Logo -
sombra

Ciclo 2020 é avaliado em reunião anual de jurados

12 DE SETEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 12 DE SETEMBRO DE 2020 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Um dos momentos mais importantes do ano acontece anualmente do lado de fora das pistas da raça. Pouco antes das finais na Expointer, é nos bastidores que os jurados responsáveis pelas semifinais, além dos demais que integram as listas 1 e 2 da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), se reúnem para debater, detalhe a detalhe, os julgamentos da respectiva temporada e da próxima. O objetivo? Passar o “pente fino” nas avaliações e votar o que precisa ser modificado no regulamento para o próximo ciclo - atividades que já são tradicionais no calendário do Cavalo Crioulo e que, neste ano, aconteceram durante os dias 11 e 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

A atividades ocorreram em dois momentos. Na sexta-feira (11), os jurados que atuaram nas semifinais do Freio de Ouro desta temporada analisaram juntos os julgamentos através das filmagens dos animais em pista, captadas pelo cinegrafista Carlos Tuca Gianotti. Somente no Freio de Ouro, o ciclo contou com 5 classificatórias nacionais e 2 internacionais (Argentina e Uruguai), onde 439 animais animais passaram pelos julgamentos (227 fêmeas e 212 machos). Por isso, a seleção foi criteriosa. E quem conduziu o debate foi o coordenador do Colégio de Jurados, Leandro Amaral.

No dia seguinte, foi a vez dos avaliadores das Listas 1 e 2. Na prática, a Reunião de Avaliação 2020 envolve um contexto de decisões. Funciona da seguinte forma: a Comissão de Provas Funcionais (CPF) seleciona os pontos mais importantes a serem discutidos, leva para uma próxima reunião juntamente com o Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e as duas comissões expõem os itens para votação entre os jurados. “A gente discute regulamentos, questões que devem ser alteradas a partir das demandas que surgiram de participantes e ginetes, e o que ficar definido entre as duas comissões é votado na reunião de avaliação com os jurados lista 1 e 2”, explica o integrante da Comissão de Provas Funcionais (CPF), Eduardo Azevedo. A partir disso, as alterações passam a valer no próximo ciclo.


+ Na ocasião, também foram definidos os jurados responsáveis pelo Freio de Ouro 2020. Clique aqui para conferir os trios.