Logo -
sombra

É dada a largada na 19ª Marcha Anual de Resistência

26 DE JUNHO DE 2021 - ATUALIZADA EM 26 DE JUNHO DE 2021 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Quando se trata da Marcha Anual o tempo é o trunfo: nem avançar nem retroceder, mas, na resistência, manter a constância do começo ao fim. São 750km que serão percorridos em 15 dias pelos 36 conjuntos que fazem parte da 19ª edição da Marcha Anual de Resistência da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e 28ª Marcha de Resistência de Jaguarão - edição que também carrega o nome de Antônio Joaquim de Lemos Piúma, o “tio Nico”. Iniciando na manhã de sábado (26), às 8h da manhã, os exemplares deram a largada no Sindicato Rural de Jaguarão/RS. Percorrendo a primeira etapa de 15km, a cavalhada teve a companhia das equipes e veterinários, todos mantendo à risca o distanciamento e os cuidados exigidos pelo protocolo sanitário de combate à COVID-19. Na parte da tarde, às 14h, os marcheiros percorreram o segundo percurso de 15km e assim cumpriram o primeiro dia de prova.   

 

>>> Clique aqui e faça o download do catálogo da 19ª Marcha Anual de Resistência

 

Concentrados em revisar todos os detalhes da prova, os competidores foram recepcionados pela abertura oficial da prova que faz parte dos três pilares máximos da raça - juntamente com o Freio de Ouro e a Morfologia. Para o coordenador da subcomissão de Marcha, Luiz Mário Queirolo Diaz, a prova teve cuidado especial com o protocolo de distanciamento. “Com todos os protocolos sanitários em dia, a prova está acontecendo da melhor forma possível. Tivemos muito apoio da associação, do núcleo e  também do Sindicato de Jaguarão. A prefeitura também teve um papel importante para o andamento da prova”, completa.

 

A Marcha Anual de Resistência continua neste domingo (27) com a etapa de 40 quilômetros, divididos no turno da manhã - com largada marcada para às 07 horas - e turno da tarde. Todos os detalhes do segundo dia de prova você acompanha pelo instagram oficial do Cavalo Crioulo @cavalocrioulooficial.

 

A 19ª edição da Marcha

 

Foram exatos 30 dias de concentração na Estância São Gabriel, em Jaguarão. Como uma das principais regras, pasto de qualidade e água eram as únicas condições ofertadas à manada que faz parte da 19ª edição da Marcha, para que todos largassem com as mesmas condições alimentícias. Após todo este tempo de preparo, os animais juntaram-se aos seus cavaleiros e assim percorrem 750 quilômetros no período de 15 dias. Sendo conhecida como patrimônio histórico do estado do Rio Grande do Sul, a Marcha Anual de Resistência de 2021 recepciona os conjuntos no dia 10 de julho, momento em que será conhecido o nome daqueles que levarão os títulos e certificados para casa. 

 

 

>>> Clique aqui e faça o download do regulamento da Marcha Anual de Resistência



Uma homenagem a Antônio Joaquim de Lemos Piúma “Tio Nico”

 

A 19ª Marcha Anual de Resistência, que também contempla a 28â edição realizada em Jaguarão/RS, leva um nome simbólico para quem carrega a modalidade do lado esquerdo do peito: Antônio Joaquim de Lemos Piúma (in memorian), também conhecido pelos amigos queridos por “Tio Nico”, terá seu nome eternamente lembrado quando o assunto for a Marcha de Resistência, em especial a do ciclo 2021. No entanto, muito antes disso, sempre esteve ligado aos méritos que se consagraram ao longo do tempo e fizeram a Marcha ser o que é - um dos três pilares da raça Crioula que exalta a caracterÍstica impressa nos exemplares do Cavalo Crioulo espalhados pelo Brasil e o mundo. 

 

Grande amigo do homenageado da Marcha FICCC 2019, Luiz Carlos Cassal de Albuquerque, Tio Nico tornou a modalidade ainda mais especial desde que passou a fazer parte dela. Um homem de longas e boas histórias, da conversa fluida e sem pressa - tão rara nos tempos atuais - que desde a 5ª edição trouxe os cavalos para passar os 15 dias de prova em seus campos e de sua família, tornando-se um intermediário do acontecimento, ano a ano. Para os organizadores, é uma homenagem mais do que merecida, visto que ele soube fazer as tradições perdurarem pela posteridade, influenciando, inclusive, seus quatro filhos a darem seguimento à paixão.