Logo -
sombra

Uruguaiana e outros sete municípios têm agenda no final de semana

20 DE NOVEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

Mais um fim de semana com agenda crioulista cheia: de quinta a domingo, oito municípios receberão atividades. Um dos berços da raça Crioula e expoente no tradicionalismo, Uruguaiana/RS se prepara para três dias intensos. Quinta, sexta e sábado a pista da cidade receberá uma programação que inclui Credenciadora de Inéditos, Credenciadora Aberta, Freio do Proprietário, Freio Jovem, Doma de Ouro, Crioulaço e Paleteada. A programação extensa é demonstrada pelo número de animais que devem competir, conforme o presidente do Núcleo de Uruguaiana Flávio Bastos Tellechea, Marcelo Cairoli: “a gente imagina que cruze pelo parque um número superior a 300 cavalos. Nós temos 260 bois da Estância Aurora de Uruguaiana que serão utilizados nas credenciadoras de paleteada força A e B. Nas credenciadoras provas jovens, vão constar 135 cabeças de gado cedidas pela Reconquista, e no laço, confirmadas cem cabeças de gado aspado”. As inscrições para o evento seguem abertas.

 

Principal prova de adestramento, o Movimiento a La Rienda terá sua 5ª edição em Porto Alegre, neste sábado. A programação começa às 9h e encerra às 18h, com a premiação dos vencedores da Amador B, Amador A, Profissional B e Profissional A, cujas disputas serão à tarde. As 21 vagas já foram preenchidas, o que, na avaliação do presidente do Núcleo, Dennis Sfair Silveira, mostra solidificação: “(a prova) vem se fixando no calendário do Cavalo Crioulo, e a primeira do Inclusão de Ouro. Para o La Rienda estamos já com as vagas esgotadas, apesar de outras provas organizadas nas proximidades, acredito que pela infraestrutura, acolhimento e seriedade no trabalho do núcleo de Porto Alegre e da nossa casa”.

 

Os amantes do Cavalo Crioulo no Rio Grande do Sul também poderão prestigiar eventos em Soledade, onde haverá Crioulaço na sexta-feira; em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, com Doma de Ouro sábado e domingo, e em Rio Pardo, que receberá Campereada, também no sábado. Em Pantano Grande e Miraguaí/RS, haverá Exposição Morfológica, bem como em Palmeira/PR, onde ocorrerá o único evento fora de solo gaúcho.

 

Confira a agenda completa:

 

21 a 23 de novembro

Credenciadora de Inéditos, Credenciadora Aberta, Freio do Proprietário, Freio Jovem, Doma de Ouro, Crioulaço e Paleteada em Uruguaiana/RS

 

22 a 24 de novembro

Exposição Morfológica em Palmeira/PR

 

22 de novembro

Crioulaço em Soledade/RS

 

23 de novembro

Exposição Morfológica em Miraguaí/RS

 

23 de novembro

Exposição Morfológica em Pantano Grande/RS

 

23 e 24 de novembro

Doma de Ouro em Guaíba/RS

 

23 de novembro

Movimento a La Rienda em Porto Alegre/RS

 

23 de novembro

Campereada em Rio Pardo/RS