Logo -
sombra

Dissertação aborda os efeitos dos cachimbos de contenção no organismo dos Cavalos

04 DE MARçO DE 2020 - ATUALIZADA EM 04 DE MARçO DE 2020 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Uma pesquisa realizada por Henrique dos Reis Noronha, mestre formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e orientada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo W. Nogueira, abordou os efeitos das ferramentas de contenções no organismo dos cavalos. Os cachimbos, que são utilizados em diversas formas de tratamento ou procedimentos veterinários, auxiliam no controle de animais que não estejam obedecendo ao buçal ou cabresto, tais como os cavalos que não permitem o ferrageamento.

Atualmente há quatro tipos de cachimbos de contenção: o “Cachimbo Alemão", uma corrente que é colocada sobre a gengiva do animal; o Cachimbo Metálico, um equipamento de aço preso ao focinho como um alicate; o Cachimbo Tradicional, um pedaço de madeira com uma argola de corda na ponta, também fixada no focinho ou na orelha; e a Twitch Tape, uma fita adesiva colada sobre o focinho do cavalo.

Todas essas ferramentas deveriam atuar apenas como distração para facilitar o manejo do animal. Porém, em alguns casos, após os primeiros minutos de uso, há a mácula do Cavalo, causando desconforto. O intuito da pesquisa foi realizar testes com esses quatro tipos de contenção para compreender os efeitos contidos em alguns desses instrumentos.

Uma simples fita adesiva
Nos primeiros testes realizados pelo pesquisador, a Twitch Tape foi a única que manteve o papel de distratora, pois ao final da fita há uma pequena folga que fica entre as narinas e que faz com que o cavalo se distraia ao tentar interagir com ela. Para Henrique Noronha, a qualidade de vida do trabalhador e o bem-estar do cavalo são um dos maiores objetivos da pesquisa. “Propor métodos que sejam mais eficientes, que possam dar segurança para quem está trabalhando e, ao mesmo tempo, não causar algum prejuízo ao bem-estar dos animais é extremamente importante”, completa Reis, coordenador da subcomissão de bem-estar animal na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Pelo bem-estar do Cavalo Crioulo
Os testes foram baseados em uma escala de reatividade e comportamento chamado Etograma, registrando o comportamento expressado - estresse, sofrimento, dor, ansiedade, agrado etc. - pelo animal durante o uso das ferramentas. O próximo passo da pesquisa consiste em uma análise laboratorial de amostras coletadas durante o processo experimental, onde serão medidos vários parâmetros como hemograma, nível de cortisol no sangue, saliva e outros mecanismos que são indicadores de estresse.

Outra etapa é composta por uma pesquisa de opinião, disponível para que criadores, usuários, manejadores, ferreiros e veterinários possam responder sobre o uso dos cachimbos, bem como qual é o método utilizado por eles.

Faça parte da pesquisa
Para auxiliar os pesquisadores neste trabalho que visa a qualidade de vida não só do trabalhador, mas também do Cavalo Crioulo, a ABCCC disponibiliza aos seus associados, criadores e proprietários o questionário para que seja respondido. A pesquisa é anônima e de extrema importância para a definição de um dispositivo seguro e que não cause dor ao animal.

Para acessar a pesquisa, clique aqui.