Logo -
sombra

Inclusão de Ouro tem novo regulamento divulgado

09 DE DEZEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 09 DE DEZEMBRO DE 2019 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

Acaba de ser divulgado o novo regulamento da prova Inclusão de Ouro. A modalidade oficial da ABCCC, que incentiva o contato e a participação de Pessoas Com Deficiência (PDC) em provas do Cavalo Crioulo, teve sua primeira final no ciclo 2019. Hoje oficializada, ela caminha para novas formas de abranger todo o público interessado enquanto gera uma competição saudável.

Para a coordenadora da modalidade, Josilene Martins, o novo regulamento é resultado de observações e feedbacks do primeiro ciclo. Novos participantes foram agregando forças à ideia inicial, mostrando interesse de diversas partes do País pela modalidade. “Eu vejo como um passo muito importante. É uma competição mas os resultados são muito mais importantes porque são vidas, são seres humanos incluídos, que se sentem empoderados, resgatados, cativados, participativos e presentes”, reconhece.

> CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O NOVO REGULAMENTO DA INCLUSÃO DE OURO

Principais atualizações
Na primeira final realizada em Esteio/RS, os inscritos foram distribuídos entre Força A (ginetes que conquistaram primeiro ou segundo lugar em classificatória) e Força B (demais competidores). Agora, além de ter a autonomia por optar integrar uma das Forças,a prova de Figura foi acrescentada ao percurso. Mesmo com dificuldade menor, tudo o que o participante conseguirá executar será levado em consideração para a Força B, já que naquele momento o que ele está expressando é o seu máximo, de acordo com Josilene. A coordenadora da modalidade lembra que conforme o nível de equitação do participante for evoluindo, será habitual vê-lo mudar de categoria.

Um número de classificatórias em cidades fixas foi estabelecido: sete. O Rio Grande do Sul receberá provas em Arroio Grande, Esteio, Santa Maria e Porto Alegre. Já os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro ainda não definiram suas cidades. Nestes locais, as provas serão realizadas com número de participantes livre. Os demais Núcleos que tiverem interesse em realizar uma classificatória da Inclusão de Ouro, devem receber, no mínimo, três inscritos inéditos.

Confira um trecho do regulamento acerca da execução da prova:
Art. 20 – A primeira fase das Força A e B é composta por uma etapa de Andadura.
Art. 21 – A segunda fase das Forças A e B é composta por uma etapa de Escaramuça Livre de 40 segundos.
Art. 22 – A terceira fase da Força A é composta por uma Figura.
Art. 23 – Na Força B os participantes realizam uma andadura e uma escaramuça livre e estão isentos de penalizações, podendo inclusive parar entre um movimento e colocar as duas mãos nas rédeas sem ser desclassificados.
Art. 24 – É permitida, dentro de pista, a presença de treinadores ou guias.
Art. 25 - É obrigatória a presença de quatro pessoas montadas nas extremidades demarcatórias da pista e quatro pessoas a pé intercaladas, para que em caso de alguma emergência as pessoas a cavalo contenham o cavalo e as pessoas pé ajudem o participante.
Art. 26 – A ordem de entrada dos animais é determinada pelo promotor do evento em consenso com algum membro da subcomissão da modalidade.