Logo -
sombra

Prova de mangueira fecha a primeira fase da Final do Freio Jovem

23 DE OUTUBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 23 DE OUTUBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

A pista ficou pequena para tamanha vibração das famílias e das torcidas diante das tão aguardadas placas pretas que foram levantadas aos desempenhos no aparte do gado. Na tarde deste sábado (23), 91 ginetes completaram sua passagem na etapa de Mangueira, fechando a primeira fase da Final do Freio Jovem 2021, realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Para este domingo (24), quando ocorre a fase final, passam até 12 conjuntos em cada uma das oito categorias - conforme planilhas listadas a seguir - seguindo na disputa que vai selecionar e premiar os vencedores do título máximo da modalidade nesta temporada.

 

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Infantil A Feminina

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Infantil A Masculina

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Infantil B Feminina

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Infantil B Masculina

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Juvenil Feminina

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Juvenil Masculina

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Júnior Feminina

>> Clique aqui para ver a parcial da 1ª fase da categoria Júnior Masculina

 

Sendo os primeiros a encarar o desafio, o grupo os ginetes com idade entre 6 a 8 anos já encantou pela coragem e por algumas performances de “gente grande” apresentadas pelos pequenos competidores. No topo das parciais, os líderes da prova anterior mantiveram suas posições, com a categoria Infantil A Feminina sendo ponteada pela ginete Helena A. Pereira (montando Chinoca 855 Maufer) que agora chega à média 11,681, colocando-se bem à frente das demais. Já na divisão Infantil A Masculina, o pequeno João Vithor Passos e sua companheira de montaria, a égua Devassa da Granja, seguem na primeira colocação com 7,742 de nota. 

 

Helena de Azevedo Pereira -  Infantil A Feminino 

 

João Vithor de Faria Passos - Infantil A Masculino 

 

História um pouco diferente enquanto avançamos nas categorias, agora chegando àqueles que têm entre 9 e 11 anos. Na turma que disputa a Infantil B Feminina, a jovem Maria Antônia Zambrano da Rocha sustentou sua liderança conquistada ontem com SJ Xico Bento. A líder vem somando  9,867 de média, mas o ranking aqui segue acirrado, com notas muito próximas entre as competidoras aptas à fase final. Enquanto isso, na divisão Infantil B Masculina, uma performance irretocável que arrancou notas 10 dos jurados e com direito à muita vibração vinda das arquibancadas, o pequeno Raí Ruiz Pigrucci assumiu o topo com o cavalo Intendente da Reservada e a média parcial de 10,742. 

 

 

Maria Antônia Zambrano da Rocha - Infantil B Feminino

 

Raí Ruiz Pigrucci - Infantil B Masculino



Cada vez mais próximos de chegar aos momentos decisivos, o time que disputa as categorias Juvenis (entre 12 e 15 anos) manteve o equilíbrio do ranking, o que resultou na manutenção dos líderes até então. Na divisão Juvenil Feminina, ponta mantida por Júlia Ebersol Ávila conduzindo a égua moura Canhada de Santa Angélica. O conjunto finaliza essa primeira fase com 11,310 de nota parcial. Do outro lado, Gabriel Lima Macedo - que compete montando Improviso II da Tradição - é quem segue na colocação de destaque entre os concorrentes da categoria Juvenil Masculina, segurando a liderança com 11,490 de nota nesta primeira fase. 

 

Júlia Ebersol Ávila - Juvenil Feminina

 

Gabriel Lima Macedo - Juvenil Masculino

 

Fechando a primeira fase, os ginetes mais experientes (com 16 ou 17 anos) passaram pela prova do aparte de gado também mantendo como ponta da tabela os líderes da etapa anterior. Puxando a tabela da categoria Júnior Feminina com média 11,061, Luiza Caroline Lopes avança com Odisseia do Capão Formoso, na frente no time que faz uma disputa acirrada. Na outra divisão, a Júnior Masculina, a vantagem continua com Artur Felipe Capeletti, que soma até aqui a média de 11,288 na montaria de Lanceiro Negro da Bonança. 

 

Luiza Caroline Lopes - Júnior Feminina

 

Artur Felipe Capeletti - Júnior Masculino

 

Agora, neste domingo (24), o desafio volta para a pista principal do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, com as disputas das etapas Bayard-Sarmento e Campo, além da premiação dos grandes vencedores da temporada 2021. 

 

Times avaliadores

Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), a Final do Jovem 2021 conta com o julgamento de dois trios de jurados. Nas categorias Infantil Feminino A, Juvenil Feminino e Juvenil Masculino, César Augusto Zolinger, Felipe Caccia Maciel e Marcelo Tellechea Cairoli avaliarão as disputas. Já nas categorias Infantil Masculino A, Infantil Feminino B, Infantil Masculino B, Júnior Feminino e Júnior Masculino a avaliação ficará a cargo de Flávio Piegas, Luiz Gustavo Camargo e Roberto Crespo.  A supervisão técnica ficará por conta de Gustavo Arhanitsch. 

 

Etapa final com transmissão ao vivo

A final do Freio Jovem 2021 conta com uma cobertura completa da disputa através dos diversos canais de transmissão da ABCCC. Você pode assistir a decisão ao vivo pelo Facebook, YouTube, aplicativo e pelo site oficial da Associação, além de acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram. As transmissões têm a apresentação da jornalista Estela Facchin e nos comentários técnicos a técnica credenciada à ABCCC, Christina Freitas Bandeira de Mello. Para saber mais sobre a comentarista basta clicar aqui.

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

www.youtube.com/cavalocrioulooficial

 

O Freio Jovem 2021 tem o patrocínio de Supra, Vetnil e Facta Financeira, além do apoio das cabanhas parceiras Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca e Cabanha do Parque.

 

Confira a programação do último dia:

 

24/10/2021 - Domingo

8h - Início da transmissão

 8h10 - Bayard-Sarmento

Sequência - Prova de Campo

Sequência - Entrega de Prêmios