Logo -
sombra

Categoria Machos se destaca nas provas de percurso do Freio de Ouro 2020

25 DE SETEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 25 DE SETEMBRO DE 2020 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Show de placas pretas nesta sexta-feira, 25 de setembro, na final do Freio de Ouro 2020. Durante as Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas, a emoção invadiu o peito dos apaixonados por Cavalos Crioulos que acompanharam as performances dos 79 exemplares na pista de Esteio/RS - tanto de casa quanto diretamente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Com destaque para as provas da categoria Machos, caracterizadas pelo alto nível de competitividade, a etapa de Mangueira I marcada para o sábado (26) promete ser de muita expectativa. Afinal, a disputa entre os craques vem apresentando alternância nas posições e imprimindo dificuldade no alcance ao pódio. E assim deve permanecer até o domingo, último dia. 

 

Com 20,556 de média após And/Fig/VSP/Esb, Fantástico de São Pedro saiu da segunda colocação conquistada na etapa morfológica (com 8,500 de média) direto para a liderança. O cavalo montado por Fábio Teixeira da Silveira (atual ginete Freio de Ouro e Bocal de Ouro) é um dos dez animais da final trazidos pelo ginete e foi 6º colocado no Freio de Ouro 2019. Fantástico também fez campanha morfológica, sagrando-se 4º Melhor Potranco Menor na Expointer 2015 e foi Reservado Campeão Potrillo na FICCC da Argentina no mesmo ano. Com muita facilidade de realizar os movimentos, ganhou os pontos máximos nas andaduras, sendo consideradas as melhores do dia com 10, 10 e 10 de nota. 

 



No entanto, logo abaixo dele, na segunda colocação, Reservado do Liscano-TE fez a prova que mais gerou interação do público que acompanhou a transmissão ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC. Sem esconder a emoção, o ginete Ricardo Gigena Wregue vibrou a costura dos fardos quase perfeita, não fosse um deslize que diminuiu a nota por não manter o equilíbrio. Mas que não tirou o brilho da prova. “Uma prova de encher os olhos”, comentou Cláudio Neto de Azevedo, comentarista desta final. Seguido dele, está o Bocal de Prata 2020, Zêzere do Canguçu, e o multicampeão, Colibri Matrero.

 

Éguas bem posicionadas nas semifinais do ciclo também marcaram presença no ranking parcial das fêmeas. Inclusive, no topo dele: Jaguel Nueve Lunas, montada pelo ginete Freio de Ouro FICCC 2018, Claudio dos Santos Fagundes, garantiu 20.572 de média entre as fêmeas - menos de 16 décimos de diferença do líder nos machos. A menos de um ponto da segunda colocada, Divindad 42 Nombrado, a zaina colorada vai para o terceiro dia do Freio de Ouro com desempenho funcional que comprova o destaque dos animais mais novos na competição.

 

 

+ Clique aqui e confira as parciais da categoria FÊMEAS, após a 1ª etapa funcional do Freio de Ouro 2020

+ Clique aqui e confira as parciais da categoria MACHOS, após a 1ª etapa funcional do Freio de Ouro 2020

+ Clique aqui e relembre a etapa Morfológica

 

 

Cobertura completa do início ao fim
Que o Cavalo Crioulo é digital, todo o apaixonado pela raça sabe. Através dos canais oficiais da ABCCC, o público confere ao vivo a transmissão das provas pelo Facebook, YouTube e site oficial da Associação, além de acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram @cavalocrioulooficial. As atividades também serão retransmitidas através do site do Lance Rural. A apresentação será da jornalista Estela Facchin, que já cobriu 13 Finais do Freio de Ouro. No último dia (27) a apresentadora assume a reportagem em pista e quem assume a apresentação é o estreante Leôncio Severo, radialista que trabalha com a raça Crioula desde 2013. Agregando conhecimento técnico às transmissões, os comentários ficam a cargo de Cláudio Neto Azevedo, médico veterinário e técnico da raça há 10 anos e Alexandre Pons Suñe, técnico credenciado à ABCCC há 20 anos.

PROGRAMAÇÃO 
26 de setembro de 2020 (sábado)
8h - Prova de Mangueira - 1ª fase (Fêmeas e Machos)
14h - Prova de Campo - 1ª fase (Fêmeas e Machos)

27 de setembro de 2020 (domingo)
12h - Início da transmissão ao vivo
12h30 - Abertura oficial do 39º Freio de Ouro
13h - Prova de Mangueira - Fase Final
14h45 - Prova Bayard/ Sarmento - Fase Final
15h50 - Prova de Campo - Fase Final
17h - Entrega de prêmios do 39º Freio de Ouro

 

O ciclo do Freio de Ouro 2020 conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, Get Track, Facta e Massey Ferguson e com o apoio do Lance Rural e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.