Logo -
sombra

Primeiras etapas mostram a capacidade dos jovens ginetes em mais uma Final

22 DE OUTUBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 23 DE OUTUBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Pais, mães, irmãos, avós, famílias e treinadores vibraram nas arquibancadas em um dia com muitas emoções na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Foi assim que a seletiva que valoriza o futuro da raça deu os primeiros passos nesta sexta-feira (22) e manhã de sábado (23) no maior palco da raça Crioula. Além dos troféus e aplausos, a Final do Freio Jovem 2021 reúne 92 ginetes, divididos nas categorias Infantil Feminino A, Infantil Masculino A, Infantil Feminino B, Infantil Masculino B, Juvenil Feminino e Juvenil Masculino, Júnior Feminino e Júnior Masculino, em um evento que evidencia o amor ao cavalo desde criança. Sendo transmitida ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC, todo o público presente nas arquibancadas e também pelas plataformas digitais acompanharam o percurso de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas do primeiro dia de prova. 

 

>> Clique para ver a parcial das Categorias Infantil A (Feminina e Masculina)

>> Clique para ver a parcial das Categorias Infantil B (Feminina e Masculina)

>> Clique para ver a parcial da Categoria Juvenil Feminina

>> Clique para ver a parcial da Categoria Juvenil Masculina

>> Clique para ver a parcial da Categoria Júnior Feminina

>> Clique para ver a parcial de Categoria Júnior Masculina

 

O turno da manhã do primeiro dia trouxe os competidores com menos idade à decisão, misturando as palavras de orientação repassadas à beira da cerca com os gritos animados da torcida ao ver os pequenos virarem verdadeiros gigantes sob o cavalo. Nas divisões Infantil A, onde concorrem aqueles com idade entre 6 e 8 anos, as primeiras lideranças ficaram conquistadas por Helena de Azevedo Pereira montando Chicoca 655 Maufer (10,575 de média parcial) na Feminina, enquanto na Masculina a posição ficou com João Vithor de Faria Passos com Devassa da Granja (e seus 9,155 de média), jovem ginete que em 2020 conquistou o Bronze nesta mesma categoria.

 

Helena de Azevedo Pereira - Infantil A Feminina

 

João Vithor de Faria Passos - Infantil A Masculino

 

Subindo um pouco na escala das idades, o grupo de crianças entre 9 e 11 anos marcou o retorno de campeões recentes ao topo da parcial. Na categoria Infantil Feminina B, a melhor média (10,406) foi alcançada por Maria Antônia Zambrano da Rocha, ginete Ouro na categoria Infantil A do ano passado, que desta vez monta SJ Xico Bento. Outro que volta a se destacar na primeira colocação do ranking até aqui, agora concorrendo na divisão Infantil Masculina B, é Pedro Marques Gomes Dreissig (o Pedro “Rosa”), que levantou o troféu de Ouro na categoria Infantil A na temporada 2019. Aqui ele corre com a douradinha Passo Novo Justiceira, com a qual obteve 10,953 de nota hoje. 

 

Maria Antônia Zambrano da Rocha - Infantil B Feminina 

 

Pedro Marques Gomes Dreissig - Infantil B Masculino

 

Passando para a parte da tarde, foi a vez dos jovens com idade entre 12 e 15 anos mostrarem domínio na condução dos movimentos e do percurso. Na Juvenil Feminina, a melhor média até então é de Júlia Ebersol Ávila com Canhada de Santa Angélica: 11,539. A ginete já acumula alguns anos de experiência, tendo marcado presença nos pódios e nas finais dos últimos anos. No mais recente, em 2020, conquistou o 4º lugar (Alpaca) nesta mesma categoria. Já na Juvenil Masculino o líder apareceu no final da tarde. Atingindo 11,820 de média, Gabriel Lima Macedo findou o dia no topo do ranking montando Improviso II da tradição. O ginete já é conhecido pelos títulos de Freio de Prata na categoria Infantil Masculino B no ano passado e também pelo Freio de Ouro na mesma categoria, em 2019.

 

Júlia Ebersol Ávila - Juvenil Feminina

 

Gabriel Lima Macedo - Juvenil Masculina

 

Entrando no segundo dia de competições, as últimas duas categorias, que trazem os ginetes com mais experiência no quesito idade (entre 16 e 17 anos), cumpriram suas primeiras performances em busca do prêmio máximo. No topo da parcial, figuram os atuais campeões (ambos venceram em 2020), iniciando bem as suas defesas do título. Na categoria Júnior Feminina - com 11,122 de média - Luiza Lopes chega na liderança com Odisseia do Capão Formoso, além de sustentar também a segunda colocação com sua outra montaria. Situação semelhante ocorre na divisão Júnior Masculina, na qual Artur Capeletti assume a ponta com Lanceiro Negro da Bonança e seus 10,967, além de aparecer também como ginete do segundo lugar parcial. 

 

 

Luiza Lopes - Júnior Feminina

 

 

Artur Capeletti - Júnior Masculino

 

Times avaliadores

Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), a Final do Jovem 2021 conta com o julgamento de dois trios de jurados. Nas categorias Infantil Feminino A, Juvenil Feminino e Juvenil Masculino, César Augusto Zolinger, Felipe Caccia Maciel e Marcelo Tellechea Cairoli avaliarão as disputas. Já nas categorias Infantil Masculino A, Infantil Feminino B, Infantil Masculino B, Júnior Feminino e Júnior Masculino a avaliação ficará a cargo de Flávio Piegas, Luiz Gustavo Camargo e Roberto Crespo.  A supervisão técnica ficará por conta de Gustavo Arhanitch. 

 

Etapa final com transmissão ao vivo

A final do Freio Jovem 2021 conta com uma cobertura completa da disputa através dos diversos canais de transmissão da ABCCC. Você pode assistir as atividades ao vivo pelo Facebook, YouTube, aplicativo e pelo site oficial da Associação, além de acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram. As transmissões têm a apresentação da jornalista Estela Facchin e nos comentários técnicos a técnica credenciada à ABCCC, Christina Freitas Bandeira de Mello. Para saber mais sobre a comentarista basta clicar aqui.

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

www.youtube.com/cavalocrioulooficial

 

O Freio Jovem 2021 tem o patrocínio de Supra, Vetnil e Facta Financeira, além do apoio das cabanhas parceiras Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca e Cabanha do Parque.

 

Confira a programação restante do evento:

 

23/10/2021 - Sábado

8h - Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas (Categorias Júnior Feminino e Júnior Masculino)

14h - Mangueira

 

24/10/2021 - Domingo

8h10 - Bayard-Sarmento

Na sequência - Prova de Campo