Logo -
sombra

Classificatória Aberta: etapa morfológica dá início à seletiva

27 DE AGOSTO DE 2020 - ATUALIZADA EM 27 DE AGOSTO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

O primeiro dia da última Classificatória ao Freio de Ouro 2020 revelou as melhores médias morfológicas dentre os 89 animais participantes - 46 fêmeas, 43 machos - nesta quinta-feira (27), em Esteio/RS. Mais uma vez o Parque de Exposições Assis Brasil foi palco para a seletiva da raça Crioula. Desta vez, quem iniciou com a média parcial mais alta foi Basca Amora, com 8,217 nas fêmeas, e Reservado do Liscano-TE, com 7,817, nos machos.

Clique aqui e acesse as parciais da etapa morfológica - categoria fêmeas
Clique aqui e acesse as parciais da etapa morfológica - categoria machos

Assim como na Classificatória Gaúcha Sul, quando saltou à liderança naquela ocasião à liderança com 8,000 de média, Basca Amora voltou a puxar a fila das fêmeas na atual Classificatória Aberta. Porém, desta vez, a média foi superior: 8,217. A moura rabicana é de propriedade da Cabanha Basca de Uruguaiana/RS e exposta por Mariana Franco Tellechea e Filhos. O ginete é Fabio Teixeira da Silveira. A égua traz no sangue a herança morfológica de Basco Onássis e Basca Quitanda, além do avô paterno BT Lucero e bisavô La Invernada Hornero.

 

BASCA AMORA - 8,217


Nos machos, com média de 7,817, Reservado do Liscano-TE puxou a fila na etapa morfológica. Criado por Pietro e Giuliano Pereira Zanetti e exposto por Pietro Pereira Zanetti, na Fazenda Liscano, em Pelotas/RS. Filho de Festeiro do Itapororó e Las Misiones Que Guapa, o colorado douradilho credenciou-se em Rio Grande/RS, tendo atingido 19,937 de média na seletiva. O ginete é Ricardo Gigena Wrege.

 

RESERVADO DO LISCANO-TE - 7,817


Clique aqui e acesse o catálogo da Classificatória Aberta

A avaliação é realizada pelos trios de jurados formados por Daniel Rossato Costa, Gustavo Silveira Rodrigues e Lauro Varela Martins, nas Fêmeas, e Leonardo Rodrigues Teixeira, Rodrigo Albuquerque Py e Telmo Raimundi Ferreira, nos Machos.

A poucos galopes do 39º Freio de Ouro
Após quatro Classificatórias nacionais (incluindo a atual Aberta) e duas internacionais (Argentina e Uruguai), nas quais foram admitidos 439 animais (227 fêmeas e 212 machos), o 39º Freio de Ouro se aproxima: de 21 a 27 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS - clique aqui para saber mais. Na disputa final serão 96 classificados, além das duas defesas de título.

>> Acompanhe o ranking dos animais classificados e reservas até o momento <<

Todas as atividades seguem o protocolo sanitário e de distanciamento social que estipula, entre outras ações, que o acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil durante as atividades é restrito. A entrada é permitida somente às equipes cadastradas previamente, sendo vetado o acesso ao público. O que se estende também para os animais, tendo ingresso livre somente os cavalos que estão listados no Catálogo do evento. A equipe de orientadores salienta que é proibida a entrada de crianças menores de 12 anos.

Acompanhe ao vivo
Como de costume, a ABCCC leva as emoções do ciclo de Freio de Ouro até você. Para transmitir as melhores imagens e passar informações em tempo real, uma equipe de cerca de 15 profissionais está trabalhando neste momento. A apresentação de quinta-feira a sábado fica por conta de Estela Facchin, que está acompanhada do técnico credenciado à ABCCC, Felipe Caccia Maciel. No domingo decisivo, Leôncio Severo assume a apresentação, com a Estela na pista entrevistando os participantes. Os bastidores você acompanha por meio das redes sociais da ABCCC: site, Instagram, Youtube e Facebook.

Onde assistir
▶ youtube.com/cavalocrioulooficial
▶ facebook.com/cavalocrioulooficial
▶ facebook.com/freiodeouro
▶ www.cavalocrioulo.org.br
▶ www.lancerural.com.br (retransmissão)

 

O ciclo do Freio de Ouro 2020 conta com o patrocínio de Facta, Get Track, Massey Ferguson, Supra e Vetnil - e com o apoio do Lance Rural e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.


A programação da Classificatória Aberta

26 de agosto (quarta-feira)
10h – Confirmação de Machos (Técnico Jorge Aginelo do Nascimento)
13h – Início do Exame de Admissão – Classificatória Categoria Fêmeas
15h – Fim do Exame de Admissão – Classificatória Categoria Fêmeas
15h – Início do Exame de Admissão – Classificatória Categoria Machos
17h – Fim do Exame de Admissão – Classificatória Categoria Machos
*Admissões por ordem de colete

27 de agosto (quinta-feira)
8h – Julgamento Morfológico – Classificatória Categoria Fêmeas
14h – Julgamento Morfológico – Classificatória Categoria Machos

28 de agosto (sexta-feira)
7h30 – Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas – Classificatória Categoria Fêmeas
Continuação - Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas – Classificatória Categoria
Machos

29 de agosto (sábado)
8h – Prova de Mangueira 1 – Classif. Cat. Fêmeas e Machos
14h – Prova de Campo 1 – Classif. Cat. Fêmeas e Machos

30 de agosto (domingo)
8h - Início da transmissão ao vivo da fase final
8h30 – Fase Final (Mangueira 2 / Bayard-Sarmento / Campo 2) - Classif. Cat. Fêmeas e Machos
Continuação – Entrega de Prêmios