Logo -
sombra

Nota de falecimento: Ciro Manoel de Andrade Freitas

16 DE JANEIRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 16 DE JANEIRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) informa o falecimento de Ciro Manoel de Andrade Freitas, aos 76 anos de idade, neste sábado (16) em Alegrete/RS.

Alegretense, médico veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e produtor rural, foi um criador expressivo nas três espécies: ovinos, bovinos e equinos, sendo que, entre os cavalos, dedicou a vida inteira ao Cavalo Crioulo. Ao lado do irmão José Inácio, participou das primeiras provas funcionais em Jaguarão/RS com a Cabanha Escondida - no que viria a ser o Freio de Ouro. Depois, à frente da Cabanha São Marcos com o afixo Quilapy, produziu éguas de referência tanto funcional quanto morfologicamente.

Dentro da ABCCC foi um dos primeiros e mais importantes jurados da Casa, participando ativamente de inúmeros Freios de Ouro e Exposições Morfológicas, além de presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Aos 76 anos, deixa a esposa Lilly do Canto Freitas e os filhos Ciro Manoel Canto de Freitas, Christina Canto de Freitas (ambos jurados da ABCCC), Carmela Canto de Freitas e Mariana de Freitas Caminha, além de tio e padrinho do ex-vice-presidente Técnico e jurado Vinícius Guedes Freitas.

O sepultamento vai ocorrer neste sábado (16), às 17 horas, na Funerária Angelus em Alegrete/RS.