Logo -
sombra

Final Nacional de Paleteada 2021 consagra vencedores da Força A em Esteio

10 DE OUTUBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Em uma final que eleva o nível esportivo ao competitivo, o Ciclo de Paleteada 2021 trouxe para a maior pista do Cavalo Crioulo os momentos vividos no campo por todos aqueles que convivem diariamente ao lado do cavalo: mulheres, amigos, irmãos, pais e filhos, famílias e também campeões do Freio de Ouro. Além disso, tudo o que aconteceu nesta Final Nacional de Paleteadas, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, pode ser acompanhado por milhares de pessoas através das transmissões ao vivo nos canais oficiais da ABCCC. Ao todo foram 2984 animais que participaram deste ciclo de Paleteadas, subindo posições até chegar a grande final, que aconteceu neste domingo (10), onde os 10 melhores paleteadores, entre os 40 finalistas da Força A, foram consagrados na pista de Esteio. Esta final ainda distribuiu R$ 20 mil reais em premiações*

 

Força A traz campeão inédito e um multicampeão

Com uma média final de 76,500 pontos, a dupla Mario dos Santos Suñe e Carlos Silva Loureiro de Souza foi consagrada a Campeã Nacional de Paleteada - Força A deste ciclo. Montando a égua Campana Espiga e o cavalo Campana Condado, ambos da criação de Mário Moglia Suñe, a dupla, que vinha com um bom desempenho consistente ao longo dos três dias de prova, garantiu a elevação ao topo do pódio após atingir 25 pontos de média na etapa deste domingo. 

 

Conhecido nas Paleteadas por todo o Estado e por países vizinhos, Carlos Silva Loureiro de Souza, mais conhecido como Caco Souza, traz na bagagem várias conquistas alcançadas, incluindo o título máximo da Força A da Paleteada em 2020, além de levar para casa o título da “Copa do Mundo do Cavalo Crioulo”, na ExpoFICCC 2018. Ao formar a dupla com o “amigo-irmão” Mario Suñe, Caco recorda: “Os nossos pais sempre foram muito amigos e por essa amizade, eu sempre convivi muito na casa do Mario e, como ele bem disse, a gente tem uma amizade de irmãos. Um irmão mais novo que eu tenho e graças a Deus tive a oportunidade de começar a correr com ele bem novo, com 14 anos, e vi já vários títulos do Mario em diversas modalidades”. O ginete destaca o merecimento de Mário ao ser campeão e vice-campeão num mesmo ciclo: “Ele merece e não é de hoje. Isso podia ter sido há muitos anos, mas hoje completou tudo o que ele merece. E que venham muitos mais títulos!”. 

 

Satisfação e orgulho, duas palavras que resumem a emoção de, pela primeira vez, sagrar-se campeão nacional de Paleteada para o ginete Mario dos Santos Suñe. Logo após a premiação, Suñe também fala em “apenas agradecer a todos, à família, principalmente agradecer meu ‘irmão’. Eu comecei no costado dele e hoje a gente tá aqui podendo ser campeões juntos. Era um sonho e esse sonho graças a Deus se concretizou. Apenas agradecer a todos”.

 

>>> Clique aqui e faça o download do ranking final da Força A

 

Julgamento confirmou expectativas na Força A

Foram exatos 1555 “autorizados” falados pelo narrador oficial do Cavalo Crioulo, Bruno Silveira e, ao lado dele, a dupla de jurados que acompanhou cada detalhe da prova, Alexandre Pons Suñe e Rafael Geiss Terra. Para os avaliadores, esta final de Paleteada da Força A superou as expectativas, provando que a modalidade está cada vez mais competitiva. “Corridas fantásticas e claro, a decisão não ficou para a última corrida. Uma agradável surpresa”, declarou Suñe que, ao lado do colega, também parabenizou os proprietários, criadores e ginetes que fizeram dessa competição um espetáculo. “De encher os olhos”, confessa.

 

Do outro lado, o companheiro de placas agradece por dividir a tribuna com alguém que admira. “É uma verdadeira escola estar ao lado do Alexandre nesses quatro dias de provas”, comenta. Para Rafael Geiss, as corridas de boi trazem uma emoção única para quem lida dia a dia com o cavalo. “É muita emoção para nós que viemos do campo e que corre vaca com os amigos e com a família. Aqui a gente julga, dá nota, mas ao mesmo tempo torce por cada competidor que entra em pista”, finaliza o jurado. 

 

>>> Clique aqui e saiba tudo sobre os resultados da final da Força B

  

Transmissão ao vivo do início ao fim

Com a apresentação da jornalista Estela Facchin e comentários do técnico Rouget Gigena Wrege, a Final Nacional de Paleteadas foi transmitida na íntegra e ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC: Youtube Cavalo Crioulo Oficial e Facebook, além do site e aplicativo. Após o encerramento da transmissão todas as etapas podem ser conferidas no canal oficial da ABCCC no Youtube. No instagram @cavalocrioulooficial você encontra mais detalhes e bastidores da prova.

 

 

O ciclo 2021 da Paleteada conta com o patrocínio de Supra e Vetnil, e com a parceria de Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca e Cabanha do Parque.

 

 

CONFIRA O RESULTADO DA FINAL NACIONAL DE PALETEADA

 

FORÇA A

 

1º Lugar

Mario dos Santos Suñe com Campana Espiga

Carlos Silva Loureiro de Souza com Campana Condado

Nota: 76,500

 

2º Lugar

Mario dos Santos Suñe com Campana Viño Tinto

Armando Duarte Silveira com Campana Zelo

Nota: 76,000

 

3º Lugar

André Luiz de Oliveira Eggres com Atrevido do Rama Negra

Adolfo Fabian San Martin Vargas com Maleva do Recanto Crioulo

Nota: 75,500

 

4º Lugar

Leonardo Silveira com Peão Campeiro da Escondida

Matheus Pontes Silveira com OEA Alecrim

Nota: 72,250



As demais colocações da Paleteada Força A você encontra clicando aqui

 

Selo de Raça

Entrosada do Calin

 

Ginete Destaque - Prêmio Aluízio Perez

Mario dos Santos Suñe

 

Melhor cavalo paleteador

Campana Viño Tinto

 

Cabanha vencedora do ranking de Paleteadas

Estância Nazaré