Logo -
sombra

Segunda etapa do ciclo 2021 de Enduro é concluída em Cachoeira do Sul

14 DE SETEMBRO DE 2021 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

No último sábado, dia 11 de setembro, a região central do Estado do Rio Grande do Sul recebeu a segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro da Raça Crioula, no município de Cachoeira do Sul. A edição da modalidade foi realizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cachoeira do Sul em parceria com a Cabanha Armorial. No total, 33 conjuntos participaram da prova que iniciou às 7 horas da manhã e acabou por volta das 14 horas do mesmo dia, com a cerimônia de premiação. 

 

Um fato importante é que os troféus utilizados na premiação tinham a imagem de José Antônio Machado, um dos 10 melhores enduristas do mundo e que também participava da prova. Além dele, outra presença ilustre: André Vidiz, vice-campeão mundial de Enduro Equestre em 2021. Ambos participaram da etapa pela Cabanha Armorial. A prova teve a presença técnica de Rouget Gigena Wrege, e do Chefe dos Veterinários, Leandro Freitas. 

 

 

Além de auxiliar na realização da prova, a ABCCC ainda disponibilizou, através do setor de Provas Funcionais, uma equipe de cronometragem especializada, o que resultou no bom andamento da etapa. “Pela primeira vez no enduro nós contamos com uma equipe de cronometragem de São Paulo, que realiza enduros pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e também das Federações Estaduais. Foi o que possibilitou que tivéssemos resultados muito precisos e de forma online, auxiliando ainda mais nos processos. Um sucesso”, declara Isadora Herrmann, integrante da Subcomissão de Enduro da ABCCC. 

 

Confira os resultados:

 

Categoria 80 km.

1º Lugar

Diogo Arce com Luna Del Camino

 

2º Lugar

Arthur Alexander Junguitu com Naipe Del Camino

 

3º Lugar

Cesar Galeano com Capanga do Rincão dos Xucros

 

Categoria 80 km - Inter-raças

1º Lugar

Alisson Nievas com Contra Punto (Anglo-Árabe)

 

2º Lugar

João Pedro Suñé Martins da Silva com Cedrillo La Invernada

 

Categoria 50 km.

1º Lugar

Carolina Ohana Costa Bundt com CM Samuel dos Cinco Salsos

 

2º Lugar

Daniela Campos com Taboada dos Faria

 

3 Lugar

Natália Marins de Oliveira com Agata da Reserva do Jaguel

 

4º Lugar

André Vidiz com Oportuna Del Camino

 

5º Lugar

José Antonio da Silva Machado com Ojo Al Cristo Del Camino

 

6º Lugar

Eduardo dos Santos Silva de Freitas com Sonhadora II do Rincão dos Xucros

 

Categoria 30 KM A - Até 12 anos. 

1º Lugar

Martin de Araújo com Hermosa Del Camino

 

2º Lugar

Joana Zambrano dos Santos Silva com Gaiteira do Rincão dos Xucros

 

Categoria 30 KM B - Maiores de 12 anos. 

1º Lugar

Amanda Oliveira da Luz com Falta Invido Tape

 

2º Lugar

Guilherme Quincozes Borges com Nanquin do Rapador

 

3º Lugar

Moisés Corrêa Bragamonte com OF La Barca

 

4º Lugar

Martin Tavares Mastrangelo com Quinteto Armorial

 

 

Entenda o que é o Enduro 

O Enduro testa a resistência tanto do cavalo como do ginete. A disputa possui três categorias: Iniciante A e B (30km), Intermediária (50km) e Principal (80km). Enduro é uma prova que visa a observar o conjunto entre cavalo e cavaleiro, na qual ambos buscam superar seus limites no que diz respeito à resistência, velocidade e capacidade de recuperação frente a obstáculos naturais, terrenos e distâncias variadas. Como em outros esportes equestres, o Enduro procura preservar a integridade física do ginete e dispensa uma atenção muito especial à saúde, bem-estar e futuro atlético do equino, tornando, assim, um esporte em que as exigências físicas dos competidores cavalo/cavaleiro são elevadas ao extremo, mas com muita cautela e prudência por parte dos profissionais envolvidos neste tipo de competição.