Logo -
sombra

Expo FICCC 2021: confira o sistema de classificação que forma a delegação brasileira

21 DE SETEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 17 DE MARçO DE 2021 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

ATUALIZAÇÃO DE DATA E LOCAL:

A 16ª edição da Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (Expo FICCC 2021), que já havia sido prorrogada em razão da situação mundial de enfrentamento à Covid-19, agora tem data e local marcados: 17 a 21 de novembro de 2021, no Parque da Associação Rural do Prado, na capital uruguaia Montevidéu. A informação foi anunciada através de comunicado oficial da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai

 

 

Após a confirmação de data e local da Expo FICCC 2021, chega o momento de conhecer como será formado o time que representa o Brasil na disputa marcada entre os dias 19 e 25 de abril do próximo ano, no Centro de Convenções em Punta Del Este, departamento de Maldonado, no Uruguai, sob a organização da Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay. O sistema de classificação para selecionar a delegação brasileira, definido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), determina os critérios para preenchimento das 64 vagas disponíveis para o país em cinco diferentes modalidades. 

 

Para as disputas do Freio de Ouro (12 vagas), Morfologia (30 vagas), Paleteada (10 vagas) e Movimiento a La Rienda (6 vagas), a seleção de animais, duplas ou conjuntos habilitados para preencher as vagas disponíveis se baseia nos melhores colocados das finais nacionais destas modalidades nos últimos três ciclos antes da Exposição. Ou seja, em 2018, 2019 e 2020 (conforme listagens detalhadas a seguir). Já para a Paleteada Internacional (6 vagas), o critério toma por base os melhores classificados na última edição da FICCC, já que esta não é uma prova oficialmente praticada pela ABCCC, sendo disputada somente neste evento. Com isso, a única modalidade que ainda terá seletiva para completar as vagas disponíveis é a Morfologia. Para isso, está marcada uma prévia morfológica, nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Informações sobre inscrições, tanto para a prévia quanto para os já classificados, serão divulgadas em breve também aqui pelas nossas mídias oficiais.

 

Importante salientar que o número total de vagas de cada seletiva na FICCC é dividida igualmente entre os quatro países integrantes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Cabe a cada associação, dentro de seu território, a definição de como vão ser completas estas vagas. No caso do Brasil, logo após o término da última edição, ainda em 2018, os membros da Associação Brasileira já se reuniram para definir os critérios descritos abaixo - e que devem seguir sendo base e modelo do Brasil para as próximas edições. 

 

Confira a seguir os detalhes e critérios de seleção de cada modalidade da Expo FICCC 2021: (ou baixe o sistema de classificação da delegação brasileira em PDF clicando aqui)

 

 


 

Veja também:

Expo FICCC 2021: evento internacional ocorre em abril, no Uruguai