Logo -
sombra

Primeira fase concluída na programação de Credenciadoras do Núcleo Sul Catarinense

05 DE FEVEREIRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 06 DE FEVEREIRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

As seletivas do Núcleo Sul Catarinense chegam à sua reta final após o término da primeira fase da 10º Credenciadora de Inéditos e 2ª Credenciadora Aberta. Neste sábado (6), os desafios da lida com o gado movimentaram as parciais e determinaram quem são os conjuntos que seguem em busca de vagas no ranking para as classificatórias: entre os exemplares inéditos, 16 animais (oito fêmeas e oito machos) seguem na corrida, enquanto na competição da Aberta, 12 concorrentes (seis fêmeas e 6 machos) se garantiram no domingo decisivo.

Enquanto eram cumpridas as provas de Mangueira I e Campo I, quando o gado impôs a imprevisibilidade natural destas etapas, houve movimentação das parciais. Ao fim do dia, os exemplares que chegam com a vantagem da liderança são Cordeona da Aguada e RE Mate Amargo-Te na Credenciadora de Inéditos; e Fina Flor da Raupp e Militar da Cabanha Santa Fé, que aliás não saiu da primeira colocação desde a etapa morfológica, na seletiva Aberta.

 

>> CLIQUE E VEJA AS PARCIAIS ATUALIZADAS



Dando continuidade às atividades do Freio de Ouro 2021, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebe desde a sexta-feira (5), as seletivas do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense. Ao todo, 48 conjuntos - 18 na prova Aberta e 30 na de Inéditos - começaram a prova na principal pista do Cavalo Crioulo e disputam colocações no ranking para as etapas classificatórias.

Sexta-feira de avaliação morfológica e início das funcionais

Iniciando pelo julgamento morfológico, realizado no turno da manhã, o trio de jurados - composto por Cláudio Neto de Azevedo, Felipe Caccia Maciel e Flávio Piegas - avaliou os conjuntos, ordenando as filas e definindo assim os quatro exemplares que avançaram com a vantagem das primeiras lideranças da seletiva. Na Credenciadora Aberta, a ponta ficou por conta de Butiá Estampa II (nas Fêmeas) com 8,100 de média e Militar da Cabanha Santa Fé (nos Machos) com 7,267 pontos. Já na fila de Inéditos, com 7,433 de média, Onça Para do Capão da Ronda-TE (Fêmeas) e As Malke Estribo (Machos) com 7,550, largaram na ponta da parcial.

Seguindo as atividades das Credenciadoras, a tarde deu lugar ao desafio funcional com as provas de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, mexendo com a ordenação parcial dos concorrentes. Na seletiva entre os inéditos, nova líder nas Fêmeas: Cordeona da Aguada, que obteve 18,906 de média; já na categoria Machos a posição se manteve com As Malke Estribo, que chegou à nota de 18,467. Na outra disputa, a Credenciadora Aberta, também teve novo destaque entre as fêmeas: NMJ Diana assumiu a primeira colocação com 18,700; enquanto na divisão Machos o cavalo Militar da Cabanha Santa Fé manteve o posto de líder ao obter 18,878 de parcial.


Protocolo sanitário e de distanciamento social
Dando segmento ao rígido protocolo sanitário e de distanciamento social da ABCCC, que visa o combate à proliferação do novo Coronavírus, o acesso ao parque segue sendo restrito somente às pessoas ligadas diretamente às atividades e à equipe participante, sendo elas: dois expositores, um tratador, um veterinário e um ginete. As especificações são por animal.


Assista e acompanhe todos os detalhes
A Credenciadora conta com transmissão ao vivo, na íntegra, pelos canais oficiais da ABCCC. A apresentação é de Rodrigo Rodrigues Teixeira, técnico credenciado à ABCCC,. Além disso, siga a cobertura dos bastidores também através do nosso perfil no Instagram (@cavalocrioulooficial).


Confira a programação das seletivas:

Domingo - 7 de fevereiro
8h - Fase final com etapas de Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II

A Credenciadora conta com o patrocínio de Dom Joaquim Nutrição Animal, Ezequiel Artigos Gaúchos, Luana D’Avila Arquitetura Absoluta, Vetnil, Labvet Sul, Cabanha Maior, Cabanha Chapéu Tapeado, Cabanha Boa Vista, Cabanha Cala Bassa, BT Basca, Cabanha Camboim, Cabanha Maufer, Cabanha ICO, Cabanha Encantto, BT La Compostella, Agro Tamareira, Cabanha Sede Velha e com o apoio de Lampana Fotografia Rural e Caverá Country Park.