Logo -
sombra

No sábado de decisões, colorada Fortuna Marca dos Santos retorna ao pódio

13 DE DEZEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 02 DE JULHO DE 2020 | Redator: Pedro Henrique Krüger e Juliana Rosa

Na maior arena coberta da América do Sul, em Campina Grande do Sul/PR, o maior Rédeas de Ouro da história - com 272 inscrições, um recorde - foi de grandes decisões entre sexta-feira (13) e sábado (14). Sob os olhares dos juízes Ederson Machado, Giovani Bornancin, Marcos Antônio da Silva Júnior, Ricardo Heyman, Valter Lopes Junior e Wadson Lander, os competidores exibiram o melhor da raça Crioula nas rédeas.

No sábado foram 26 conjuntos divididos em Nacional amador, Potro do Futuro amador, Sênior e Feminino. Houve também a escolha e a entrega do Selo de Raça, concedido a Gladiador do Imbuial após julgamento morfológico realizado pelo técnico Gustavo Arhanitsch, credenciado à ABCCC.

Clique aqui e acesse a planilha com todos os resultados do Rédeas de Ouro 2019


No Potro do Futuro amador venceu uma égua “afortunada”. Após conquistar na sexta o PF aberto com Jone Carlos Silva, a colorada Fortuna Marca dos Santos também venceu na categoria amador, desta vez montada por Gustavo Magalhães Reis, com 209,00. “É um trabalho de toda uma equipe e é um sonho realizar esse momento. Agradecer a Deus e à minha família. Ano que vem tem mais e nós vamos conseguir mais”, garantiu o proprietário da égua colorada.

No Campeonato Nacional amador, o conjunto de craque formado por Gabriel Cordeiro Martins montando Craque Marca dos Santos levou o primeiro lugar nos três níveis (2, 3 e 4) com 218,00 de nota. “Esse cavalo é muito especial. Treino todo dia nele, me dedicando, e hoje à noite [Campeonato Nacional aberto] vamos ir firme para tentar ganhar o nacional”, projetou.

Já na categoria Feminina, Tamires Krause, que montou Xará do Trinta e Oito, garantiu a liderança com 202,50 de nota. A cavaleira campeã é filha de Antônio Corrêa, Coordenador da Subcomissão de Rédeas da ABCCC, e irmã do pequeno cavaleiro José Francisco Schutz Corrêa, que venceu a categoria Jovem 10 na sexta-feira.

O laço familiar, portanto, está atrelado ao cavalo. “A Rédeas de Ouro é muito importante para mim, uma vez que meu pai é quem organiza. Então é bem especial esse gostinho de vitória aqui dentro. E meu irmão é um orgulho muito grande, ver ele competindo, e nós juntos, a família do cavalo, é muito legal”, contou a campeã.

Por fim, a categoria Sênior foi marcada por um empate entre quatro conjuntos, com 212,50 de pontuação. Destes, três são formados com o cavaleiro Cassio Menarim que montou Ilha Bela da Roraima, Jararaca da Roraima e Honduras da Roraima. “Pra mim é uma satisfação enorme você trazer três animais da tua marca e conseguir levar os três ao pódio com a mesma nota, é um sinal que tudo está dando certo”, celebrou.

Primeiro dia do Rédeas de Ouro 2019 conhece seis pódios
Com animais de até três anos hípicos, o Rédeas de Ouro iniciou sua programação com Snaffle Bit aberto, no início da manhã do primeiro dia de evento. Com grande pontuação, o Mapuche Mandinga garantiu 215,50 pontos montado por Roberto Jou. O cavaleiro encarou o destaque do gateado como uma surpresa que superou suas expectativas. “É um cavalo muito calmo, esteve comigo o tempo todo na prova”, disse empolgado. Mas a alegria de competir perto de sua família foi seu maior contento. O campeão veio até a arena acompanhado de seus dois filhos e a rotina de treinos e prova pode ser um pouco mais leve.

O jovem cavaleiro Gabriel Cordeiro Martins desbancou seus outro seis concorrentes de categoria ao somar mais um título à sua carreira. Com 208,50 de nota, Bolero Gravatá terminou na ponta da classificação na expectativa na categoria Principiante Aberto. Já na no Iniciante Amador, Maria Luz Casalecchi montando Forró do ELS garantiu sua estreia no primeiro lugar dos pódios com 210,00 de nota. “Ele é extremamente fiel, apesar de novíssimo, é muito tranquilo, muito merecedor, estou muito feliz com a nossa dupla”, garantiu a campeã que apesar de ser filha de treinador, começou a montar recentemente.

Pouco treino mas muita sintonia. Na categoria Snaffle Bit Amador, Rafael de Sousa Xavier garantiu a primeira colocação montando El Pampa do Itapororó com apenas duas horas de treino com o animal. Garantindo 208,00 pontos e preparado por Roberto Jou, ele disse estar muito grato pelo auxílio do grande campeão de Rédeas. “É sem explicação a confiança que ele me passou dentro de prova”, argumentou.

