Logo -
sombra

Retomada do Freio do Proprietário indica marca histórica para a modalidade

13 DE MAIO DE 2021 - ATUALIZADA EM 13 DE MAIO DE 2021 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Em um retorno significativo para ciclo 2021, o Freio do Proprietário retoma as seletivas da modalidade neste final de semana, entre os dias 14 e 16 de maio, na Cabanha Rio Bonito, em Ponta Grossa/PR, com 45 conjuntos inscritos, prometendo ter o maior número de confirmados de todas as credenciadoras ao Freio do Proprietário. As disputas da modalidade também acontecem em outras localidades do Sul do país na mesma data, como em Esteio/RS, no Parque de Exposições Assis Brasil e em Bagé/RS, na Associação Rural do município. Todas as disputas ocorrem dentro dos protocolos sanitários e de distanciamento social necessários para o enfrentamento à Covid-19.

Para o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário, Fernando Gonzales, o retorno dos proprietários para as pistas do Cavalo Crioulo é um desejo de quem já participa da modalidade e também para quem estava se preparando para entrar na disputa. “A comissão tem essa função de fazer a interlocução entre associação e participantes e estávamos curiosos para saber como seria essa retomada em virtude da pandemia. Para a nossa grata surpresa e felicidade, já contamos com um número recorde de participantes em uma das três provas de retorno ao ciclo 2021”. Ainda, segundo o coordenador, a comissão conta com mudanças em seu regulamento, visando fomentar ainda mais a modalidade. “Até o ciclo passado, somente os dois primeiros conjuntos se habilitavam ao ranking recebendo 12 pontos. Porém, com a mudança, 50% dos participantes nas credenciadoras terão a chance de se habilitar à final recebendo também a pontuação necessária. Essa manobra foi feita para que as nossas provas reúnam um maior número de participantes, dentro do protocolo sanitário, e também para auxiliar no sentido econômico de quem participa”, conclui.

Na diretoria do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Caminho das Tropas (NCCCT) de Ponta Grossa/PR, que em parceria com a Cabanha Rio Bonito realizará a prova, o entusiasmo para a retomada da modalidade vem ao encontro do empenho e do trabalho de ambos em tornar possível o retorno das disputas em meio à pandemia do novo coronavírus. “Nossa primeira preocupação foi atender e seguir todos os protocolos sanitários impostos pela ABCCC e também pelos órgãos públicos de saúde. Com o exemplo do ano passado, nós vimos que era possível trazer o protocolo da Santa Casa para cá e agora o implementamos tal qual: máscaras, álcool em gel e medição de temperatura logo na entrada”, comenta Felipe Augusto Beckert Marcondes, presidente do Núcleo.

Para o núcleo, o interesse dos proprietários da região em fazer parte da prova vem crescendo a cada ciclo, e a realização das etapas credenciadoras da modalidade se torna um anseio não só do público, mas também do próprio núcleo. “Nossa região tem um grande potencial para o Freio do Proprietário e a nossa intenção como núcleo é seguir em frente com essa ideia. Este ano a prova está grande, ano que vem será maior ainda”, finaliza o presidente.

O trio de jurados que irão avaliar a prova é composto pelos técnicos Ivens Ortigari, Luciano Corrêa Passos e Gustavo Arhanitsch. A avaliação técnica fica a cargo de Rafael Fagundes Sant’anna.

Programação do evento:
13/05
8h30min - 1º Fase Redomão Amigos
16h - Concentração de Machos
17h - Admissão

14/05
8h30min - 1º Fase Proprietário e Jovem

15/05
8h30min - Mangueira Proprietário e Jovem
13h30min - Paleteadas prop

16/06
8h - Final Jovem e Proprietário
13h30min - Final Redomão Amigos