Logo -
sombra

Destaque feminino e tetracampeonato marcam a Final do La Rienda

13 DE SETEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 13 DE SETEMBRO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

O pódio ficou pequeno para o tamanho das vitórias presenciadas na pista de Esteio/RS. Uma sequência de conquistas inspiradoras e um tetracampeonato foram os destaques que fecharam a programação da Final do Movimiento a La Rienda 2019 nesta sexta-feira (13). Hoje, as categorias Crioulos do Futuro, Profissional B e Profissional revelaram seus vencedores no Parque de Exposições Assis Brasil, deixando momentos históricos e abrindo caminhos para o futuro da modalidade.

Desde 2009, quando o Movimiento foi trazido ao Brasil, sua expansão tem crescido ano a ano, de acordo com o atual coordenador da subcomissão da prova, Renato Vacinaletti. “A qualidade dos conjuntos é nítida, eles estão cada vez mais preparados”, avalia o também precursor da modalidade no País. Tal evolução resultou nos 54 conjuntos que passaram pelos dois dias de seleção sob avaliação dos jurados Andres Lalanne Salas, Golbery Vasconcelos e Leandro Amaral.


De transpiração à inspiração
Aos 31 anos, a ginete Simone Rocha vive seu melhor momento nas pistas crioulistas. As seletivas que a levaram à grande final do Movimiento a La Rienda em Esteio garantiram sua primeira colocação no ranking geral do ciclo de cada uma das três categorias que competiu a decisiva: Feminino, Crioulos do Futuro e Profissional B. Sua dedicação lhe garantiu quatro pódios (veja a premiação ao final da matéria) e o prêmio de Ginete Destaque do Movimiento a La Rienda 2019.

Há seis anos Simone trabalha na Cabanha Oca, local que lhe concedeu a primeira oportunidade de dar os pequenos passos rumo ao seu grande sonho: viver de Cavalo Crioulo. É lá onde doma, entre outros animais, aqueles que lhe inauguraram nas pistas de provas oficiais: Vaidosa da Oca e Expoente da Oca. Assim, no seu primeiro ciclo de competições, a ginete se consagra também como treinadora. “Nunca imaginei que estaria tão cedo e tão rápido aqui em Esteio (...) o Cavalo Crioulo representa tudo para mim, sou apaixonada por essa Raça”, afirma.

Seu legado servirá de inspiração a todas mulheres que também trabalham no cenário Crioulista e sonham conquistar um lugar no pódio. Para elas, Simone deixa o recado: corram atrás dos seus sonhos, não desistam. Às vezes não é fácil, mas conseguimos. Não somos menos por ser mulheres. Acredito que Deus fez os dois para completarem um o outro e andarem lado a lado. Somos mulheres, somos guerreiras, somos fortes e estamos aí para provar isso a todo mundo”.

Quatro vezes campeão
No pódio da categoria Crioulos do Futuro (na qual concorrem animais com até 3 anos hípicos), história que se repete, com direito a conquista de um tetracampeonato pelo ginete Cleiton Guimarães. Desta vez, a montaria foi Balaqueira Málaga, com a qual chegou ao somatório de 47,500 de pontuação. E, se uma vitória já foi marcante, imagine quatro. Pois foi exatamente o que aconteceu. O ginete também ficou com a primeira, a segunda e a quarta colocação na categoria Profissional A, onde montou Vento Negro da Robsur (1º lugar com nota 62,333), Mapuche Kadete (2º lugar com nota 56,500) e Los Hermanos Hombre Guapo (4º lugar com nota 55,000).

Embora as pistas e o pódio não sejam novidade para ele - já que além de colecionar títulos no La Rienda, também já foi domador e laçador - Guimarães garante que cada conquista traz uma sensação diferente, sendo resultado de muito trabalho prévio e de entrega aos treinamentos. “É dedicação né. Eu me dedico ao máximo aos cavalos, eu vivo para eles. E acho que eles correspondem a isso na pista”, conta. Destaque também para o fato de todos os animais com os quais Cleiton subiu ao pódio serem novos em suas mãos, ou seja, com apenas um ciclo sob o seu treinamento já garantiram um nível capaz de ascender às melhores colocações.


>> CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OS VENCEDORES DO PRIMEIRO DIA DE PROVAS DA FINAL DO MOVIMIENTO A LA RIENDA<<


Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):

Crioulos do Futuro

1º lugar
CLEITON GUIMARÃES montando BALAQUEIRA MÁLAGA
Nota: 47,500

2º lugar
SIMONE ROCHA montando EXPOENTE DA OCA
Nota: 41,833

3º lugar
MARCIEL PAULO DE SOUZA montando NAIA DA DINASTIA
Nota: 39,500

4º lugar
MARCIEL PAULO DE SOUZA montando NÉCTAR DA DINASTIA
Nota: 35,000

Profissional B

1º lugar
SIMONE ROCHA montando VAIDOSA DA OCA
Nota: 54,500

2º lugar
MARCIEL PAULO DE SOUZA montando LABAREDA DA DINASTIA
Nota: 51,000

3º lugar
ALEX GONÇALVES montando BVB ÍNDIO PAMPA
Nota: 50,500

4º lugar
MARCIEL PAULO DE SOUZA montando HEROÍNA DA DINASTIA
Nota: 49,500

Profissional A

1º lugar
CLEITON GUIMARÃES montando VENTO NEGRO DA ROBSUR
Nota: 62,333

2º lugar
CLEITON GUIMARÃES montando MAPUCHE KADETE
Nota: 56,500

3º lugar
MARCELO RENATO DE SOUZA montando JEQUITIBÁ JUDÁ
Nota: 56,000

4º lugar
CLEITON GUIMARÃES montando LOS HERMANOS HOMBRE GUAPO
Nota: 55,000