Logo -
sombra

ATUALIZADO: ABCCC tem novo calendário para 2021

11 DE MARçO DE 2021 - ATUALIZADA EM 28 DE MAIO DE 2021 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Adaptada ao cenário mundial e em virtude das alterações nas bandeiras em cada cidade, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) reformulou o calendário oficial para o ciclo 2021 divulgado anteriormente em outubro do ano passado. Assim como a readaptação do cronograma 2020 por conta da pandemia do novo Coronavírus, todas as mudanças foram realizadas em prol da continuidade da seleção da raça com segurança. Para isso, cada modalidade contará com regras específicas (confira abaixo).

Entre os principais destaques do novo cronograma estão as datas do Bocal de Ouro, Classificatória Aberta e Final do Freio de Ouro. De acordo com o gerente de Provas Funcionais, Exposições Morfológicas e Expansão, Gérson de Medeiros, a ABCCC, diante do atual cenário, a solução foi adiar ao máximo o calendário para não prejudicar a temporada, sem interferir no próximo ciclo. “A Classificatória Aberta, que é considerada a maior do ciclo, ficaria na mesma data da Expointer junto à final da Morfologia. Assim, o Freio de Ouro fica para outubro em um evento único”, explica.

 

Importante: todas as credenciadoras ao Freio de Ouro que constam no calendário abaixo são de organização da ABCCC. Credenciadoras promovidas pelos Núcleos são atualizadas no site da ABCCC, na aba Eventos/Calendário e podem ser agendadas com o setor de Provas com 30 dias de antecedência.   

 

*Calendário atualizado dia 07/05/2021

 


As Exposições Passaportes também seguem dentro do planejamento e calendário a parte. regido sob as seguintes regras:
- eventos já agendados não podem ter suas datas alteradas;
- o núcleo promotor deverá apresentar a autorização local (prefeitura e IVZ) até 15 dias antes da data agendada. Caso o prazo não seja cumprido, o evento será cancelado;

- IMPORTANTE: as vagas restantes, das passaportes canceladas/não realizadas, serão remanejadas e preenchidas através das prévias morfológicas.

 

 

* Calendário atualizado dia 28/05/2021

 

🔶 Os Núcleos de Criadores dos municípios de Pelotas/RS, Campo Grande/MS, Caxias do Sul/RS, Carazinho/RS, Araranguá/RS, Cuiabá/MT, Encruzilhada do Sul/RS, Avaré/SP, Ponta Grossa/PR, Canguçu/RS, São Borja/RS e Santo Ângelo/RS comunicaram à Associação o cancelamento das atividades sob a sua organização, em razão de não terem conseguido obter as autorizações necessárias para a realização das seletivas em seus municípios.

 



REGRAS DE PARTICIPAÇÃO DAS FINAIS DE MODALIDADES NO CICLO 2021:

CAMPEREADA
Limite de 50 vagas.
Os trios credenciados têm vaga garantida.
Os trios livres garantem sua vaga por ordem de inscrição.
Os trios livres que não conseguirem garantir vaga ficarão como reservas e serão chamados para participar da prova em caso de desistências.

CRIOULAÇO
Inscrições limitadas:
Duplas: 100 força A / 150 força B / 200 força C
Laço Criador: 50 força A / 50 força B / 50 força C
Potros de Ouro: 80 vagas
Laço Prenda: 80 vagas
Será dada preferência às duplas classificadas.
Não haverão categorias não oficiais.
As vagas do acampamento serão limitadas por ordem de inscrição.

DOMA DE OURO
60 vagas conforme o ranking da modalidade.

FREIO DO PROPRIETÁRIO
48 vagas por categoria.
Os ranqueados habilitados (com 12 pontos) têm vaga garantida no caso de haver até 48 ranqueados na categoria.
As vagas remanescentes terão inscrição livre. No caso de haver mais inscritos do que vagas remanescentes, será realizada seletiva com limitação de 48 concorrentes.

FREIO JOVEM
24 vagas por categoria.
Os ranqueados habilitados (com 12 pontos) têm vaga garantida no caso de haver até 24 ranqueados na categoria.
Vagas remanescentes com inscrição livre. No caso de haver mais inscritos do que vagas remanescentes, será realizada seletiva com limitação de 24 concorrentes.

INCLUSÃO DE OURO
Os ginetes serão classificados por meio de seletiva virtual com devido acompanhamento.
*A ABCCC está estudando a possibilidade de realizar uma seletiva para ginetes inéditos. Qualquer atualização será noticiada no site e redes sociais da Associação.

MOVIMIENTO A LA RIENDA
Livre participação, dando-se preferência aos ranqueados, respeitando o limite de vagas definido pelo artigo 5º do regulamento.
Preferência por ordem de inscrição para os participantes não ranqueados caso faltem vagas.

PALETEADA
120 duplas mais bem ranqueadas no ranking nacional (força A).
40 duplas mais bem ranqueadas no ranking nacional (força B).

PROVA DE CASTRADOS
Livre participação.

RANCH SORTING
Não tem limite de vagas.
Participação livre.