Logo -
sombra

Sob chuva e frio, etapa morfológica é definida na Classificatória Gaúcha Sul

16 DE JULHO DE 2020 - ATUALIZADA EM 16 DE JULHO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Com o céu nublado e tempo chuvoso desta quinta-feira (16), a Classificatória Gaúcha Sul finaliza sua primeira etapa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A avaliação morfológica feita pelos jurados destacou Basca Amora e Guitarreiro Fortacho, que terminaram o dia em vantagem em suas respectivas categorias. Agora, as 31 fêmeas e 29 machos seguem para o segundo dia de provas encarando os ciclos funcionais rumo à busca pela vaga na disputa da final do Freio de Ouro 2020.

Na ponta da categoria Fêmeas, Basca Amora sobressaiu com a companhia do ginete Charles Fagundes, cravando sua primeira média em exatos 8 pontos. Propriedade da Cabanha Basca de Uruguaiana/RS, a égua é exposta por Mariana Franco Tellechea e Filhos. Em sua análise de conformação, Amora trouxe no sangue a herança do pai Basco Onássis, que conta com memorável desempenho em sua campanha morfológica, e também da mãe Basca Quitanda. Ainda em sua linha genealógica paterna, a égua traz BT Lucero como avô e o grande reprodutor La Invernada Hornero como bisavô. A moura rabicana exibe sua genética física em pista desde 2016. Mas foi em 2018 que iniciou suas disputas funcionais como exemplar inédito no Bocal de Ouro, onde também se distinguiu no topo da fase morfológica.

 


BASCA AMORA (líder etapa morfológica categoria Fêmeas)

 

>>> CONFIRA A PARCIAL MORFOLÓGICA DA CATEGORIA FÊMEAS

Na categoria Machos o destaque foi para Guitarreiro Fortacho. Ele, que é filho de Aqui Estoy Fortacho e Zarapataia de São Pedro, também carrega a potência do sangue Hornero, tanto na linha paterna quanto na materna. Mais do que puxar a fila com uma expressiva média de 7,750 - colocando-se no topo da disputa morfológica -, ele também conta com importantes experiências. Destacou-se na Credenciadora Aberta de Esteio/RS em 2020 e traz consigo a participação na final do Freio de Ouro de 2019. O tordilho é apresentado pelo ginete Fagner Crescencio Espíndola, sendo propriedade da Cabanha Dacosta, Winck e Cabanha Fortacho de Santa Rosa do Sul/SC e Aceguá/RS, foi exposto por Dacosta Agropecuária, Andrigo Winck e Thiago Ávila.

 

GUITARREIRO FORTACHO (líder etapa morfológica categoria Machos)

 

>>> CONFIRA A PARCIAL MORFOLÓGICA DA CATEGORIA MACHOS


Mesmo com chuva, os dois trios de jurados formado por Fábio Muricy Camargo, Luis Rodolfo Machado e Otávio de Aragão Oliveira, na categoria Fêmeas, e por João Francisco Silveira da Silveira, Leonardo Alberton Ardenghy e Rodrigo Albuquerque Py na categoria Machos, avaliaram os exemplares minuciosamente, formando assim as filas que definiram as colocações. Em ambas as categorias - Fêmeas e Machos - , mais de 10 animais registraram notas acima de 7 pontos na parcial.

Etapa funcional nesta sexta-feira

Com a etapa Morfológica finalizada, o primeiro dia de provas funcionais inicia nesta sexta-feira (17), às 8h30min. A competição, que busca definir os 16 melhores exemplares - 8 fêmeas e 8 machos - classificados para a decisão, apresentará uma nova parcial entre os concorrentes com as etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas.

Acompanhe ao vivo


A semifinal contará com transmissão ao vivo, na íntegra, pelos canais oficiais. A apresentação é dos jornalistas Estela Facchin e Sandro Fávero, já os comentários ficam a cargo do técnico credenciado à ABCCC, Rodrigo Rodrigues Teixeira. Através do WhatsApp (53) 99955-5695, você pode interagir com o time, que está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas técnicas e receber os recados de quem nos acompanha. Além disso, siga a cobertura dos bastidores também através dos nossos perfis no Instagram (@cavalocrioulooficial e @freiodeouro.2020)..

Onde assistir

▶ youtube.com/cavalocrioulooficial

▶ facebook.com/cavalocrioulooficial

▶ facebook.com/freiodeouro

▶ www.cavalocrioulo.org.br


Funcionamento e acesso ao Parque

Seguindo o protocolo sanitário de distanciamento social previamente divulgado através dos canais da ABCCC, o acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil é restrito. A entrada é permitida somente para as equipes cadastradas previamente e o acesso do público está vetado. O que se estende também para os animais, tendo ingresso livre somente àqueles cavalos que estão listados no Catálogo do Bocal. A equipe de orientadores salienta que é proibida a entrada de crianças menores de 12 anos.


O ciclo do Freio de Ouro 2020 conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, Get Track e Facta e com o apoio do Lance Rural e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

17 de julho (sexta-feira)
08h30 – Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas – Classificatória Categoria Fêmeas
13h30 - Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas – Classificatória Categoria Machos

18 de julho (sábado)
8h30 – Prova de Mangueira 1 – Classif. Cat. Fêmeas e Machos
14h – Prova de Campo 1 - Classif. Cat. Fêmeas e Machos

19 de julho (domingo)
8h30 – Fase Final (Mangueira 2 / Bayard-Sarmento / Campo 2) - Classif. Cat. Fêmeas e Machos
Continuação – Entrega de Prêmios