Logo -
sombra

Comemorando 80 anos de história, SCCCU participa da 116ª Expo Prado

16 DE SETEMBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 16 DE SETEMBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Independente do resultado das competições que vão acontecer neste final de semana durante a 116ª Expo Prado, em Montevidéu-Uruguai, para toda a comunidade crioulista não faltarão motivos para comemorar. Na mesma temporada em que se celebram os 80 anos de história da Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai (SCCCU), a presença da raça Crioula na Exposição faz jus à data e é a maior dos últimos anos em termos de quantidade, com um total de 114 animais inscritos nas provas de Morfologia e Paleteadas desta sexta (17) e sábado (18). 

Organizada pela Associação Rural do Uruguai, que também completa uma idade emblemática em 2021 - 150 anos, a Expo Prado, iniciada no dia 10, abrigou as primeiras atividades da raça crioula na tarde de hoje, com a admissão dos animais para a competição morfológica que ocorre amanhã, começando às 8h30 e com entrega de prêmios marcada para as 19h30. Quem terá a responsabilidade de avaliar os animais e definir os ganhadores é um brasileiro: o técnico credenciado à ABCCC - e membro do Conselho Deliberativo Técnico da Associação - Rodrigo Albuquerque Py. 

Três vezes jurado da Morfologia na Expointer, em Esteio, Rodrigo, que iniciou como técnico em 1999, já passou também pela pista do Prado em ocasiões memoráveis, tendo julgado uma classificatória ao Freio de Ouro e uma final da FICCC no local. Como avaliador da aguardada exposição morfológica da Expo Prado, porém, está fazendo sua estreia: “É uma satisfação poder atuar como jurado nessa pista que, junto com as de Esteio e Palermo, é uma das mais importantes no mundo do cavalo crioulo. Ainda mais quando se trata dos 80 anos da SCCCU”, conta. E acrescenta: "Para mim é motivo de muita honra estar representando a ABCCC aqui. Espero realizar um bom trabalho e que seja uma exposição extremamente exitosa”.

Após a competição morfológica, a programação da SCCCU na Expo Prado segue com as Paleteadas no sábado. O julgamento fica a cargo de Agustin Vergara e Federico Sosa. Esta será a primeira credenciadora da modalidade no ciclo 2022, após a conclusão do ciclo 2021 no dia 5 de setembro, durante a Final Nacional em Rivera. 

As atividades da SCCCU na Expo Prado serão transmitidas através dos canais oficiais da Sociedade.

A Expo Prado

A Expo Prado - Exposición Internacional de Ganadería y Muestra Agroindustrial y Comercial, evento organizado pela Associação Rural do Uruguai e realizado anualmente no Rural del Prado, em Montevidéu, é a mais importante exposição agro realizada no país. Lá, se lançam produtos para o setor agropecuário, se comercializam animais de variadas raças e espécies, e se permite a criadores de mais de 40 raças mostrar o seu criterioso trabalho de seleção, competindo pela excelência.