Documentário “40 Anos de Função” foi lançado em Jaguarão
28 DE MAIO DE 2018 | Redator: Matheus Pereira/Especial ABCCC
O audiovisual, em especial o cinema e o documentário, tem a capacidade de captar nuances que palavras podem não alcançar. A espontaneidade das entrevistas, por exemplo, fica evidente a cada segundo. Entre um relato e outro, o gaúcho na frente da câmera ceva o mate, gesticula e fala com sotaque carregado de palavras próprias da região. A câmera acompanha cada movimento e o áudio registra os sons do campo.
Foi pensando na força das imagens e no amor pela raça Crioula que Otávio Proença, estudante de Jornalismo de Pelotas/RS, realizou o documentário “40 Anos de Função”. No projeto, criadores e grandes figuras do meio Crioulo contam histórias que abrangem décadas de provas funcionais dentre o fora de Jaguarão, incluindo as origens do Freio de Ouro.
O resultado foi visto pela primeira vez no lançamento oficial do documentário, realizado no dia 27 de abril na sede do Núcleo de Criadores de de Jaguarão. O evento, que aconteceu paralelamente à Credenciadora local, foi surpreendente e positivo, com direito à emoção dos realizadores e participantes do projeto.
Com a presença de alguns dos entrevistados, membros do Núcleo e criadores de Jaguarão, além de amigos, familiares e admiradores, o lançamento foi um sucesso. “Foi muito emocionante ver que as pessoas gostaram do trabalho e aceitaram a ideia do vídeo”, comenta Otávio, agora com a sensação de dever cumprido.
De lá para cá, a recepção tem sido a melhor possível. Disponível nas redes sociais e no YouTube, o documentário, com pouco mais de sessenta minutos, é resgate e registro imperdível para qualquer um que se diga admirador da raça Crioula.
Para assistir o documentário, clique aqui.
Encontrou algum erro? Comunique.









