Logo -
sombra

Prévia RS 01: mais 104 animais seguem com chance de chegar à decisão morfológica

09 DE AGOSTO DE 2020 - ATUALIZADA EM 09 DE AGOSTO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Após mais um final de semana com filas expressivas apresentadas na pista do Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS, pudemos conhecer mais um grupo de animais que segue com chances na disputa por uma das 200 vagas na Exposição Nacional da Raça Crioula. Dos 174 exemplares admitidos na Prévia Morfológica RS 01, 104 foram pré-selecionados entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã deste domingo (9), através da avaliação dos técnicos credenciados à ABCCC, Carlos Marques Gonçalves Neto, Daniel Rossato Costa e Luciano Correa Passos. Até o momento, dois terços das atividades pré-seletivas à final foram concluídas. 

+ Clique aqui e confira a lista dos 15 animais pré-selecionados nas categorias Potranco Menor e Potranco Maior

+ Clique aqui e veja a lista dos 24 pré-selecionados nas categorias Cavalo Menor e Cavalo Adulto

+ Clique aqui e confira a lista das 43 pré-selecionadas nas categorias Potranca Menor e Potranca Maior

+ Clique aqui e confira a lista das 22 pré-selecionadas nas categorias Égua menor e Égua Adulta

 

 

Nesta atividade, as fêmeas vieram em maior número se comparadas aos machos: 110 éguas passaram pela análise, o que equivale a 62% do total de participantes. As categorias de Potrancas (maiores e menores), por sua vez, representaram 41% dos inscritos na atividade, comprovando que cada vez mais a raça mostra seu standard morfológico desde a iniciação dos animais nas exposições, com a força dos exemplares mais jovens sempre evidente.

Ao final das três Prévias, 250 nomes serão elencados pelos técnicos avaliadores - 200 com vaga garantida na grande final da raça e 50 reservas. Não há número exato para seleção de cada categoria. “Será evidenciada primeiro a qualidade, e não a quantidade”, disse o gerente de Provas Funcionais, Exposições Morfológicas e Expansão da ABCCC, Gerson de Medeiros. Apesar de ser um ano atípico, devido à pandemia do novo Coronavírus, não houve queda no número de animais apresentados em pista. “Praticamente se equiparou ao ano passado, com as Passaportes”, avaliou.

+ Clique aqui e confira o catálogo completo da Prévia Morfológica RS 01

 


Próxima seletiva
Todas as atividades morfológicas que completam o ciclo 2020 da Morfologia do Cavalo Crioulo estão sendo concentradas em Esteio, dentro do protocolo sanitário e de distanciamento social necessário. Para a equipe da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), organizadora da seletiva, o modelo que mais se encaixou neste cenário atual foi o de prévias. “Fizemos então a primeira, das regiões 5, 7 e 8 e para o Rio Grande do Sul dividimos entre RS 01 e RS 02. Balanceamos o número de animais para não passar o teto da ocupação e assim conseguimos dar sequência no ciclo”, explica Gerson.

A Prévia RS 02 está agendada para acontecer entre os dias 19 e 23 de agosto. O número de inscritos na última oportunidade de pré-selecionar animais para a I Exposição Nacional da Raça Crioula será divulgado em breve, bem como o catálogo.

Relembre a dinâmica
Os expositores dos animais serão liberados para ingressar no parque de acordo com as categorias avaliadas em pista no dia correspondente à programação. Dessa forma, a equipe com acesso autorizado e responsável por cada exemplar poderá assistir à prova somente no dia em que seu respectivo box estiver em apresentação. Assim, após o término da avaliação, os animais são liberados para deixar o parque e evitar aglomerações.

Ao todo, o ciclo 2020 da Morfologia contará com três atividades Prévias e, ao final de cada uma delas, será anunciada a lista de animais que seguem na disputa por uma vaga na final morfológica, em Esteio/RS, que neste ano passa ser chamada Exposição Nacional da Raça Crioula. A lista oficial dos animais habilitados a participar da decisiva será divulgada na semana posterior à última prévia do calendário.

O ciclo da Morfologia 2020 conta com os patrocínios de:
FACTA: Empréstimo Rápido e Fácil
SUPRA: Mais do que produtos, resultados!
VETNIL: Receita de Campeões
Apoio: Santa Casa de Porto Alegre

Cabanhas parceiras: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.