Logo -
sombra

Núcleo Sem Fronteiras completa 15 anos de história

19 DE NOVEMBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Quinze anos atrás, no sábado do dia 11 de novembro de 2006, era inaugurada na cidade de Bauru, em São Paulo, uma iniciativa que visava a somar para o fomento e a expansão do cavalo crioulo pelo sudeste do Brasil. O Núcleo Sem Fronteiras, como foi chamada essa associação de criadores crioulistas, vem tendo sucesso em cumprir o objetivo a que se propôs uma década e meia atrás e, na última quinta-feira, comemorou o seu aniversário relembrando a trajetória percorrida até o momento (leia a carta do Diretor de Provas do Núcleo, Gustavo Piegas, ao final desta matéria). 

Ao longo de todos esses anos, a quantidade e a qualidade dos Crioulos na região cresceram juntas, o que é confirmado em competições nacionais como as recentes Finais de Campereada/Team Penning e Ranch Sorting da ABCCC, em que equipes da Liga Leste Paulista ocuparam o topo dos pódios. No ciclo de 2021, mesmo com dificuldades em função da pandemia de Covid-19, o Núcleo organizou importantes eventos como a Exposição Morfológica Passaporte em Ourinhos/SP (foto de capa da matéria), que no mês de Junho reuniu cabanheiros e criadores de cinco estados (RS, SC, PR, SP, GO e MS), além do IV Potros Sem Fronteiras, da V prova de Ranch Sorting e da XII Exposição Morfológica de Mococa/SP, a serem realizados entre os dias 26 e 28 de novembro.

Com duas sedes desde 2019, sendo uma em Bauru/SP e outra em Uberaba/MG, o Núcleo Sem Fronteiras orgulha-se do trabalho de expansão que vem sido feito junto à ABCCC e planeja um calendário intenso para 2022. O atual presidente do Núcleo, João Carlos Canto Porto, conta o que está programado: “Em março, vamos ter a tradicional Credenciadora ao Freio de Ouro na Estância Tamareira, do nosso Presidente da ABCCC, Onécio Prado. Teremos a Morfologia Passaporte de Uberaba/MG em Maio, e a de Ourinhos/SP em Junho. Para esse mês, também está programado um leilão de animais dos criadores do nosso Núcleo e uma das etapas do Ranch Sorting, em Avaré/SP. No total, teremos 4 provas da modalidade no próximo ciclo, com a primeira Copa Ranch Sorting Crioulos Sem Fronteiras, em parceria com a Associação e a Liga Leste Paulista! Por último, faremos a tradicional prova morfológica de Mococa”.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos parabeniza o Núcleo Sem Fronteiras por toda a sua história de trabalho pela raça Crioula, e deseja que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas!