Logo -
sombra

8 dicas para estudar e curtir a raça Crioula durante a quarentena

01 DE ABRIL DE 2020 - ATUALIZADA EM 04 DE ABRIL DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

O isolamento social é uma realidade para a maioria da população neste período de incertezas, em face do avanço do coronavírus COVID-19 que alterou os rumos da sociedade. Enquanto o calendário da raça Crioula não retorna à normalidade, o atual momento pode ser usado para conhecer mais sobre a raça e descobrir novos conteúdos.


Afinal, o mundo do Cavalo Crioulo é rico em histórias, que foram e são contadas pelos livros, jornais e revistas; narradas em músicas e poesias; transformadas em esculturas, pinturas e outros ornamentos; repercutidas na internet, rádio e TV; ou ainda estampadas na própria roupa.

As diferentes gerações de cavalos, as distintas modalidades e o dia a dia da raça Crioula também estão à disposição para quem quiser absorver esse conteúdo, seja no site ou nas diferentes mídias sociais da ABCCC. Por isso, confira abaixo o apanhado de opções para se entreter durante esse desafio pelo qual passa a sociedade.

 

⧫ Acervo da Revista Cavalo Crioulo liberado

Durante quatro anos, a revista impressa oficial da ABCCC deu continuidade à trajetória de 25 anos do Jornal do Cavalo Crioulo e às primeiras notas informativas que circularam a partir de 1977. A última edição da Revista do Cavalo Crioulo foi lançada em 2018, referente aos meses novembro-dezembro.

Uma novidade é que agora as 30 edições da revista estão disponíveis em nosso site oficial. Nelas é possível encontrar matérias especiais, conteúdos técnicos, coberturas de eventos e muitos outros materiais. Para conferir todos os exemplares disponíveis, clique aqui.

 

⧫ Atualização diária no site e mídias sociais

Todos os dias, um público de mais de 200 mil usuários (somados em todas as redes sociais) têm acesso a conteúdos e informações oficiais da associação. Além do dia a dia dos crioulistas, por meio das redes sociais da ABCCC, os amantes da raça conferem conteúdos atualizados sobre o universo do cavalo Crioulo em textos, fotos, vídeos e mais. Para ter acesso, basta seguir o Facebook, o Instagram, o Twitter e acompanhar, também, o site oficial da ABCCC.

 

⧫ Para ouvir informação

Recentemente a ABCCC estreou seu novo canal de comunicação: Resenha, o podcast oficial do Cavalo Crioulo. Com apresentação dos jornalistas Pedro Henrique Krüger e Marina Bonati, o programa aborda temáticas emergentes do cenário crioulista e, a cada 15 dias, lança um novo “RP” com participação do público e entrevistas de convidados.

 


Além do podcast, é possível conferir mais sobre o cavalo Crioulo por meio do Crioulo Em Pauta, programa apresentado por Leôncio Severo e veiculado pela RádioSul.net. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 20h, e também é disponibilizado, na íntegra, na internet.

 

⧫ Música para relembrar e descontrair

As músicas também podem contar histórias ou serem parte fundamental de momentos especiais da raça. No Spotify, tradicional serviço de streaming de música, diversos exemplos estão disponíveis. Através da playlist The Best of Rédeas de Ouro, por exemplo, qualquer um é capaz de retornar aos grandes momentos da modalidade.



Também vale lembrar o trabalho de milhares de músicos, que colocam na letra a rica trajetória do cavalo Crioulo. Joca Martins é um deles, tendo lançado dois álbuns sobre a raça: O Cavalo Crioulo e Cavalo Crioulo 2, ambos de 2017.

 

⧫ Para assistir a raça Crioula

Assim como as redes sociais da ABCCC estão recheadas de informações da raça, o canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube também conta com muito conteúdo. É possível conferir e rever os melhores momentos das provas, pódios, entrevistas especiais, competições completas e mais.

Outra opção é o Programa Cavalos Crioulos, apresentado pela jornalista Valéria Maciel, que é uma das grandes personalidades da raça. A programação traz seriados sobre o dia a dia dos crioulistas, conteúdos especiais e a cobertura de provas e eventos. O resultado dessa grande produção pode ser acompanhado pela televisão (nos canais Band e Terra Viva) ou no YouTube.

 

⧫ Ciência e Cavalo Crioulo

Mais de 200 trabalhos científicos foram incorporados ao site oficial da ABCCC. Por meio dessa novidade, os aficionados pela raça podem conhecer as últimas temas estudados nas universidades. Alguns desses trabalhos, inclusive, são pautas para conteúdos especiais nas redes sociais da associação.

 

⧫ Conteúdos Especiais

Outras opções de leituras que irão agregar ainda mais ao seu conhecimento crioulista são os Conteúdos Especiais produzidos pelo setor de Comunicação. A coleção de, até então, três trabalhos especiais que têm como temas como as características da Morfologia do Cavalo Crioulo, o cavalo e a lida no campo no Dia do Pecuarista - 15 de Julho e dicas sobre Carrapatos: saiba como prevenir. O material contém uma abordagem mais aprofundada dos assuntos e dispõe de formas de leituras mais dinâmicas.

 

⧫ Informações sobre Registro Genealógico e Regulamentos de Provas

Para encerrar a lista e finalizar os estudos sobre o universo Crioulista, é importante estar atento às informações acerca das normas do Registro Genealógico da raça. A ABCCC disponibiliza um documento oficial contendo todas as informações necessárias aos criadores e proprietários. Confira aqui o Regulamento de Registro Genealógico da Raça Crioula.

Além disso, esse também pode ser o momento de conhecer e entender mais sobre as 14 modalidades oficiais do Cavalo Crioulo. Entre provas de seleção e competições esportivas, a raça Crioula movimenta mais de mil eventos ao ano e cada detalhe destas disputas pode ser aprofundado através dos regulamentos de provas oficiais e eventos da ABCCC.