Logo -
sombra

Com novas categorias, La Rienda define primeiros campeões

12 DE SETEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 13 DE SETEMBRO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

Quem pode presenciar a pista de Esteio/RS ao final da premiação de hoje no Parque de Exposições Assis Brasil observou uma área com visível consequência de chuva, mas organizada e cheia de histórias para contar. Um sol tímido tentou mostrar-se entre as nuvens ao final da tarde, mas o espetáculo acontecia horas antes, abaixo de chuva forte. No decorrer do dia (12) quatro categorias disputaram um lugar entre as quatro as colocações no pódio da Final do Movimiento a La Rienda. Ao total foram 21 conjuntos entre as categorias Amador A e B e as novidades do ciclo, Infantil e Feminino.

As provas das categorias já existentes no regulamento e que abriram as alas da final do La Rienda também reservaram grandes emoções. Na categoria Amador A, a busca pelo tricampeonato de Mapuche El Pituco montado por Mario Pires, foi surpreendida pela segunda vitória de RJ Alvoroço, montado por Leonardo Borges (ambos haviam sido vencedores na categoria B em 2018). Se por um lado a busca ininterrupta pelo primeiro lugar acirrou a disputa, na categoria Amador B, o grande campeão precisou recuperar-se de uma fratura durante o ciclo inteiro de 2018. Emocionado, Roberto Hawerroth voltou montar o cavalo do filho Francisco, o Galanteador do Vô Aldo – companheiro que lhe já vinha lhe garantindo o primeiro lugar no ranking geral da temporada. “Essa vitória não foi só uma vitória minha, foi minha e de toda minha equipe”, lembra.

Defendida como uma “prova de usuário”, a modalidade aproxima ainda mais a família Crioulista. Agora, com o acréscimo das categorias Infantil e Feminina, um mesmo animal pode ser montado por competidores diferentes com o mesmo sobrenome. Com a novidade, pai, mãe e filha (o) também disputam de igual para igual, auxiliando a fincar, cada vez mais, a bandeira do esporte equestre que une gerações.


Exemplos e incentivo familiar marcam o Infantil
Entre os representantes do futuro da modalidade, cinco jovens competidores. No topo do pódio, uma história de família. Montando a fêmea RZ Plachadora da Don Quixote, o pequeno Martin Heller, 9 anos, tornou-se o primeiro campeão da categoria inaugurada nesta temporada. Uma trajetória que começou com o incentivo do pai - treinador, ginete e jurado de La Rienda - Max Heller. “É difícil achar palavras. Não importava o lugar, só de ver a felicidade e o amor que ele tem pelos cavalos. Isso é dedicação e esforço dele. É só orgulho”, destaca Max (que também vai entrar em busca de prêmios nesta decisão, na Profissional A). E sobre seguir firme nas pistas? O próprio Martin não tem dúvidas. “Vou seguir competindo em todos os La Rienda, Freio, Rédeas, continuar correndo em tudo”, conta empolgado, afinal, também garantiu o terceiro lugar da categoria montando Dama Marca dos Santos.

Unindo duas diferentes categorias, outra história ultrapassa as linhas da pista na competição de hoje. Na família Dutra, dobradinha de pódios na vice liderança. Tanto o filho, Henrique, quanto o pai, Daniel, ficaram em segundo lugar em suas respectivas divisões: Infantil e Amador A. Apoio dentro e fora da arena de provas. “Um orgulho grande de estar com o filho. É muito interessante a família estar junto”, destacou Daniel, também ao lado da esposa e mãe que acompanha e torce para ambos.

