Logo -
sombra

Colégio de jurados divulga aprovados no curso de Paleteada e Doma de Ouro

27 DE FEVEREIRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 28 DE FEVEREIRO DE 2020 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

Mais um ciclo que se inicia e, com ele, novos começos. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) acaba de divulgar os jurados aprovados no último curso realizado para as provas de Paleteada e Doma de Ouro. O grupo aprovado cumpriu os requisitos do Colégio de Jurados e se encontra apto a julgar as modalidades. O encontro aconteceu nas cidades de Uruguaiana/RS, no dia 7 de dezembro e de Pelotas, entre os dias 14 e 15 do mesmo mês.

Na ocasião, os aprovados foram apresentados ao Regulamento do Colégio de Jurados e tiveram palestras sobre postura e conduta, além das falas sobre o julgamento das modalidades pretendidas. Coordenador do Colégio, Leandro Amaral, contou que entre os inscritos haviam muitas pessoas bastante envolvidas no meio do cavalo Crioulo: concorrentes, ginetes e até mesmo pessoas que já julgam provas, com diversos conhecimentos na bagagem.

Amaral diz ter muita segurança na maneira com que os cursos oferecidos são ministrados. Ele lembra que no concurso para jurados do Freio de Ouro, por exemplo, os inscritos passam até mesmo por avaliação psicológica. “Durante o julgamento, eles estão representando a ABCCC no evento, então além da responsabilidade do colégio de jurados em formar esse grupo, o grupo de jurados passa a ter responsabilidade com a ABCCC e com a raça Crioula”.

 

Uma lista de peso

O proprietário da Cabanha Pavei, Filipe Pavei, foi um dos aprovados no certame. Ele acredita que as pessoas que acompanham as provas muitas vezes têm um olhar prático e pouco teórico; e graças ao curso, percebeu a importância de cada detalhe da teoria em comparação com a prática. “Os nossos regulamentos foram escritos por gente campeira, gente do cavalo, que muito se preocuparam pra colocar esses regulamentos da melhor forma possível e vendo o regulamento, lendo e entendendo a teoria a gente vê a importância de algumas palavras e algumas frases que não podem ser esquecidas na hora do julgamento”, colocou.

 

O jurado Luiz Alberto Martins Bastos já julgou final morfológica e o Freio de Ouro em Esteio. Agora, se encontra apto para julgar as modalidades de Paleteada e Doma de Ouro. Ele narrou que o curso de Uruguaiana contou com diversos perfis de pessoas com sede de aprender, discutir, trocar ideias, falar e aprender sobre julgamento. “Mesmo já fazendo parte da lista de jurados efetivos da ABCCC, resolvi participar do curso. Qualquer curso que a ABCCC venha a promover pra aprimorar ou acrescentar seu corpo de jurados, sempre é bem vindo e de grande valia”, acredita. Sobre as modalidades em questão, Luiz aca importante uniformizar os critérios de julgamento e deixar mais claro seus regulamentos. “Acredito que com isso as modalidades tende a crescer, trazendo mais competidores e eventos cada vez maiores. Movendo assim toda a cadeia do cavalo”, diz.


Confira a listagem completa dos aprovados:

PALETEADA E DOMA DE OURO PELOTAS

FILIPE SILVEIRA PAVEI

TEO DA SILVA SANTOS

MAICON DAS L. DUTRA

MATHEUS BIROTTO PEGORINI

FREDERICO LISBOA GONÇALVES

ANGELO ZIMMER DABOTT JR. 

WILLIAN PERIN

RAFAEL TEIXEIRA DA CRUZ

FABIANO RODRIGUES DA SILVA 

WILLIAN MORGANTI DE CORRÊA

ROBERTO ZORZI JR.

CAROLINA GAYA MACHADO

GUILHERME COELHO GARCIA

MARIO TAVARES SALDANHA

GABRIEL SASTRE OLIVEIRA

FILIPE DA SILVA LISBOA

JULIANO DUTRA LISBOA



PALETEADA E DOMA DE OURO URUGUAIANA

RAFAEL RIEFFEL MOTA

FERNANDO HORST

LUCAS LEAL RIBAS MACIEL

LUIZ ALBERTO MARTINS BASTOS

LUIZ ANTERO DE OLIVEIRA PEIXOTO

GUILHERME MORAES DE OLIVEIRA

MARCOS DE SOUZA JACQUES

SANTIAGO SCHIAVO

RICARDO DE FREITAS LABREA

FELIPE GOULART SILVEIRA FILHO

CLEIR BRANDOLT FAGUNDES

VLADSON CHAVES

ARIOSTO DA SILVA

DEBORA LEAL DE CASTRO

PABLO A. RODRIGUES

CRISTIANO FUNGHATTO

THIAGO SILVA GOMES

CLAUDIO B. ARAUJO

MANOEL PONS

VICTOR HUGO MARQUES

MANOEL FRANCISCO OYHENAN

PEDRO ALBERTO DIAS

JOSE MARCIO RODRIGUES DE FREITAS

RICARDO DUTRA SCHUMACHER

NEIMAR DE DEUS

CARLA VOGEL RODRIGUES

MARCIA VIEIRA DE SOUZA

RICARDO DE SOUZA BONS

FLORIANO FARIA

CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS FALCÃO FILHO

TIAGO SOUZA DE FREITAS