Comunicado oficial: autorizada a retomada de atividades de seleção morfológicas e funcionais

21 DE MAIO DE 2020 - ATUALIZADA EM 02 DE SETEMBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Após a formulação de um protocolo de controle sanitário e social, visando seguir as medidas adotadas no enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) recebeu oficialmente nesta quinta-feira, 21 de maio, a autorização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a retomada das atividades de seleção morfológicas e funcionais. Devido ao sucesso das campanhas de distanciamento social em território gaúcho e à implementação do programa de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, a Associação - que já havia recebido liberação da Prefeitura de Esteio/RS no dia 14 deste mesmo mês - agora obteve a autorização do governo do Estado para realizar as seleções do Freio de Ouro e Morfologia no Parque de Exposições Assis Brasil, visando definir os animais aptos às finais da Expointer.

A Diretoria da ABCCC, sensível ao grave momento sanitário do nosso país, prioriza inicialmente o retorno das atividades das três modalidades de seleção da raça: Freio de Ouro, Morfologia e Marcha de Resistência. Da mesma forma, as confirmações de machos também serão autorizadas. Assim, a partir de hoje, os núcleos de criadores ficam autorizados a marcar junto à ABCCC etapas credenciadoras ao Freio e confirmações de machos e devem obter autorização das autoridades municipais e estaduais competentes para a realização das atividades. Buscando viabilizar um número mínimo de credenciadoras ainda nessa temporada, a Associação previamente autorizou algumas provas para núcleos que já estavam em contato com a Entidade (que já estão incluídas no calendário disponível a seguir). Demais núcleos que tiverem interesse em realizar as atividades permitidas devem comunicar à ABCCC a sua intenção com 7 dias de antecedência para seleções a serem realizadas na primeira quinzena de junho e com 15 dias de antecedência para atividades após a primeira quinzena do mês de junho.

Salientamos ainda que todas as atividades devem obedecer às determinações das autoridades sanitárias municipais e estaduais seguindo um rígido protocolo sanitário, que inclui a participação apenas de trabalhadores e proprietários diretamente envolvidos, sem participação de familiares e convidados, respeito às medidas de distanciamento social, controle de entrada de pessoas, uso de equipamentos de proteção e disponibilização de locais para correta higiene pessoal, além de outras medidas que serão divulgadas pela ABCCC. Estas medidas buscam proteger os participantes e prevenir qualquer risco de disseminação do vírus em nossa sociedade.

CLIQUE AQUI PARA VER NA ÍNTEGRA O PROTOCOLO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 NAS ATIVIDADES DE SELEÇÃO MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS DA RAÇA CRIOULA

Confira o novo calendário: