Logo -
sombra

Comitiva do Piauí visita sede da ABCCC para iniciar novo Núcleo

26 DE JANEIRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 26 DE JANEIRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Na manhã desta terça-feira (26), a equipe da ABCCC recebeu em Pelotas/RS os criadores Alberto Alencar e Leonardo Bueno da Costa, vindos diretamente do estado do Piauí, da região nordeste do país. O objetivo? Assinar oficialmente a fundação de um Núcleo voltado aos crioulistas da região, fomentando essa importante área de expansão da raça. A comitiva foi recepcionada pela gerência e diretoria da ABCCC.


Dentre o grupo estava o criador Alberto Alencar, que deve liderar o Núcleo Piauiense de Criadores de Cavalos Crioulos (NPCCC). “Hoje, a gente busca firmar essa parceria, essa oficialização do nosso núcleo com a ABCCC, para podermos levar para lá eventos oficiais, como Vaquejada, Crioulaço, Team Penning, Ranch Sorting, Marcha, todos esses atributos que o Cavalo Crioulo consegue passar para o criador e montador”, disse.


Da esq. à direita: gerente de Provas Funcionais, Exposições Morfológicas e Expansão, Gérson de Medeiros; subgerente de Provas Funcionais, Exposições Morfológicas e Expansão, Gabriela Islabão; Superintendente do Setor de Registro Genealógico, Frederico Araújo; criadores Alberto Alencar e Leonardo Bueno da Costa; e vice-Executivo da Comissão de Provas Funcionais, Eduardo Neto de Azevedo

 

A fundação do primeiro Núcleo na região Nordeste do país foi celebrada pelo vice-presidente de Núcleos e Expansão da ABCCC, Fellipe Ribas Boratto, por representar na prática o crescimento do Cavalo Crioulo. "É um trabalho que iniciou lá atrás pela ABCCC, no trabalho com a Vaquejada e todo um fomento que foi feito. O Nordeste é uma região extremamente consumidora de cavalos, que gosta da competição, principalmente a vaquejada e o laço comprido. Esse Núcleo do Piauí vai ser um marco, como uma base do nosso cavalo lá, de fomento, de expansão, de promoção e divulgação do Cavalo Crioulo nessa região tão importante. É o resultado de um trabalho de Expansão que vem sendo feito há anos pela Casa, um trabalho bem feito, que também mostra o quão universal é o Cavalo Crioulo”.


Um grande passo em direção ao crescimento da raça
No mês de outubro de 2020, o analista de expansão Bruno Marques, ao lado do técnico Romeu Koch e do auxiliar administrativo de expansão Pedro Oliveira, esteve pessoalmente realizando a Gira Técnica em um estado muito próximo do Piauí: o Tocantins. Após rodar aproximadamente três mil quilômetros de estrada, foi possível ver de perto as necessidades específicas dos criadores de lá, além de como o Cavalo Crioulo pode contribuir na lida a campo e ainda ser um bom aliado quando o assunto é esporte - clique relembre.