Logo -
sombra

Várias modalidades movimentam o final de semana da raça

04 DE FEVEREIRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 04 DE FEVEREIRO DE 2020 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

A diversidade de modalidades envolvendo o Cavalo Crioulo engrandece e comprova a funcionalidade da raça a cada final de semana. Entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, credenciadoras ao Freio de Ouro, provas de Crioulaço e Laço Criador estiveram na agenda Crioulista. Os destaques desta semana se dão para as cidades gaúchas Cachoeira do Sul e Lavras do Sul/RS. Já na região 8, Rio Claro/SP recebeu a primeira etapa oficial da Liga Leste Paulista de Team Penning/Campereada e Ranch Sorting e quem deu show, mais uma vez, foi o Cavalo Crioulo. 

 

Cachoeira do Sul/RS recebeu ginetes Freio de Ouro

A pista de Cachoeira do Sul/RS foi palco de uma Credenciadora de Inéditos bastante acirrada. Em busca de uma boa classificação na grande final em Esteio/RS, cinco ginetes finalistas do Freio de Ouro correram com sete animais. Organizador da prova, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da cidade registrou 30 animais inscritos - número que alegrou a nova diretoria da entidade em seu primeiro evento.

 

“Tivemos um grande público participando. Demos um incentivo grande nas premiações”, contou o presidente do Núcleo, Helio da Costa Garcia Júnior. Além dos R$18 mil reais distribuídos entre os primeiros colocados, foram oferecidos R$500 reais para o primeiro colocado em cada etapa. “Tinham animais que não ficaram no pódio mas tiveram uma boa prova de mangueira ou campo, então receberam a premiação por etapa”, contou o presidente. Ele se diz contente com o resultado da estrutura recém reformada, que agradou tanto os jurados quanto o público.

 

Em Lavras do Sul/RS o destaque foi para o Crioulaço

No Sindicato Rural de Lavras do Sul, mal se via a grama que sustentava o arvoredo por toda extensão do local. A movimentação da população foi grande em prol das provas equestres. O público pode acompanhar 63 duplas admitidas na prova de Crioulaço, 14 no Laço Criador, entre outros eventos não oficiais da raça. Mais de 200 animais circularam no parque durante o final de semana. “Foi uma programação muito bonita, parte oficial parte não, mas mesmo nas provas que o núcleo organiza, foram cerca de 90% de Cavalos Crioulos marcados participando”, conta o presidente do Núcleo da cidade, Mauro Ferreira.

 

Terras paulistas recebem Penning e Ranch Sorting

Este final de semana também foi palco para a primeira etapa da Liga Leste Paulista de Team Penning. Entre as três categorias oficiais, uma destinada somente ao Cavalo Crioulo. O Analista de Expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Lucas Lau, pode acompanhar de perto as provas. “São provas muito fortes e tanto o Team Penning quanto o Ranch Sorting são muito fortes na região”, diz. Para ele, o destaque do evento foi para o trio de Cavalos Crioulos que registrou o melhor tempo entre todas as categorias do Team Penning: Feitiço Bertoline, Capanegra Safari e TCP El Temprangro.



Confira os resultados das provas nas demais cidades:

> Liga Leste Paulista - Team Penning

> Liga Leste Paulista - Ranch Sorting

> Lavras do Sul/RS - Crioulaço

Lavras do Sul/Rs - Laço Criador

> Júlio de Castilhos/RS - Crioulaço

> Júlio de Castilhos/RS - Laço Criador

> Lapa/PR - Exposição Morfológica

> Cachoeira do Sul/RS - Credenciadora de Inéditos

> Cachoeira do Sul/RS - Freio Jovem

> Cachoeira do Sul/RS - Freio do Proprietário