Logo -
sombra

Eventos em mais de dez municípios marcaram a agenda do fim de semana da Raça Crioula

19 DE NOVEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 19 DE NOVEMBRO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

A agenda da raça Crioula foi intensa no fim de semana, com eventos em pelo menos 13 municípios, incluindo quatro Credenciadoras ao Freio de Ouro espalhadas pela zona sul do RS, região metropolitana e no Paraná. Em Rio Grande/RS, o ginete ganhador do Freio de Ouro 2019, Fernando Andrighetti, credenciou com Santa Alice Posteiro, que saiu em primeiro na morfologia e manteve ótimo desempenho funcional, principalmente no sábado (17). Santa Alice Posteiro é irmão de Santa Alice Nublado II, ganhador do Freio de Ouro 2019. A cidade tem histórico de campeões em sua pista: foi também de lá que saiu credenciada a Freio de Ouro do ano passado, Campana Vicuña. Retrospecto que dá otimismo em relação aos credenciados, conforme destaca o vice-presidente do Núcleo, Pedro Farias: “Animais com qualidade e quantidade. Temos convicção que têm grandes chances de irem à final, em especial os machos”. Ao todo, participaram onze machos e onze fêmeas. A agenda ainda contou com Exposição Morfológica e Doma de Ouro, cuja premiação chegou a R$ 16 mil.

 

Estreia na região das Missões

Em Alecrim/RS, o fim de semana foi de novidade para os amantes do Cavalo Crioulo, que puderam prestigiar a primeira Exposição Morfológica da raça. De acordo com o técnico do evento, Fernando Gravina, o resultado foi bastante satisfatório e superou as expectativas, contando com um público muito bom, sobretudo na Morfologia. “Principalmente pelo fato de ter sido a primeira vez. Conseguiram fazer três eventos oficias – morfológica, paleteada e campereada - em uma cidade sem tradição. Se observou também muito empenho do núcleo de Santa Rosa, que chancelou o evento”, destaca. 

 

Esteio e Porto Alegre

Teve cidade nova no circuito da raça Crioula, mas também teve evento em Esteio, o que já é tradição. Entre os dias 14 e 17 de novembro o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região realizou a 35ª Exposição de Primavera no município, com exposição morfológica, Credenciadora de Inéditos e Aberta e Campeonato Nacional de Paleteada.

Já na capital gaúcha, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Porto Alegre retomou o calendário e realizou a 5ª Exposição Morfológica, que reuniu 106 animais e foi marcada pela harmonia e confraternização entre amigos e familiares. O parque da Cabanha da Figueira ficou lotado de criadores, expositores e admiradores do Cavalo Crioulo, que puderam prestigiar o evento da admissão à exposição e entrega de prêmios.

 

Agenda na região 7

Também ocorreram provas em Pato Branco, no Paraná, com 24 animais distribuídos nas disputas de Credenciadora Mista, Exposição Morfológica, Freio do Proprietário e Freio Jovem, e avalição de que ocorreu tudo perfeitamente dentro do esperado: “Muito boa a prova, o tempo ajudou, todo mundo gostou do julgamento da Exposição Morfológica, depois começamos a Credenciadora, pista muito boa, tudo certo”, afirmou o técnico Thiago Orlando.

 

Quer conferir mais detalhes sobre as provas do calendário da raça Crioula? CLIQUE AQUI e acesse os resultados de eventos já publicados.