Logo -
sombra

Segunda Final de Ranch Sorting marca superação de tempo nos apartes

14 DE SETEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 14 DE SETEMBRO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

Conhecida por integrar criadores e por atrair novos participantes em “núcleos” familiares, o Ranch Sorting vem ganhando destaque desde a sua oficialização. Em 2019, completando dois anos como prova oficial da raça Crioula, o crescimento da modalidade é fruto do empenho de pessoas que integram os novos desafios da competição na sua rotina de treinos. Cruzando a linha de partida, os conjuntos mostram que as características avaliadas em pista estão sendo aderidas dia após dia. 

 

De 2018 para cá, o número de inscritos na modalidade teve um aumento de 180%, um salto de 41 para 118 animais em apenas um ano. Além do crescimento em relação aos participantes, os tempos menores e o melhor aproveitamento técnico de cada etapa confirmam a forte adesão ao Ranch Sorting. O ranking deste ciclo apresentou a participação de competidores dos estados do Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A integração entre as famílias é uma das particularidades que serve como porta de entrada para novos adeptos de diferentes regiões. 

 

O julgamento

Pioneiro na construção de pistas de Ranch Sorting no Rio Grande do Sul, Luciano Cardoso julgou a final da modalidade pelo segundo ano consecutivo. Luciano foi jurado em diversas credenciadoras nos últimos dois anos e acompanha de perto o desenvolvimento da prova. “Esse ano a disputa foi muito competitiva. Eu fiquei impressionado com a qualidade dos competidores. Isso mostra que o Ranch Sorting está em evolução e vai continuar crescendo dentro da ABCCC. Várias duplas finalizaram o aparte de 10 bois com poucos SAT’s”, comenta o jurado. 

 

As 20 duplas admitidas enfrentaram três passadas em quase três horas de prova. A dupla da categoria geral que separou 10 bois no tempo de 69,438 foi João Vitor Claus Dutra montando Rosa Linda Da Morada Nova e Ricardo Peres montando Rica Flor Da Morada Nova. Quem também apartou o número máximo de gado possível foi a dupla da categoria família, Tatiana Azevedo montando Engano Da Vitória Velho e Silvio Machado montando Atrevida Da Vitória Velho, com o tempo de 89,377. Dos oito finalistas nas duas categorias, cinco apartaram o número máximo de bois. 

 

Para uma das partes, o bicampeonato 

 

A segunda vez de Dutra pisando nas pistas de Esteio com Rosa Linda da Morada Nova lhe rendeu a superação do seu próprio recorde. Sua média alcançada hoje tem 13 segundos de diferença da conquistada em 2018 com seu companheiro Guilherme Lorenzi montando Poliango da Morada Nova. A dupla formada com seu atual colega, já havia ficado com o terceiro lugar da colocação geral no último ano.

 

Muito treino e persistência podem contribuir para um bom desempenho de prova, mas a dupla vencedora acredita que a conquista se deve a algo maior: o companheirismo. “A vitória de hoje eu atribuo à parceria, amizade e confraternização. Não foi o nosso treino, nem nada disso. Todos que estavam aqui tinham a mesma qualidade de animais, de gado e de pista”, acredita Dutra. Sem deixar de considerar que a prova também conta com um pouco de sorte, para ele, parceria e união falam mais alto. 

 

Em família, um salto nas colocações

 

Disputando a categoria no segundo ano consecutivo, Tatiana Azevedo montando Engano da Vitória e Silvio Machado montando Atrevida da Vitória garantiram o primeiro lugar no pódio, apartando 10 bois no tempo de 89’377. No ano anterior, a dupla chegou a final na 3ª posição, concluindo a etapa com 6 bois apartados. 

 

Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):

 

Categoria aberta

1º lugar

João Vitor Claus Dutra montando Rosa Linda da Morada Nova e Ricardo Peres montando Rica Flor da Morada Nova

10 bois em 69'438

 

2º lugar

Alisson Ribas montando Fulana da Marafigo e Sérgio Rocha montando Santo Onofre Rafeiro

10 bois em 70'752

 

3º lugar

João Vitor Claus Dutra montando Rosa Linda da Morada Nova e Guilherme Lourenzen montando Poliango da Morada Nova

10 bois em 78'770

 

4º lugar

Sérgio Belich montando Formosa II JB de Palermo e Rodrigo Berger montando Belle Delgado

9 bois em 86'637

 

5º lugar

Tatiana Azevedo montando Engano da Vitória Velho e Silvio Machado montando Atrevida da Vitória Velho

4 bois em 84'891



Categoria família

1º lugar

Tatiana Azevedo montando Engano da Vitória Velho e Silvio Machado montando Atrevida da Vitória Velho

10 bois em 89'377

 

2º lugar

Ricardo Peres montando Rica Flor da Morada Nova e João Francisco Peres montando CJR Chinoca 

6 bois em 87'515

 

3º lugar 

Brian Duarte montando Riscada do Cerro Frio e Andressa Bagesteiro montando Seival das Três Coxilhas

SAT