Categoria Feminina também estreia na decisão
Em meio a novidade desta temporada, além de ampliar o horizonte e garantir mais diversidade de competidores, mais uma demonstração do importância dos grandes incentivadores para levar o La Rienda adiante pode ser percebida. Estreando o pódio Feminino, Simone Rocha garantiu a primeira e a segunda colocação na final, montando Expoente da Oca e Vaidosa da Oca, respectivamente. Resultado de muito trabalho e dedicação contínua depois de sua entrada para a modalidade. “Conheci a prova através do Vicente Mafra (jurado e grande incentivador), que me deu uma grande oportunidade. No momento que eu corri a primeira prova, eu me apaixonei. E a gente trouxe o conhecimento para a cabanha e começamos a trabalhar em cima disso. Então hoje eu estou muito feliz porque os dois animais são treinamento nosso”, conta Simone. Além da campeã, mais duas ginetes entraram na disputa da nova divisão.

Mudanças para o progresso
Sendo a principal prova de adestramento do cavalo Crioulo no Chile e na Argentina, o Movimiento a La Rienda surgiu para evidenciar a potencialidade do animal sob comando das rédeas. Os oito movimentos já são realizados oficialmente há dez anos no Brasil e sempre foram analisados pelos jurados que se alocavam dentro da pista, assim como ocorre o julgamento Morfológico. Este ciclo, a subcomissão da categoria modificou o regulamento, o adaptando para um molde ainda mais atual.

Jurado da decisão, Leandro Amaral explica que antes do ciclo 2019 os jurados analisavam o movimento do animal tendo uma visão de dentro para fora da pista. O público, por sua vez, possuía visão inversa: de fora para dentro. “Dependendo de onde se assiste a uma prova, a gente é possível observar alguns detalhes diferentes. Antes era difícil até mesmo entender as notas que os jurados aplicavam. Hoje não. Observamos com a mesma visão do público, vemos a mesma manobra”, explica. Em sua opinião, a mudança ofereceu um caráter de apresentação à atividade, a tornando mais didática a quem está assistindo, já que os movimentos se repetem a cada troca de conjuntos. Amaral atribuiu as notas na companhia de Andres Lalanne Salas Golbery Vasconcelos.

A Final Nacional do Movimiento a La Rienda segue nesta sexta-feira (13), com a disputa das categorias Crioulos do Futuro, Profissional B e Profissional A.

Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):

Infantil
1º lugar
MARTIN ALBA HELLER montando RZ PLACHADORA DA CARAPUÇA
Nota: 29,000

2º lugar
HENRIQUE VARGAS DUTRA montando CHAPARRON DA DOM QUIXOTE
Nota: 24,833

3º lugar
MARTIN ALBA HELLER montando DAMA MARCA DOS SANTOS
Nota: 23,000

4º lugar
GEOVANA LOCH VARGAS montando GARRUCHA DO RECANTO CRIOULO
Nota: 22,500

Feminina
1º lugar
SIMONE ROCHA montando EXPOENTE DA OCA
Nota: 51,000

2º lugar
SIMONE ROCHA montando VAIDOSA DA OCA
Nota: 44,500

3º lugar
LUANA DE OLIVEIRA montando ATREVIDA DA RASANTE
Nota: 38,000

4º lugar
ISADORA CASAGRANDE montando SEDUTOR DO PASSO DA LAGE
Nota: 29,000

Amador B
1º lugar
ROBERTO VIDAL HAWERROTH montando GALANTEADOR DO VÔ ALDO
Nota: 49,000

2º lugar
HENDRIK BARCELOS PLATTE montando FARAÓ DA LUA BRANCA
Nota: 40,000

3º lugar
VICTOR HUGO DA SILVA montando BACURI MARCA DOS SANTOS
Nota: 37,000

4º lugar
HENDRIK BARCELOS PLATTE montando VENDAVAL DA LUA BRANCA
Nota: 35,000

Amador A
1º lugar
LEONARDO KRUEL BORGES montando RJ ALVOROÇO
Nota: 52,000

2º lugar
DANIEL RANHERI DUTRA montando JULGADOR DO TRINTA E OITO
Nota: 44,800

3º lugar
MARIO PIRES montando MAPUCHE EL PITUCO
Nota: 41,167

4º lugar
BRUNO WEHMUTH montando BANDOLEIRO DO RANCHO LB
Nota: 31,000