Logo -
sombra

Fim de semana da raça é de grande saldo

25 DE MARçO DE 2019 - ATUALIZADA EM 25 DE MARçO DE 2019 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

Pode fazer o calor característico do verão ou o clima mais ameno do outono; faça chuva, faça sol, o crioulista se desloca em direção às pistas existentes em todo o Brasil. No último fim de semana, cidades dos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo fizeram parte do calendário da raça Crioula de provas. Só nos três principais eventos (em Uruguaiana, Dom Pedrito e Santa Rita do Passa Quatro), mais de 300 animais estiveram envolvidos em pista, sacramentando a presença da raça pelo mapa brasileiro. Confira, a seguir, a repercussão destes eventos.

 

Na região da Campanha, em Uruguaiana/RS, aconteceu a primeira Classificatória de Paleteada do ciclo 2019, com 102 duplas participantes. Para saber quais das 20 duplas estão com uma vaga garantida na final, depois de terem paleteado durante quase 17 horas, é só CLICAR AQUI e ler a matéria completa sobre evento.

 

Se a popularidade do Cavalo Crioulo no Rio Grande do Sul é extremamente enraizada, em Santa Rita do Passa Quatro/SP não fica atrás. No município, sob a organização do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, foi realizada uma Credenciadora Mista ao Freio de Ouro. Segundo o superintendente do Setor de Registro Genealógico, Frederico Araújo, “o local é espetacular, a Estância Tamareira oferece uma estrutura diferenciada e a recepção por parte do Onécio [Silveira Prado Júnior, vice-presidente Administrativo e Financeiro da ABCCC] e da dona Carla contribui muito para o evento”. Além disso, Frederico - que foi o técnico responsável pela prova - destacou o grande número de modalidades disputadas e pontuou os bons números de participantes em cada uma delas. Por fim, “a boa quantidade de participantes não superou o que vimos em pista, a qualidade técnica da prova chamou muito a atenção”, completa ele. Além da seletiva ao Freio de Ouro, provas de Doma, Freio Jovem, Paleteada e Freio do Proprietário completaram a programação.

 

CLIQUE AQUI e confira o resultado da Credenciadora de Santa Rita do Passa Quatro.

 

De volta ao Rio Grande do Sul, em Dom Pedrito/RS aconteceu a Morfologia Passaporte deste final de semana. Com quase 80 animais em pista, entre confirmados e incentivos, para serem selecionados e ter “seu passaporte carimbado” com destino à Morfologia da Expointer, tarefa do jurado Federico Arguelles. Quer saber mais? CLIQUE AQUI para conferir todos os detalhes da Passaporte.

 

Além dessas cidades, Campo Largo/PR, Candói/PR, Igrejinha/RS, Joinville/SC e Westfalia/RS foram outros locais que também promoveram a cultura em torno da raça Crioula. Tornaram-se palco das competições de Campereada, Crioulaço, Morfologia e Paleteada.