Já a campeã Principiante Amador Mariana Haas Tomazeli garantiu a primeira colocação montando Turmalina do Trinta e Oito desde março deste ano. Com 206,50 de média, ela conta que evoluiu sua habilidade junto da égua, que hoje é usada para aulas de equitação. “É uma égua muito versátil, me ensinou muito. Tem uma índole muito boa, é muito tranquila”, fala sobre o conjunto vencedor.

Recorde de inscrições e aumento de 20% na premiação
Com o Rédeas de Ouro em outro patamar, o número de inscrições aumentou 183% de 2016 para cá. Na edição 2019, são 272 inscrições que são compostas por 219 inscritos nas diferentes categorias e outros 53 para os trios na Mapuche Reining Cup. A premiação, por sua vez, também continua em crescimento: R$ 120 mil* - um aumento de 20% em relação ao ano passado.

*A premiação anunciada estará sujeita à retenção do Imposto de Renda na Fonte na forma da lei

Resultados (ainda não homologados pela ABCCC):

Snaffle Bit aberto

1º lugar
Roberto Jou Inchausti montando Mapuche Mandinga
Nota: 215,50

2º lugar
Gilson Vieira Diniz Filho montando Xuxa da Agropel
Nota: 211,00

3º lugar
Robson Harz montando La Ternura Espanto
Nota: 205,50

Principiante Aberto

1º lugar
Gabriel Cordeiro Martins montando Bolero Gravatá
Nota: 208,50

2º lugar
Murilo Testoni montando Vitrola do Itaó
Nota: 207,00

3º lugar
Dionathan da Luz Jeremia montando La Ternura Farrapo
Nota: 203,00

Principiante Amador

1º lugar
Mariana Haas Tomazeli montando Turmalina do Trinta e Oito
Nota: 206,50

2º lugar
Gabriel Cordeiro montando Mandinga Tuyan
Nota: 203,50

3º lugar
Angelo Alves de Ramos Caiado montando Riacho Frio Orelhano
Nota: 202,50

Iniciante Amador

1º lugar
Maria Luz Casalecchi montando Forró do ELS
Nota: 210,00

2º lugar
Maria Eduarda Adamio montando Preciosa do AEC
Nota: 206,00

3º lugar
Rubens José da Silva Junior montando Hijo del Matador da Reservada
Nota: 203,50

Jovem 10

1º lugar
José Francisco Schutz Corrêa montando Turmalina do Trinta e Oito
Nota: 209,00

2º lugar
Isabela Prestes Tizão montando Alegrete do Sapezal
Nota 195,00

3º lugar
Davi Salles de Oliveira montando Obelisco da Emaísa
Nota: 0,00

Snaffle Bit amador

1º lugar
Rafael de Sousa Xavier montando El Pampa do Itapororó
Nota: 208,00

2º lugar
Gustavo Magalhães Reis montando Zehava do Trinta e Oito
Nota: 205,50

3º lugar
Daniel José Marques Ferreira montando Marujo da Roraima
Nota: 203,50

Campeonato Nacional amador

1º lugar
Gabriel Cordeiro Martins montando Craque Marca do Santos
Nota: 218,00

2º lugar (empatados)
Cassio Menarim montando Ilha Bela da Roraima
Nota: 212,50

Gustavo Magalhães Reis montando Dom Eldorado Marca dos Santos
Nota: 212,50

Cassio Menarim montando Honduras da Roraima
Nota: 212,50

Cassio Menarim montando Jararaca da Roraima
Nota: 212,50

Potro do Futuro Amador

1º lugar
Gustavo Magalhães Reis montando Fortuna Marca dos Santos
Nota: 209,00

2º lugar
Fernanda Luz Casalecchi montando Funk do ELS
Nota: 206,50

3º lugar
Fernanda Luz Casalecchi montando Forró do ELS
Nota: 205,50

Categoria Sênior

1º lugar (empatados)
Cassio Menarim montando Ilha Bela da Roraima
Nota: 212,50

Gustavo Magalhães Reis montando Dom Eldorado Marca dos Santos
Nota: 212,50

Cassio Menarim montando Honduras da Roraima
Nota: 212,50

Cassio Menarim montando Jararaca da Roraima
Nota: 212,50

Categoria Feminino

1º lugar
Tamires Krause montando Xará do Trinta e Oito
Nota: 202,50

2º lugar
Paola Ximena Lembach Gonzales montando JNF Pintado
Nota: 202.50

3º lugar
Milena Menarim montando Honduras da Roraima
Nota: 196,00

Selo de Raça: Gladiador do Imbuial


A Top Baias, a Cabanha Estância da Quinta e a Cabanha Mapuche são patrocinadoras do Rédeas de Ouro 2019, enquanto a Fazenda Roraima e a Cabanha Santa Luzia do Imbuial são apoiadoras do evento.

Notícias Relacionadas