Logo -
sombra

Henrique Prata e Leandro Baldissera prestigiam a Final do Freio de Ouro em Esteio

01 DE OUTUBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 01 DE OUTUBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Do Rodeio para o Freio: a ABCCC teve o prazer de receber, nas arquibancadas da pista principal do Cavalo Crioulo nesta Final de Freio de Ouro, grandes personalidades do rodeio no Brasil, os criadores Henrique Duarte Prata e Leandro Baldissera. Juntos, eles são sócios da Pro Horse, que há mais de 10 anos trabalha com genética de cavalos de rodeio trazidos dos Estados Unidos ao Brasil. Neste ano em que as finais do Freio e do rodeio de Barretos não coincidem, Leandro e Henrique, que admiram a raça Crioula, aproveitaram a chance de conferir as provas de perto pela primeira vez: “Somos apaixonados pelo Cavalo Crioulo, por isso estamos aqui”, contou Henrique. 

Embora tenha como foco do seu trabalho os cavalos estadunidenses, Leandro Baldissera, recordista de títulos do rodeio de Barretos, tem uma relação antiga com a raça crioula: “Tenho uma paixão muito grande pelo cavalo crioulo porque meu pai é gaúcho e por ele eu conheci a raça. Tive um Crioulo com 14 anos e ainda tenho alguns, pra laçar comprido. Sempre gostei”, contou. O criador ainda menciona que tem planos de investir no treinamento de um dos seus exemplares crioulos, para começar: “Tem um sangue muito bom”, disse. 

Um dos mais antigos criadores da raça Quarto de Milha no Brasil, Henrique Duarte Prata também é um admirador do cavalo Crioulo: “Na nossa gestão de fazenda, a gente gosta de cavalo de habilidade, de lida. Eu não crio, mas tenho Crioulos na lida, no campo, e são cavalos muito versáteis e dóceis”. Acompanhando as disputas desta Final desde o primeiro dia, ele aplaudiu a forma como é organizada a competição em Esteio: “Estou impressionado. O processo é muito inteligente, a forma que se valoriza o animal e a suas funções através das provas de morfologia e habilidade. Eu vejo as provas na televisão e sempre tive muita vontade de vir ver porque acho muito bonito. Estou muito feliz de ver pessoalmente”.  Para o criador, o Cavalo Crioulo tem bastante a ensinar às demais raças: “Ano que vem, quero voltar. Tenho muito o que aprender aqui”, elogiou.

Nesta quinta-feira, a dupla de Barretos assistiu às provas funcionais das Fêmeas desde a Tribuna Mário Fernando Bruce Suñe, recepcionados pelo Presidente da ABCCC Onécio Silveira Júnior, pelo Vice-Presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais Eduardo Suñe e o Executivo da Comissão de Provas Funcionais Eduardo Azevedo. O jurado André Rosa, de Santa Catarina, e o recordista de Rédeas Gilson Diniz também estavam presentes na ocasião.