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Com um número recorde de participantes, 147 conjuntos, divididos entre as categorias Amador A, Master A, Amador B,  Master B e Feminina, passaram pela revisão do técnico Carlos Marques Gonçalves Neto nesta manhã. Todas as emoções da disputa estão sendo transmitidas ao vivo nos canais oficiais da ABCCC. 

 

>>> Confira a planilha parcial da categoria Freio do Proprietário - Amador A

 

Neste primeiro dia de provas, a pista principal do Cavalo Crioulo recebeu os 41 competidores da categoria Amador A para a etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas. Com isso, já foram definidas as primeiras médias parciais desta competição, e a liderança da categoria até o momento ficou com João Victor Casagrande, montando Odilo Namorada e atingindo 12.939 pontos de média.

 

Do Freio Jovem ao Freio do Proprietário

 

 

O ginete que terminou o primeiro dia de disputa na liderança parcial na categoria Amador A, João Victor Casagrande, já foi Freio de Ouro e Alpaca Jovem 2020, na categoria Juvenil, além de Freio de Bronze Jovem em 2021, na categoria Júnior. Com apenas 15 anos, o adolescente natural de Pato Branco, no Paraná, desde os 8 anos de idade participa das provas da raça crioula (como o Laço e o Freio Jovem), e hoje integra a Subcomissão Jovem da ABCCC. A égua que João Victor está montando nesta edição do Freio do Proprietário, Odilo Namorada, é a mesma fêmea com quem o ginete levou o prêmio máximo na categoria Juvenil do Freio Jovem 2020. A tostada rabicana é filha de Faceiro da Charqueada e Odilo Simpatia, criada por Gilberto Gonçalves e exposta nesta final por Regis e Vanderlei Casagrande. Vanderlei, o pai de João Victor, é criador há 13 anos e proprietário da Cabanha Alvorada, em Pato Branco/PR.

 

Jurados

Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, quatro trios de jurados formam o time avaliador da Final do Freio do Proprietário 2021. Serão responsáveis pela avaliação da categoria Amador A os jurados Fernando Harger, Gustavo Weiand e Manuel Vanderlei Braz Gonçalves. Já na Amador B, Ivens Ortigari Júnior, Rodolpho Demoliner e Mauro Raimundi Ferreira serão os incumbidos do julgamento. Na Master A, o trio avaliador é composto por Arthur Severo Zago, Daniel Rossato Costa e Douglas Leite Gonçalves.  Amanda Azambuja da Silva, Luciano Corrêa Passos e Luís Gustavo Camargo julgam os conjuntos das categorias Master B e Feminina. Por fim, a dupla composta por Amanda Azambuja da Silva e Mauro Raimundi Ferreira fica com a avaliação dos conjuntos na modalidade Inclusão de Ouro.

 

Transmissão ao vivo

Com a apresentação da jornalista Estela Facchin, comentários do técnico credenciado à ABCCC Cláudio Neto de Azevedo - e reportagem de Leôncio Severo (no domingo) - as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro serão transmitidas na íntegra e ao vivo, de 24 a 28 de novembro, pelos canais oficiais da Associação: Youtube Cavalo Crioulo Oficial e Facebook, além do site e aplicativo. No instagram @cavalocrioulooficial você confere os bastidores da prova. 

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

www.youtube.com/cavalocrioulooficial

 

O Freio do Proprietário e a Inclusão de Ouro 2021 têm o patrocínio de Supra, Vetnil e Facta Financeira, além do apoio dos parceiros Oviedo, Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca e Cabanha do Parque.

 

Confira a programação completa do evento:

 

25/11/2021 – Quinta-feira

07h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Master A

Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Amador B

 

26/11/2021 – Sexta-feira

07h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Master B e Feminino

14h – Mangueira 1 – Categorias Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino

 

27/11/2021 – Sábado

08h – Campo 1 – Categorias Amador A e Master A

14h – Fase Final B / Mangueira 2 e Bayard-Sarmento – Categorias Amador B, Master B e Feminino

17h30 – Inclusão de Ouro

19h – Entrega de Prêmios – Categorias Amador B, Master B, Feminino e Inclusão de Ouro

 

28/11/2021 – Domingo

08h – Fase Final A / Mangueira 2, Bayard-Sarmento e Campo 2 – Categorias Amador A e Master A

Sequência – Entrega de Prêmios – Categorias Amador A e Master A