Logo -
sombra

Morfologia define as primeiras parciais na Final do Freio de Ouro 2021

29 DE SETEMBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 29 DE SETEMBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

A principal pista do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, foi o palco das primeiras emoções que envolvem a grande Final do Freio de Ouro 2021. Depois de serem admitidos tecnicamente por Luciano Corrêa Passos e admissão veterinária feita pelo médico veterinário Eduardo Almeida da Silveira na terça-feira (28), 82 exemplares (sendo 39 fêmeas e 43 machos) entraram em pista nesta quarta-feira (29) para a primeira fase de avaliação: o julgamento morfológico. A etapa a cabresto colocou na liderança parcial dois exemplares com longa trajetória morfológica e funcional. 

 

 

Ao atingir 8.000 pontos de média morfológica na manhã desta quarta-feira (29), a égua que foi Freio de Ouro em 2019 e retornou às pistas da raça neste ciclo, puxou a fila entre as fêmeas da Final do Freio de Ouro 2021. Com uma longa trajetória, Campana Vicuña se destaca também nas provas morfológicas desde 2012, tendo em seu currículo prêmios na Morfologia Expointer e Morfologia FICCC. A zaina é criada por Mário Moglia Suñe, exposta nessa final por Cláudio Luiz de Lima Curi Hallal, Cabanha Lagoa do Sol, Rio Grande/RS. A égua é conduzida por José Fonseca Macedo nesta fase final do ciclo da raça. 

 

>> Clique aqui para ver a planilha parcial da etapa morfológica da categoria Fêmeas

 

O Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeão e Campeão Cavalo Adulto da Morfologia Expointer de 2018, dentre outros méritos em sua trajetória, é quem puxa a fila morfológica entre os machos. Querendon do Recanto Crioulo, filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, teve a expressiva média morfológica de 9.00 pontos, ficando à frente entre os 43 concorrentes. Criado por Adelmo Hess, exposto por Vinicius e Rafaela dos Santos e Renaro Cardoso, estabelecimento Cabanha Dom Vico e Melodia, Santiago/RS, foi domado por Francisco Kuhn e vem sendo conduzido nesta final pelo ginete Gabriel Viola Marty.

 

>> Clique aqui para ver a planilha da parcial morfológica da categoria Machos

 

Avaliadores definem as primeiras notas da final

Nas fêmeas, a etapa morfológica reuniu cerca de 22 éguas com notas acima de 7,000 pontos, tendo também 9 exemplares com médias acima de 7,500. Marcada pela homogeneidade, as fêmeas avançam para a primeira etapa funcional. “Um julgamento muito bom e com um grupo bastante homogêneo e composto. Esta vai ser uma prova muito competitiva na categoria, pois a questão funcional vai ser decisiva para a pontuação e classificação das éguas”, comenta Telmo Raimundi Ferreira, jurado na categoria. Ao lado dele, Ciro Manoel Canto Freitas e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves completam o time de avaliadores responsáveis pelas notas do grupo de fêmeas presentes.

 

Na categoria Machos as filas foram ordenadas pelos jurados Luís Rodolfo Machado, Telmo de Oliveira Peixoto e Thiago Schilling de Ávila. Com médias morfológicas expressivas, que chegaram a atingir a casa dos 9,000 pontos, a categoria também conta com fortes nomes funcionais. “A categoria machos vem mais uma vez provar de que estamos no caminho certo quando se fala em morfologia. Nas etapas funcionais, que (para a divisão dos Machos) começam na sexta, nós esperamos que estes exemplares também consigam provar sua funcionalidade”, declara Telmo Peixoto. 

 

Etapa final com transmissão ao vivo

Em mais um ciclo que o distanciamento se fez presente, a raça uniu-se através das televisões, tablets e smartphones. A transmissão ao vivo das semifinais contou com mais de 990 mil visualizações ao vivo só nas mídias do Cavalo Crioulo, com espectadores espalhados pelo país e pelo mundo. Nas redes sociais da ABCCC também foi possível conferir uma cobertura completa dos bastidores das provas e atualização em tempo real. Na grande Final do ciclo 2021 não poderia ser diferente: você acompanhará todas as emoções do Freio de Ouro ao vivo. Com cobertura completa da disputa através de diversos canais de transmissão, será possível assistir as atividades ao vivo pelo Facebook, YouTube, aplicativo e pelo site oficial da Associação, e também pelo Lance Rural, além de acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram

 

A Final do Freio de Ouro 2021 terá a apresentação da jornalista Estela Facchin. Trazendo conhecimento técnico durante as transmissões, estarão comentando os técnicos credenciados à ABCCC Felipe Caccia Maciel e Daniel Rossato Costa. Saiba mais sobre os apresentadores e comentaristas clicando aqui. No domingo a reportagem em pista será de Leôncio Severo.

 

Para aqueles que desejarem acompanhar as etapas decisivas pela televisão, no domingo (03 de outubro), a fase final também terá transmissão através do sinal do Canal do Criador (disponível na tv parabólica digital e analógica, pela Sky 166 ou NET 197 e 697).

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

facebook.com/freiodeouro

instagram.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/freiodeouro.2020

www.cavalocrioulo.org.br

Lance Rural

 

O ciclo 2021 do Freio de Ouro tem o patrocínio de Facta Financeira, Massey Ferguson, Supra e Vetnil, além do apoio de Correaria Dima, Mopo e Canal do Criador.

 

Confira a programação completa:

30/09/2021 – Quinta-feira

08h30 – Início da prova de And/Fig/VSP/Esb – Freio de Ouro (Fêmeas - Box 01 ao 23)

12h – Intervalo

14h – Continuação da prova de And/Fig/VSP/Esb – Freio de Ouro - (Fêmeas - Box 24 ao 43)

18h30 - LIVE: Comissão Jovem convida Camila Telles (lounge do restaurante, com transmissão ao vivo nas mídias do Cavalo Crioulo)

20h - Remate ao vivo: Leilão Ano VII: Estância Vendramin (com retransmissão nas mídias do Cavalo Crioulo Oficial)

 

01/10/2021 – Sexta-feira

08h30 – Início da prova de And/Fig/VSP/Esb – Freio de Ouro (Machos - Box 44 ao 65)

12h – Intervalo

14h – Continuação da prova de And/Fig/VSP/Esb – Freio de Ouro (Machos - Box 66 ao 87)

 

02/10/2021 – Sábado

8h - Prova de Mangueira - 1ª fase – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

14h - Prova de Campo - 1ª fase – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

19h - Entrega especial de prêmios Ciclo 2021 (Cabanha Marcheira, Cabanha Laço de Ouro, Copas Morfológicas, Premiações Freio de Ouro 2020 e Troféu Domador do Ano) - Área de convivência do Cavalo Crioulo (no espaço ao lado do Tattersall)

20h - Live de Lançamento do Livro "Coração de Cavaleiro - A arte de Vilson Souza"

 

03/10/2021 – Domingo

13h - Prova de Mangueira – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

Sequência - Prova Bayard/ Sarmento – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

Sequência - Prova de Campo – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

Sequência - Entrega de prêmios - Freio de Ouro

Sequência - Entregas troféus Ranking Funcional e Copas do Criador