Logo -
sombra

Em 2020, calendário da raça inicia com eventos na metade Norte do RS

08 DE JANEIRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 08 DE JANEIRO DE 2020 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

O calendário da raça Crioula não para. Nos primeiros dias de 2020, Canela, Palmeira das Missões e São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, promovem provas entre os dias 8 e 11 de janeiro. Nessas datas, que variam de cidade para cidade (veja abaixo), os Núcleos promovem provas de Laço, Campereada, Paleteada e Doma de ouro, além de Concentração de Machos e Revisão Coletiva.

Em Palmeira das Missões, a 373 quilômetros da capital Porto Alegre, a música nativista vai dividir espaço com o Cavalo Crioulo, na próxima sexta-feira (10). Por lá, Crioulaço (que vai classificar para 2021), Laço Criador e Campereada, além de Revisão Coletiva, vão mobilizar os amantes da raça Crioula dentro da programação de três dias do 28º Rodeio Crioulo, no CTG Miguel Rocha Sampaio.

As provas com o Cavalo Crioulo são organizadas pelo Núcleo Palmeirense de Criadores de Cavalos Crioulos e o técnico responsável será Jorge Agnelo do Nascimento, credenciado à ABCCC. Segundo o presidente do Núcleo Palmeirense, Jeferson Fucks, o núcleo é composto por cerca de dez famílias, que trabalham em prol do cavalo. “Não somos muito numerosos, mas contamos com uma boa equipe que pega junto”, elogiou.

Ainda de acordo com as informações fornecidas pelo presidente Jeferson Fucks, as inscrições deverão ser feitas no dia da prova - abaixo, veja os valores no card oficial do evento.

 


Provas de laço, Doma de Ouro e Paleteada
O calendário da raça perpassa também por Canela/RS, que promove Crioulaço e Laço Criador, além de Concentração de Machos, no dia 8 de janeiro. A programação é promovida pelo Núcleo Encosta da Serra de Criadores de Cavalos Crioulos e terá Marcelo Montano Coelho como técnico responsável.

 

A pouco mais de 550 quilômetros de Canela, as atenções da comunidade crioulista se dirigem - entre 11 e 12 de janeiro - a São Luiz Gonzaga. Com organização do Núcleo de C.C.C. Missões, Doma de Ouro e Paleteada são as atrações da programação. Para acessar o calendário completo da raça, clique aqui.