Logo -
sombra

A comunidade crioulista é campeã do Ranch Sorting 2020

31 DE OUTUBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 31 DE OUTUBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Representatividade. Essa é a palavra capaz de traduzir a mescla de pessoas de diferentes idades e gêneros, que é uma característica pertencente à modalidade oriunda dos Estados Unidos. Afinal, os competidores se dividem nas categorias Aberta, Família, Feminina, Jovem e Mista; e com tantos perfis distintos dentro de uma mesma competição, a comunidade crioulista é, de fato, a campeã - e mais uma vez, apesar dos desafios impostos por um ano pandêmico.

Após quase quatro horas de aparte e duelo contra o cronômetro, as duplas vencedoras colocaram suas botas sobre o pódio do Ranch Sorting 2020 - que chegou à sua terceira edição oficial dentro da raça Crioula. A decisão reuniu 31 duplas na noite deste sábado (31), na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Assim como nas demais finais oficiais da modalidade, o julgamento ficou a cargo de Luciano Cardoso.

Apesar da impossibilidade de um ciclo normal em 2020, aos vencedores a ABCCC ofertou R$ 7.500 de premiação em dinheiro*, dividida nas categorias Aberta, Família, Feminina e Mista.

*sujeita à retenção do Imposto de Renda na fonte, na forma da lei

Os paulistas no pódio da categoria Aberta
Os cavaleiros da Liga Leste Paulista marcaram presença tanto na Campereada como no Ranch Sorting. Conquistando o primeiro e segundo lugares da categoria Aberta, garantiram boa parte da premiação do evento. O cavaleiro João Salla Neto, vice-campeão da Aberta, representou os demais competidores em entrevista e destacou o trabalho em conjunto entre Rio Grande do Sul e São Paulo.

“A prova foi muito boa. A gente faz essa integração SP-RS, tem o treinamento dos Cavalos Crioulos em São Paulo. Pra gente é muito bom desenvolver o trabalho, mostrar o Ranch Sorting pelo Brasil”, destacou João Salla, que também classificou-se para a segunda fase da Campereada.

A visão do jurado
Luciano Cardoso julgou todas as três finais oficiais de Ranch Sorting da ABCCC. Satisfeito com o desempenho dos participantes em 2020, frisou a alta nota de corte que foi dada para a fase final da decisão: 7 bois. “Eu achei este ano bem equilibrado, muito surpreso por ser um ano de pandemia. Eu vi uma evolução muito grande, tanto que o parâmetro para classificar à final foram sete bois. Gostei de ver muita família participando, que esse é objetivo da prova, é uma prova de inclusão”, parabenizou.

Mudança de nomenclatura
Com o objetivo de aproximar ainda mais a prova, a modalidade a partir do ciclo 2021 passa a se chamar Aparta Boi-Ranch Sorting. A novidade foi divulgada durante a decisão, em Esteio/RS.

A representatividade transmitida ao vivo
Por meio do site da ABCCC, do Youtube Cavalo Crioulo Oficial e também do Facebook ABCCC - Cavalo Crioulo Oficial, o público pôde assistir ao vivo à final de Ranch Sorting, que foi apresentada pela jornalista Estela Facchin e comentada pelo técnico Ricardo Guazzelli Martins. Além disso, bastidores e demais informações são tradicionalmente divulgadas em tempo real pelas mídias sociais da associação, especialmente no Instagram @cavalocrioulooficial.

A Final Nacional de Campereada-Team Penning e Ranch Sorting tem o patrocínio da Supra, além do apoio das cabanhas parceiras: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.

 

Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):

Categoria Aberta
1º lugar


Paulo Angelo de Moraes montando TCP Folgado e Euripedes Rodrigues Gomes Júnior montando Companheiro 33 da Quinta
10 bois - 60’250

2º lugar
Rafael Grilo da Cruz montando Necajô Estaca e João Salla Neto montando Flash Back da Analina
10 bois - 74’704

3º lugar
Itamar Gonçalves Franco montando Décimo Cala Bassa e Gabriel Bortolotto Peters montando Estradeira San Peters
10 bois - 82’544

Categoria Família
1º lugar


Silvio Machado da Costa montando Atrevida da Vitória Velho e Tatiana Velho de Azevedo montando Engano da Vitória Velho
1 boi - 11’776

2º lugar
Tatiana Velho de Azevedo montando Destemida da Vitória Velho e Silvio Machado da Costa montando Atrevida da Vitória Velho
1 boi - 70’764

Categoria Mista
1º lugar


Silvio Machado da Costa montando Atrevida da Vitória Velho e Tatiana Velho de Azevedo montando Engano da Vitória Velho
2 bois - 65’916

2º lugar
Tatiana Velho de Azevedo montando Engano da Vitória Velho e Antonio Sidnei Pereira de Souza montando Galponeira Asps
2 bois - 68’951