ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Revista alemã Western Horse publica sobre Freno de Europa

14 DE JANEIRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 14 DE JANEIRO DE 2020 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

Para ficar por dentro do potencial do Cavalo Crioulo, basta um primeiro contato. No que depender de divulgação para que mais pessoas passem a se tornar cientes da capacidade da raça, seu sucesso na Europa está próximo. A edição do mês de janeiro da revista Western Horse traz um artigo do criador alemão Andreas Werdermann, sobre a recente prova Freno de Europa, versão Italiana do tradicional Freio de Ouro. O criador teceu elogios ao reconhecer as qualidades da raça e comentar o evento que ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro em Verona.

No texto que se estende por sete páginas da publicação, Andreas discorreu sobre a estrutura da Fieracavalli, evento reconhecido no continente Europeu como a maior feira equestre da Europa, local que recebeu a prova da raça crioula. As técnicas apresentadas pelos conjuntos também foi lembrada, bem como a diferença de etapas e movimentos quando comparada a prova brasileira. “Crioulos são os lendários cavalos dos gaúchos! Se você está procurando por um cavalo que diz “sim” para o trabalho, “sim” para você, inteligente, simpático, dócil, saudável e robusto (...), escolha o Cavalo Crioulo”, afirmou. Além da publicação em alemão, o artigo deve ser divulgado também em inglẽs e espanhol, a fim de atingir maior público. 

“Choose a Criollo!”
Para Andreas, a raça Crioula é única em oportunizar habilidade para esporte e trabalho combinada com o bom relacionamento com os seres humanos. Sua família cria a Raça desde 2007, mas seus primeiros exemplares foram adquiridos em 2012. Desde então ele os inscreve em eventos por toda Europa, onde em totalidade, ostentaram títulos de Campeões ou Reservados. “Se não estivéssemos convencidos que eles são os melhores cavalos do mundo, estaríamos criando outra raça”, garante, lembrando também da boa disposição para laborar com gado que a raça possui.


Gerações adeptas
Andreas Werdermann é proprietário da Cabaña de La Paz. Localizada em Ittlingen, no sul da Alemanha, a propriedade direciona seu criatório para competições Western tradicionais em diversas regiões do país. O treinamento envolve toda sua família Werdermann e foi passado de geração em geração até o filho mais velho, de Andreas, Joschka, ganhar suas primeiras medalhas.