Logo -
sombra

Criador paulista é eleito presidente pela primeira vez na história da ABCCC

02 DE SETEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 03 DE SETEMBRO DE 2020 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

O cavalo que conquistou os costumes do Sul do País vem sendo reconhecido nas lidas das regiões mais centrais a cada ano que passa. Neste cenário, de grande expectativa para a aderência da raça Crioula pelo Brasil, assume Onécio Prado Júnior o cargo de presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (02), os presentes aclamaram a chapa única do crioulista de São Paulo para cumprir o biênio 2020/2022 da Entidade.

 

Criador há 15 anos, Onécio já integrou a diretoria da Associação outras três vezes. Foi vice-presidente de Comunicação e Marketing nas gestões de José Luiz Lima Laitano (2014/2016) e de Eduardo Moglia Suñe (2016/2018), e vice-presidente Administrativo Financeiro na gestão de Francisco Kessler Fleck (2018/2020). O proprietário da Estância Tamareira é reconhecido pela constante presença  de seus animais na pista da grande final da raça. Seu mais recente marco em Esteio/RS havia sido a conquista do bicampeonato do garanhão de sua criação, JA Libertador, no Freio de Ouro dos anos de 2015 e 2018.

 

Presidente do biênio 2018/2020 da ABCCC, Francisco Kessler Fleck acredita que entrega a administração da Entidade com sensação de dever cumprido - com um primeiro ciclo cheio de marcos, felicidades e números recordes, e um segundo, tímido mas satisfatório. “Como o mundo todo, fomos tomados de surpresa por essa pandemia, mas acho que conseguimos, dentro da dificuldade, terminar muito bem”, conclui.  A gestão que assumirá a partir do mês de outubro deste ano reconhece o êxito do trabalho que vem sendo realizado pela Associação e também almeja repetir sucessos. “Cada dia é um desafio novo, mas temos que dar sequência ao trabalho que foi feito. Algumas coisas queremos inovar, mas o importante é darmos sequência e valorizarmos o nosso cavalo, nossos associados e a associação”, sustenta Onécio.  

 

Por si só, pelo elemento cavalo, ele é extraordinário por sua competência, pela sua característica como animal, e isso facilita muito o nosso trabalho. Temos um “produto” excepcional, é muito fácil. Temos apenas que ter o trabalho de levá-lo para as pessoas conhecerem. A partir do momento que se conhece, vai ser fácil sedimentar e ele tomar o lugar dele” [Novo presidente da ABCCC, Onécio Prado Junior, sobre o Cavalo Crioulo] 

 

 

Nova diretoria da ABCCC, junto do presidente do biênio 2018/2020, Francisco Fleck

 

A chapa aclamada conta também com dois nomes que já passaram pela presidência da ABCCC em outros momentos e ambos possuem um pensamento em comum: será difícil, mas nada impossível, superar os desafios após a pandemia, principalmente na reestruturação das provas. José Luiz Lima Laitano, agora vice-presidente Técnico, pretende, além de reestruturar os critérios de julgamento, formação e avaliação dos jurados, realizar uma formatação no colégio de jurados. “Queremos também tentar levar para o associado mais investimento nas suas relações como associado e tentar muito fortemente diminuir o custo disso”, defende. 

 

Eduardo Moglia Suñe, agora vice-presidente de Provas Funcionais e Exposições Morfológicas, acredita que os desafios serão muitos, mas com uma equipe unida será fácil superá-los. “É uma responsabilidade muito grande trabalhar junto com o seu Onécio, todos os outros vice presidentes, com toda a casa que já tivemos oportunidade em um passado recente de realizar, acredito eu, um bom trabalho”, diz.

 

Novos ventos

Além da presença de nomes que foram consolidados na chefia da Entidade em outras gestões, a administração de Onécio Prado Júnior apresenta também criadores relativamente novos no mercado da raça, com perfis modernos e exemplos de sucesso. É o caso do vice-presidente de Núcleos, Fellipe Ribas Boratto, que já ocupava o cargo de Diretor de Núcleos da Região 7; e da vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais, Camilla Menezes, que anteriormente já havia ocupado a coordenadoria do setor de Comunicação da Associação. 

 

Outro criador de peso foi convidado para integrar uma nova pasta dentro do time. A estreia do cargo de vice-presidência Jurídica ficou nas mãos do advogado Gilberto Rodrigues de Freitas, proprietário da Cabanha Santa Fé. Há quatro anos na Casa, Freitas vai para sua terceira gestão como membro da diretoria. “Nós, como criadores, também temos as nossas dúvidas, queremos esclarecimentos. Então essa aproximação que com a diretoria pode auxiliar bastante. Penso que foi com esse intuito que o presidente Onécio me chamou”. 

 

No dia 12 de outubro a nova diretoria tomará posse, na sede da ABCCC, e a cobertura completa você confere no site e redes sociais oficiais do Cavalo Crioulo.

Confira a equipe que assumirá a gestão 2020/2022:

 

DIRETORIA EXECUTIVA️️

 

▪️️️ PRESIDENTE: Onécio Silveira Prado Júnior

▪️️️ VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO: Cesar Augusto Rabassa Hax

▪️️️ VICE-PRESIDENTE TÉCNICO: José Luiz Lima Laitano

▪️️️ VICE-PRESIDENTE DE EXPOSIÇÕES E PROVAS FUNCIONAIS: Eduardo Moglia Suñe

▪️️️ VICE-PRESIDENTE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COMERCIAIS: Camilla Menezes

▪️️️ VICE-PRESIDENTE DE NÚCLEOS: Fellipe Ribas Boratto

▪️️️ VICE-PRESIDENTE JURÍDICO: Gilberto Rodrigues de Freitas

▪️️️ PRIMEIRO SECRETÁRIO: André Luis Vaz Machado

▪️️️ SEGUNDA SECRETÁRIA: Márcia Mascarenhas Linhares

▪️️️ PRIMEIRO TESOUREIRO: Marcelo Tellechea Cairoli

▪️️️ SEGUNDO TESOUREIRO: Miguel Scarpellini Campos

 

 

CONSELHO FISCAL

Evaldo Francisco da Rosa, Evaristo Tagliari Neto, Frederico Wolf, Gustavo Weiand (suplente), Ricardo Felipe Sperotto Terra (suplente) e Sérgio Turra (suplente)

 

CONSELHO DELIBERATIVO TÉCNICO

Carlos Gonçalves Marques Neto, Daniela Ferrari Pessano Cantarelli, Luiz Fernando Piccinim, João Francisco Silveira da Silveira e Rodrigo Albuquerque Py